Home ESPORTES Treino para iniciantes: mais qualidade de vida e disposição

Treino para iniciantes: mais qualidade de vida e disposição

4201
0

O treino para iniciantes, logo de início, vai apresentar os muitos benefícios da prática regular de exercícios na vida de uma pessoa.

Veja nesse post tudo o que os exercícios para iniciantes podem fazer para a sua qualidade de vida e disposição.

Qual o melhor treino para iniciantes?

Na verdade, o melhor treino para iniciantes é aquele que o praticante escolher como a atividade física que sente prazer em fazer. Não importa se é um treino de corrida para iniciantes ou um treino funcional para iniciantes. O aluno precisa se identificar com a prática.

O ponto comum entre cada uma das atividades físicas são os benefícios que cada modalidade de exercício vai trazer à saúde.

Só para citar algumas vantagens dos exercícios para iniciantes podem ser destacados a melhoria significativa geral da saúde, a redução dos riscos de doença crônica e a manutenção da massa muscular.

Mas não param por aí, os exercícios físicos para iniciantes também ajudam a ter um sono melhor, assim como um melhor humor e saúde mental e, inclusive, uma vida sexual de mais qualidade.

Com tudo isso, ajudam o paciente a ter mais energia e, portanto, disposição para enfrentar as tarefas do dia a dia.

Se alguém não sabe por onde começar na academia,  pode começar a pensar nos tipos de exercícios para decidir, como os aeróbicos (spinning), musculação, treino hiit para iniciantes  (CrossCia para iniciantes), flexibilidade (yoga e alongamentos), força e equilíbrio (pilates).

Alguns exercícios denominados de calistenia também utilizam o peso do próprio corpo para atingir melhores resultados, podem ser flexões, abdominais, agachamentos, barras ou pranchas.

Como montar um treino de academia para iniciantes?

Quem está começando também precisa pensar se quer praticar atividades individuais ou em aulas coletivas, sendo que muitas delas vão mesclar diversos tipos de exercícios. Por exemplo, um treino de musculação para iniciantes é mais individualizado enquanto a corrida para iniciantes pode ser realizada em um grupo.

Uma boa dica para começar é checar o próprio condicionamento antes de iniciar os treinos, para não ultrapassar os limites, especialmente se as pessoas que já estão acima dos 45 anos e são sedentárias. Uma consulta ao médico previamente vai conceder a avaliação física geral.

Conheça mais dicas:

Defina seus objetivos

O atleta iniciante precisa definir o que pretende ao realizar exercícios físicos. Quer apenas ganhar condicionamento? Quer emagrecer? Quer ganhar massa muscular e definir melhor a musculatura? Quer se divertir?

Ao definir, será bem mais fácil escolher a atividade física que mais agradar ao  iniciar e praticá-la com regularidade. Isso ajuda, por exemplo, a optar por um

treino de corrida para iniciantes para emagrecer ou uma musculação para ganhar hipertrofia.

Comece devagar e trace um plano

Ninguém começa já no mesmo ritmo de um atleta de alto desempenho, não importa se são treinos funcionais para iniciantes ou treino de barra fixa para iniciantes. Por isso, um treino de academia para iniciantes também deve ter metas realistas, com um plano de regularidade para o praticante. Uma dica é começar mais devagar, com etapas mais fáceis.

Peça orientações

Quem está começando precisa de muita orientação para realizar os treinos para evitar lesões. Por exemplo, se o novo atleta pensou em um treino de corrida para iniciantes é preciso aprender como correr corretamente, saber qual o melhor tênis, quantas vezes e por quanto tempo treinar.

Além disso, alguns treinos podem exigir exercícios associados, por exemplo, quem quer participar de um treino de futsal para iniciantes precisa entender também que deve fazer exercícios para fortalecimento da musculatura.

Faça alongamentos

Atletas de todos os níveis devem alongar-se antes e depois de cada exercício. Para iniciar é para aquecer os músculos, e ao finalizar, é para desfazer a tensão muscular gerada com os exercícios.

Tempo de treino

Uma dica do American College of Sports Medicine é que todas as pessoas façam pelo menos 150 minutos de treinos por semana. Esse tempo pode ser dividido em práticas diversificadas.

De repente, o novo atleta quer fazer um treino de natação para iniciantes, mas também mesclar com exercícios aeróbicos como corrida e ciclismo ou até a prática de uma luta, como um treino de muay thai para iniciantes.

Alimente-se adequadamente

Quem está iniciando nas práticas fitness precisa saber que a alimentação é uma grande aliada dos resultados. Além disso, comer adequadamente dá suporte energético para a prática de exercícios e também, de acordo com os objetivos, também poderá ser uma excelente forma de ajudar o pós-treino.

Em qualquer atividade escolhida, alimentos como proteínas, carboidratos e grãos são essenciais. Porém, para cada objetivo as quantidades vão variar. Então, vale também buscar ajuda nutricional.

A Hidratação é essencial

Em qualquer treino para iniciantes escolhido, o atleta deve estar bem hidratado antes, durante e depois do treino. Esse hábito é essencial. Quem não se hidrata direito e pratica atividades muito intensas pode colocar em risco até mesmo a saúde renal.

Torne a atividade um hábito

Importante é que o atleta iniciante entenda que a realização das atividades físicas precisa se tornar um hábito, só assim vai conseguir todos aqueles benefícios citados acima.

Além disso, quando a prática física torna-se um hábito é mais fácil motivar-se para praticar os exercícios.

Conclusão

Saiba que o treino para iniciantes na academia Cia Athletica sempre vai contar com toda orientação e suporte necessários para realização da prática que mais lhe atrai. Venha treinar com a gente!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome