Yoga conheça tudo sobre a prática oriental

Prática oriental que une físico, mental e espiritual, a yoga conquistou adeptos em diversas partes do mundo.

Ela nos serve como exercício físico, especialistas e praticantes revelam que os benefícios vão muito além da saúde do corpo. Veja nesse post, para que serve yoga, tipos e movimentos.

Leia também: Escola de natação

O que é a yoga?

Bom, a palavra, em sânscrito, quer dizer união com Deus, união entre o pequeno ego e o Eu Divino, e define uma filosofia milenar indiana que avançou muitas fronteiras.

É um conjunto de movimentos e gestos que levam a uma consciência maior entre o próprio corpo, a mente e o espírito para que a pessoa se conecte ao momento presente e a quem ela é, deixando que a energia flua livremente.

As posições da yoga são compostas de gestos, conhecidos como yoga mudra; posturas, chamadas de asanas; e técnicas de respiração (pranayama). O conjunto todo a define como uma prática meditativa.

Por isso, para praticar é preciso acalmar a mente. Normalmente, todo um clima é preparado para que os praticantes realizem os movimentos da ioga de forma tranquila e serena, sem forçar seus limites, e ao som músicas relaxantes ou mantras.

Embora muitas pessoas não consigam meditar pela dificuldade em se manterem paradas por muito tempo, pelas posições da yoga, a prática da meditação é muito favorecida porque já prepara o corpo para um relaxamento, proporcionando uma consciência maior dos aspectos físicos e mentais.

Mas muitos questionam: ioga ou yoga? Porém, isso não importa, de fato, para os resultados.

A palavra yoga, no original em sânscrito, fica com a sonoridade com “o” mais fechado, já ioga, que é a versão da língua portuguesa é pronunciada com o “o” mais aberto. Importante mesmo é entender todos os benefícios que uma aula de yoga proporciona e saber que uma aula pode ser praticada por todos, pode ser desde a yoga para iniciantes como para níveis avançados.

Benefícios da yoga

Promove Bem Estar, o clima de calma, associado aos sons e posturas levam à tranquilidade da mente e o relaxamento da musculatura, trazem mais paz e serenidade que levam a um bem estar geral.

Reduz o estresse

A aula traz alguns alongamentos que ajudam a relaxar a musculatura e as posturas levam às liberações conscientes de tensão.

Além disso, os exercícios de respiração e a concentração nas posturas, bem como a meditação, vão ajudar muito na redução do estresse.

Com menos estresse, o corpo vai equilibrar os hormônios e regular o sistema nervoso central.

Proporciona sono mais tranquilo. Quando as pessoas são estimuladas a trabalhar uma consciência corporal maior, liberando tensões e com técnicas que acalmam a mente, o sono tende a ser mais tranquilo. Porém, a prática da yoga também incentiva a produção da melatonina, que é o hormônio que regula o ciclo do sono. Controla batimentos cardíacos e pressão A regulação do sistema nervoso e melhora da circulação sanguínea proporcionada pela yoga também vai promover um melhor funcionamento dos pulmões e coração, com controle dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e do sistema endócrino.

Melhora o equilíbrio físico e mental

A yoga não melhora apenas a postura incentivada pelas posturas que vão levar a um fortalecimento muscular, mas também proporciona equilíbrio mental e mais concentração, estimulado pelas técnicas de respiração e a prática meditativa.

Alivia as ansiedades e previne a depressão pela realização da atividade física voltada ao equilíbrio físico e mental, as ansiedades são fortemente aliviadas. Além disso, a produção e liberação de neurotransmissores.

Tipos de yoga

Essa prática oriental também é dividida em vários tipos, que podem ser mais indicadas às expectativas de cada praticante. Conheça alguns estilos:

Hatha Yoga

Essa é a linha mais praticada no Ocidente. A palavra Hatha significa voluntarioso.

Define um conjunto de posturas (asanas) projetados para alinhar o corpo, mente e espírito para criar equilíbrio e unir opostos.

Esses exercícios de yoga são ideais para quem quer relaxar o corpo de forma mais suave, vão proporcionar descontração muscular com alongamento; asanas, que podem ser realizadas pelo praticante em pé, sentado ou até mesmo deitado; e um trabalho de respiração. Embora a aula seja em grupo, as posturas são realizadas de acordo com o limite de cada praticante.

Yin Yoga

Nesse tipo, as posições yoga serão ainda mais lentas e suaves, para permitir um Relaxamento intenso, para reduzir as tensões nervosas e garantir liberação total do estresse.

As posturas são mantidas o máximo de tempo possível, evitando a movimentação, porém, cada praticante deve respeitar os limites do próprio corpo.

Quem pratica costuma ter benefícios como mais flexibilidade, alívio do estresse, mais facilidade na prática da meditação e desenvolver tolerância.

Ashtanga Vinyasa Yoga

Esse é um conjunto de 6 séries de posturas que são fixas. O praticante começa com a primeira e segue praticando até estar preparado para a segunda série até chegar à sexta. Nessa técnica, são trabalhadas paciência e disciplina, técnicas de respiração. Nesse estilo é necessário um nível mais avançado mental e físico.

Vinyasa Flow

Nesse estilo, os movimentos são associados à respiração e não há séries padronizadas.

Porém, também vai exigir mais vigor do praticante, tanto física quanto mentalmente, para coordenar movimento e respiração.

Quantas vezes deve ser praticada a yoga por semana?

Mesmo quem pode praticar apenas uma sessão por semana vai conseguir perceber os benefícios da prática, porém, se puder fazer duas ou três vezes semanais vai atingir resultados ainda melhores.

Além disso, a yoga pode ser praticada por pessoas de todas as idades, porque vai respeitar o limite do corpo de cada praticante. Com o tempo, muitos vão perceber que as posturas da yoga ajudam muito na flexibilidade, mesmo para quem não tinha nenhuma.

Além disso, os praticantes da yoga de qualquer estilo, percebem também que ficam mais atentos ao momento presente e à consciência de cada parte do próprio corpo, porque esse é um processo natural desenvolvido pela prática oriental.

Quer saber mais sobre a yoga na Cia Athletica?

Venha fazer uma aula experimental na unidade mais próxima de você! Agende aqui

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome