
Você sabe como aliviar dor nas costas? Também conhecida como lombalgia, essa dor atinge cerca de 80% da população, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Fundação Oswaldo Cruz informa que 36% dos brasileiros têm a forma mais crônica dessa dor, que aumentou 50% desde os anos 90.
Temos uma certeza: o corpo foi feito para o movimento e atividade física é fundamental, sempre com orientação profissional. Indicamos neste post os principais exercícios físicos para o fortalecimento e a prevenção da dor nas costas. Bora!
Como aliviar a dor nas costas com 5 exercícios?
A dor nas costas pode ser prevenida com atividades aeróbicas regulares de baixo impacto, como caminhar e nadar, e com exercícios abdominais e dorsais. São práticas que ajudam a aumentar a força e a resistência nas costas.
O principal jeito de não sentir dores nas costas é ter boa musculatura abdominal e paravertebral (responsável pela estabilidade da coluna vertebral). Além de exercícios físicos adequados, é importante ficar atento à postura durante as atividades do cotidiano.
Lembrete útil: somente médicos devidamente habilitados podem fazer uma avaliação física adequada e indicar tratamentos. Procure um profissional caso esteja sentindo frequentes dores nas costas. Além disso, na fase mais aguda, não é recomendável fazer exercícios físicos.
Vamos ver alguns exercícios que ajudam a fortalecer a musculatura das costas:
Musculação
A musculação fortalece os músculos e previne as dores de coluna, aliviando a sobrecarga que ela costuma ter que aguentar no dia a dia, além de melhorar a postura.
Com a musculatura fortalecida, você está mais apto para carregar pesos e fazer os movimentos do cotidiano. Em casos mais graves da lombalgia, quando as articulações estão afetadas, a musculação é uma das principais recomendações.
Natação
É uma modalidade que trabalha diversos grupos musculares, melhora a flexibilidade e a postura, pois favorece o fortalecimento muscular e as articulações.
A natação também tem efeitos muito positivos para a mente, pois regula a produção de diversos hormônios e neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade. O que diminui consideravelmente a contratura muscular causada pelo estresse e ansiedade.
Veja também os benefícios da aula de alongamento:

Yoga
O yoga estimula o autoconhecimento corporal, ajuda a dissipar essas tensões dos músculos e melhora a postura. Como trabalha bastante o alongamento, a prática do yoga ameniza as dores lombares.
As posturas do triângulo e da cobra, por exemplo, são excelentes para aliviar a dor na coluna. Além do mais, a atividade promove controle do sistema nervoso e o relaxamento.
Essa é uma modalidade muito adequada para as mulheres que querem saber como aliviar a dor nas costas na gravidez
Pilates
Os benefícios da prática do pilates são inúmeros, como a diminuição de dores gerais sentidas pelo corpo e das dores resultado da tensão ou dos desvios da coluna.
O pilates ainda corrige desvios posturais, alivia dores musculares e pode tratar patologias dos joelhos, tornozelos, quadris, ombro e coluna.
A aula de pilates também pode ser utilizada como parte do tratamento para dores crônicas e nos sintomas relacionados com a má postura.
Caminhada
Caminhar melhora a força, a resistência e a circulação sanguínea. Além de melhorar a flexibilidade das articulações, melhora também a postura.
A caminhada fortalece os músculos abdominais e das costas que sustentam a região cervical e a coluna vertical, prevenindo as lesões.
Apenas 30 minutos de caminhada 3 vezes por semana traz benefícios tanto para a coluna quanto para a postura.
Visão geral da temida dor nas costas
Conforme a OMS esse é o segundo maior motivo de procura por atendimento médico.
O Ministério da Saúde explica que a dor nas costas, ou lombalgia, atinge a região lombar, a parte mais baixa da coluna perto da bacia. E não é propriamente uma doença.
A dor pode variar entre uma sensação de pontada até uma queimação local. Muitas vezes, se irradia para as pernas e piora quando a pessoa se dobra, levanta, ou fica de pé e caminha.

O estilo de vida atual com maior sedentarismo e ansiedade é uma das principais causas das dores nas costas. A má postura para se sentar, deitar-se, abaixar-se ou carregar objetos pesados também são causas recorrentes.
Leia mais:
Que tal diminuir e aliviar suas dores nas costas? Treine na academia mais completa do país.
