Hoje em dia é muito comum alguém dizendo que vai para o crossfit, uma modalidade que promete muitos benefícios para a saúde. Saiba mais aqui.

Hoje em dia é muito comum alguém dizendo que vai para uma aula de CrossCia, uma modalidade que se tornou uma verdadeira febre no mundo inteiro e promete muitos benefícios para a saúde.

Nesse post, vamos saber o que uma aula de CrossCia pode fazer por você.

O que é CrossCia?

O CrossCia pode ser definido como um programa intervalado de alta intensidade. Os exercícios costumam ser bastante desafiadores, mas são baseados nos movimentos funcionais que usamos no nosso dia a dia, como agachar, correr, pular, empurrar, girar, etc.

Apesar disso, os treinamentos são sempre diferentes e trabalham uma área diferente do corpo, além de serem bastante eficazes para dar ênfase aos elementos de distância, velocidade e carga, para ajudar os atletas a desenvolverem altos níveis de energia.

A modalidade vai reunir exercícios como ciclismo, corrida, remo, agachamentos, levantamento de pesos e ginástica e até ginástica olímpica.

Numa academia de CrossCia, os atletas vão encontrar diversos equipamentos que vão ajudar nos exercícios, como corda CrossCia, pneus, bolas e elásticos.

As aulas de CrossCia costumam durar uma média de 1 hora, com três partes: aquecimento, alongamento e WOD (Workout of the day).

CrossCia é uma metodologia própria da Cia Athletica, com um sistema de periodização dos exercícios e cargas que visa trazer maios segurança e eficiência para os treinos.

Para que serve o CrossCia?

O objetivo é desenvolver habilidades físicas gerais, como: resistência, flexibilidade, força, resistência cardiovascular/respiratória, potência, agilidade, velocidade, precisão, equilíbrio, coordenação e precisão.

O CrossCia vai proporcionar fortalecimento e condicionamento do core, que são os músculos da pelve, quadril, abdominal e lombar, que são responsáveis por boa parte da sustentação e estabilização dos movimentos humanos.

Outro ponto importante é que o cross training pode ser realizado por pessoas de qualquer condicionamento porque cada praticante vai ditar o seu próprio ritmo, ou seja, ao invés de um treino para idosos iniciantes e outro para atletas avançados e mais jovens, há um treino por dia que é completamente adaptável para quem estiver praticando.

À medida que o praticante vai ficando mais forte e dominando os exercícios , é possível aumentar as repetições e as cargas.

A modalidade pode ser especificamente benéfica para quem nunca treinou com pesos, pessoas que gostam de treinar em grupos e adoram se exercitar.

CrossCia: benefícios de uma aula

O cross training é considerado um estilo de vida caracterizado por exercícios seguros e nutrição saudável. Trabalha o corpo como um todo e pode ser uma maneira de ter mais condicionamento físico, saúde e até emagrecer.

Os benefícios são inúmeros:

Promove mais saúde para o coração

Embora o treino  não seja igual ao treino cardio tradicional, as pessoas que praticam essa atividade semanalmente revelaram melhorias na saúde do coração, especialmente praticantes obesos ou com sobrepeso.

Por isso, quem pratica cross training tende a reduzir a obesidade e o colesterol alto.

CrossCia emagrece

CrossCia é um dos melhores exercícios para emagrecer porque esse treino promove redução do percentual de gordura.

Além disso, ao praticar essa  atividade física, a queima calórica vai continuar após os treinos,  o que vai possibilitar a aceleração do metabolismo. Consequentemente, haverá perda de peso para quem também adotar uma alimentação balanceada.

Aumento da massa magra

Com a combinação de uma alimentação saudável e exercícios o praticante irá desenvolver os músculos, ganhando massa magra.

Tonifica e fortalece os músculos

As práticas incorporam treinamento de resistência, levantamentos de peso e peso olímpico, que vão proporcionar mais condicionamento físico e aumentar a velocidade, coordenação, equilíbrio, agilidade, precisão e resistência respiratória e cardiovascular dos praticantes.

Reduz risco de lesões

Os exercícios funcionais são a base do treino de CrossCia  e ajudam o corpo a garantir mais força, agilidade, flexibilidade resistência e segurança, que vão proteger as articulações e promover músculos mais fortes.

Mas é sempre bom lembrar que ao incluir mais cargas no treino, o risco de lesão pode aumentar, por isso, seja prudente com o seu limite.

Use vestimentas adequadas!

Não esqueça que para praticar a modalidade é importante estar bem equipado para o treino também. Por isso, é aconselhável usar um tênis para cross training, roupas confortáveis e munhequeira . Um bom tênis precisa ter excelente absorção de impactos e muita resistência para suportar os pesos que são levantados pelos praticantes, além do dinamismo das atividades.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome