Academia de crossfit tem se tornado uma verdadeira febre no mundo inteiro. Entenda como funciona essa prática fitness na Cia Athletica.

Quer entender por que academia de CrossCia tem se tornado uma verdadeira febre no mundo inteiro?

A maioria dos praticantes  consideram que fazem parte de uma comunidade que preza pela aptidão física geral e por um estilo de vida saudável. Entenda mais aqui.

O que é CrossCia?

Com um mix de alta intensidade, musculação e exercícios funcionais, o CrossCia experimentou uma adesão muito rápida pelos alunos da Companhia Athletica.

É definido como um programa de força e condicionamento, que serve para pessoas a partir do nível iniciante. Porém, é um treino bastante dinâmico, utilizado até para academias de polícia e força tática, além de atletas de elite.

Com as práticas realizadas na academia de CrossCia, o praticante pode melhorar 10 aptidões físicas gerais: flexibilidade, potência, resistência cardiovascular e respiratória, resistência geral, velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação e precisão. Os treinos vão trabalhar fortemente grandes grupos musculares, nos braços, pernas e troncos.

O treino de CrossCia para fazer na academia é composto por três partes: aquecimento, momento que é realizada a preparação do corpo para o treino; técnica, que ensina como o atleta vai executar os exercícios; e o WOD (Workout Of The Day ou missão do dia).

O WOD é a principal parte do treino que envolve a junção de 2 ou 3 exercícios funcionais diferentes, de alta intensidade e sempre variados, baseados em treinos cardiorrespiratórios, levantamento de pesos e outras atividades, como flexões, agachamentos, agachamentos com saltos, abdominais, etc.

Em uma academia CrossCia, o treino é bastante diferenciado e liderado por treinadores certificados. Cada WOD vai testar uma parte diferente da força ou condicionamento do praticante.

Isso significa que os programas de treino não são mudados para níveis diferentes de condicionamento, mas sim a intensidade e a carga. Isso permite que até pessoas lesionadas pratiquem os exercícios, que vão ajudar na recuperação das lesões.

Além disso, quem começa a investir em exercícios de CrossCia para fazer na academia também vai ser aconselhado a ter um estilo de vida mais saudável, como a adoção de uma dieta balanceada.

Academia de CrossCia: o que são os boxes?

Uma academia de CrossCia tem um espaço que todos conhecem como Box, ou seja, caixa, que é onde o atleta realiza o seu treinamento em forma de circuito. Lá existem equipamentos de CrossCia próprios para que todo o rendimento da modalidade seja possível.

Esse treinamento reúne uma quantidade incrível de benefícios, por exemplo, CrossCia emagrece e traz ganho de definição muscular.

Os equipamentos  vão permitir realizar exercícios com halteres, plataformas olímpicas de levantamento de peso, cordas de escalada presas a tetos bem altos, remadores e barras, pneus, além de diversos anéis de ginástica. Tudo a um som bastante eletrizante e dinâmico.

Os WODS são extremamente variados, permitem que seja realizada uma grande quantidade de repetições em uma velocidade bastante intensa.

É possível fazer uma quantidade específica de repetições em intervalos regulares, completar uma determinada combinação de exercícios quantas vezes o praticante puder dentro de um determinado período, completar o maior número de voltas em um circuito dentro o mais rápido que puder ou alternar repetições com alto esforço e pausas de descanso.

Como são os boxes na Cia Athletica?

Na Cia Athletica, os atletas podem fazer o treino nos boxes com barras, cordas e levantamento de pesos e pesos olímpicos e todos os exercícios funcionais que vão permitir ganho de resistência, flexibilidade, mobilidade e diversos outros benefícios secundários importantes, como: melhor sono, menos estresse e mais qualidade de vida.

A Cia Athletica não oferece CrossCia. A academia desenvolveu a modalidade CrossCia por entender que seria possível criar um método variado e intenso de treinamento, observando porém uma periodização e uma dosagem de carga que tornassem a proposta de exercícios mais segura e eficiente.

Além disso, na Cia, há também os Benchmarks, que são exemplos de WODs que servem para evolução do praticante e até desenvolvê-los para competições, que vão permitir conhecer:

  • Aumento de repetições dentro do mesmo tempo;
  • A diminuição do tempo para realizar uma determinada tarefa.

Os benchmarks originais são conhecidos como Girls, são baseados em nomes de mulher. Por exemplo, no benchmark Karen, o atleta terá que realizar um determinado exercício o mais rápido possível: pegar uma bola medicinal e ficar de frente para a parede e jogá-la acima da cabeça por 150 vezes.

Outro exemplo, é o benchmark Helen, que é uma combinação de exercício aeróbico e força. Para tanto, será necessário iniciar uma corrida de 400 metros, depois fazer 21 movimentos de kettlebell (carga adequada ao praticante) e terminar com 12 flexões.

São diversos treinos específicos e diferenciados que pretendem objetivos diversos, no entanto, é bastante prudente que nos benchmarks, o atleta faça as pausas de descanso que precisar, mas não tire da mente que também serão somadas ao tempo total.

Na Cia Athletica, há boxes nas Unidades: Barra Shopping (RJ), Shopping Pier 21 (Brasília),  Shopping The Square Open Mall (Granja Viana – SP) e Kansas (Brooklin Paulista – SP).

O praticante que escolher o CrossCia vai ter atendimento exclusivo, com programa variado, prescrição de treinamentos personalizados, suporte tecnológico, revisão periódica e treinos supervisionados.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome