Home PARA AS CRIANÇAS Natação Aula de natação infantil: venha praticar na melhor academia!

Aula de natação infantil: venha praticar na melhor academia!

3657
0

O seu filho não precisa ir com frequência à praia, piscinas ou frequentar locais que tenham rios para você começar a pensar em matriculá-lo em uma aula de natação infantil, não é mesmo? 

Aprender o básico da natação é, na maioria das vezes, uma segurança extra para toda criança. Por isso, é preciso procurar uma boa escola de natação infantil e, quando o assunto é segurança e natação infantil, você pode confiar na Cia Athletica.

Com profissionais extremamente qualificados e uma metodologia de ensino inovadora, a natação na Cia é a escolha certa se você deseja que seu filho aprenda a nadar da melhor maneira possível!

Leia e saiba tudo sobre as aulas de natação infantil da Cia!

Antes de tudo, saiba por que seu filho deve fazer aulas de natação infantil

Caso você não saiba, há uma série de motivos pelos quais o seu filho deve aprender a nadar. Os principais benefícios estão ligados ao desenvolvimento do condicionamento físico, assim como o ganho de força, equilíbrio e agilidade, habilidades essenciais para a vida da criança.

Além disso, os exercícios das aulas de natação infantil aqui da Cia Athletica promovem um elevado gasto energético, o que é excelente para ajudar no sono do seu filho, além de combater a obesidade.

A natação como aliada na combate à obesidade infantil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2025 existam 75 milhões de crianças obesas no mundo. E, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças, com idades entre cinco e nove anos, está acima do peso no Brasil. 

Esses números são altos e preocupantes, principalmente, quando se pensa nos pontos prejudiciais que a obesidade traz. 

Doenças como colesterol alto, diabetes, má formação dos ossos, pressão alta, doenças cardiovasculares e mais, podem ter incidência maior quando se está acima do peso. Por isso, é tão necessário evitar e fugir ao máximo de um quadro de obesidade infantil

A prática de exercícios físicos ajuda a evitar esses problemas e melhorar a saúde da pessoa. E a natação pode ser uma aliada no combate à obesidade infantil, pois com apenas uma aula é possível queimar até 700 calorias. 

Como a prática da natação envolve bastante movimentação, promove um gasto calórico alto, ajuda na resistência da estrutura óssea, no fortalecimento dos músculos, trabalha a psicomotricidade, previne lesões musculares e melhora o sistema cardiorrespiratório. 

Aliada a uma alimentação balanceada, faz com que a criança perca ou mantenha seu peso, se prevenindo de doenças precoces e garantindo mais saúde. 

Além disso, a natação também é bastante procurada pelos pais, visto que a ideia de ‘brincar’ na água anima muito as crianças. 

No entanto, as aulas de natação infantil, mesmo sendo ministradas de maneira mais lúdica e animada, o que prende a atenção dos pequenos, são muito mais do que uma brincadeira, pois permitem proporcionar uma maior segurança aos pequenos nos ambientes aquáticos.

Por isso, procurar uma escola de natação infantil para matricular o seu filho é uma ótima opção para cuidar da saúde e segurança dele.

Escola de natação infantil: benefícios

Nadar é um ótimo exercício e as aulas de natação fazem muito bem à saúde, principalmente, para as crianças. 

Alguns benefícios que promove são:

  • Trabalha todo o corpo;
  • Melhora o sono;
  • Fortalece as articulações e ligamentos;
  • Fortalece os músculos;
  • Desenvolve a parte cognitiva;
  • Reduz chances de se ter diabetes, colesterol alto etc.;
  • Ajuda a relaxar;
  • Corrige a postura;
  • Diminui os riscos de uma lesão.

Todos esses benefícios são ótimos para pessoas em qualquer idade, mas, quanto mais cedo começar, melhor. Quando uma pessoa possui o hábito de praticar atividades físicas desde criança, o seu corpo começa a receber esses benefícios precocemente e a sua saúde é bem melhor. 

A partir de qual idade pode começar a fazer aula de natação para crianças?

Muitas pessoas se enganam ao dizer que a aula natação infantil é exclusiva para crianças maiores. 

Seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria, que diz que a partir dos seis meses de idade a natação já pode ser acrescentada à rotina do pequeno, a Cia Athletica oferece, inclusive, aulas de natação para bebês.

Nos bebês, a natação proporciona a melhora do apetite, da qualidade do sono, da ativação da circulação sanguínea e inúmeros outros benefícios motores e cognitivos.

Essa atividade também é realizada em conjunto com os responsáveis, o que também ajuda a estreitar o relacionamento entre eles e o pequeno.

Como funciona a aula de natação infantil na Cia Athletica?

A Companhia Athletica oferece uma escola de natação infantil com aulas  direcionadas para a idade e nível de habilidades de cada turma. 

Todas as práticas aquáticas têm o acompanhamento de profissionais da mais alta qualidade e formação, que trabalharão para transformar a teoria em prática de forma divertida e rápida.

Além disso, a estrutura da Cia é preparada, contando com piscinas aquecidas, para tornar a experiência da criança a melhor possível!

Aulas são idealizadas com base na Metodologia Gustavo Borges

Um dos maiores diferenciais da Cia Athletica é que o trabalho da natação tem base na metodologia Gustavo Borges de ensino, tanto na natação infantil quanto na natação para bebês. 

Segundo o medalhista olímpico, os valores ensinados no esporte, como a disciplina, dedicação, respeito e companheirismo, devem ser inseridos na rotina de qualquer cidadão.

Portanto, a Cia preocupa em educar todos os alunos e fazer com que eles entendam que tudo que é ensinado nas aulas pode ser aplicado em casa, na escola, no clube e em qualquer outro lugar.

Além dessa parte mais humanizada, essa metodologia também trabalha em diferentes níveis, com o objetivo de motivar os alunos a desenvolver cada vez mais os seus conhecimentos no esporte. Para isso, na Cia, as crianças são separadas em níveis progressivos. 

Confira:

  • Natação para bebês 1 e 2

Nesses dois níveis, os bebês são indicados pela touca de cor branca, sendo ensinados sobre: ambientação e adaptação ao meio, socialização, equilíbrio, controle de respiração, mergulho e muito mais!

  • Natação para bebês 3

Durante o terceiro nível para bebês, o pequeno utiliza uma touca amarela e continua aperfeiçoando o que foi aprendido nos níveis anteriores, além de aprender giros e deslocamentos, até que chegue aos 3 anos e possa, de fato, aprender as técnicas da natação. Os bebês do nível 3 utilizam argolas e bolas para executar os movimentos.

Ao atingirem a idade necessária, as crianças são indicadas para novas fases, onde começam a aprender, de fato, as técnicas da natação. Confira:

  • Adaptação

Na adaptação, as crianças que não são habituadas com piscinas passam por um período de ambientação ao meio, além de aprenderem outras técnicas básicas, como controle da respiração e da flutuação, por exemplo. Neste nível, os pequenos utilizam a touca cor laranja.

  • Iniciação

Depois que as crianças já estão adaptadas, começa o processo de iniciação, usando a touca de cor vermelha. Neste período, ocorre a caracterização dos nados crawl e costas.

  • Aperfeiçoamento 1

As crianças e jovens desse nível são indicadas pela cor de touca verde. No primeiro aperfeiçoamento, os nadadores começam a aprender as técnicas dos nados crawl, costas, nado peito, borboleta e o salto de ponta com a ajuda de flutuadores.

  • Aperfeiçoamento 2

Indicados pela touca de cor azul claro, os alunos do segundo nível de aperfeiçoamento desenvolvem o aprimoramento das técnicas citadas acima, passando a treiná-las com uma maior intensidade. 

É nessa fase que as crianças começam a desenvolver o condicionamento aeróbico e aprendem a nadar metragens mais longas. Nesse nível, os nadadores também aprendem a usar o pé de pato.

  • Aperfeiçoamento 3

Nesse nível, as crianças são indicadas pela touca azul escuro e as aulas são direcionadas para proporcionar o condicionamento das variáveis fisiológicas e motivacionais. No terceiro aprimoramento, os pequenos são incentivados a começar a praticar de forma competitiva.

  • Equipe

Após aprenderem todas as técnicas descritas anteriormente, os alunos são convidados a participar da equipe, onde aprendem técnicas e estratégias para aumentar a intensidade dos nados e realizar baterias em um tempo reduzido. Nesse nível, as crianças são indicadas pela touca cor de ouro e participam de competições infantis.

E aí, gostou de como trabalhamos aqui na Cia Athletica? Traga o seu filho para conhecer as nossas aulas! Agende agora mesmo uma aula experimental.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome