27/03 – Dia do circo, e os benefícios dessa aula.

0
9839

Pense em um treino divertido e prazeroso… pensou?

Circo:pode haver algo mais divertido do que uma aula dessas?
Pois bem,  justamente por isso a aula de Circo tem conquistado vários adeptos no país inteiro.
A tendência de inserir atividades circenses nas academias é relativamente recente, mas parece ter vindo para ficar, afinal, a modalidade apresenta inúmeros benefícios para o corpo e para a mente.
Segundo Danúzia Oliveira, Gerente de Ginástica da Cia Athletica, “o diferencial das aulas de circo é que elas proporcionam aos seus alunos desafio e diversão de forma simultânea”. Por meio dos exercícios no trapézio e no tecido, elas auxiliam no desenvolvimento da força de todos os músculos do corpo.
Além disso, com as acrobacias no solo, pernas de pau, slackline e rolo, outros aspectos também são trabalhados nas aulas de circo, como a coordenação motora, velocidade, flexibilidade, equilíbrio, resistência e reflexo. Enfim, são aulas completas!”
Quer conhecer um pouco mais sobre essas aulas incríveis, que desenvolvem a consciência corporal de forma lúdica e divertida?
Então confira o artigo que preparamos em comemoração ao Dia do Circo. Vem com a gente!
 

Respeitável público, apresentamos: Aula de Circo!

A Aula de Circo é uma aula coletiva, que engloba:

  • diferentes atividades circenses,
  • exercícios aéreos, acrobáticos, de equilíbrio
  • destrezas de manipulação.

As aulas são pautadas na técnica e na ludicidade, priorizando sempre a segurança dos alunos.
Vale acrescentar que nas Aulas de Circo, vários grupos musculares são trabalhados, dentre eles os braços, as pernas, os glúteos e o tronco.

Do picadeiro para as academias

Engana-se quem pensa que as Aulas de Circo se restringem às escolas de artes circenses. Já há algumas redes de academias pioneiras no Brasil que oferecem a possibilidade de aprender e treinar os movimentos do picadeiro em suas dependências.
Mesmo no espaço da academia, há muita precisão e riqueza nos movimentos artísticos, além de equipamentos e acessórios típicos do universo circense, como tecidos, camas elásticas, pernas de pau e outros.
Na essência, a arte do Circo é voltada para quem promove o entretenimento e para quem o assiste.
Porém, mais recentemente ele tem assumido um novo papel (com muita maestria, diga-se de passagem).
Hoje o circo cumpre a função de exercício físico e surge como uma excelente alternativa para as pessoas avessas às atividades convencionais, afinal, o circo alia a arte, o lazer e o bem-estar físico.

Um show de benefícios

A Aula de Circo é um verdadeiro espetáculo, pois traz benefícios incontáveis para quem aposta nessa modalidade inusitada.
As atividades circenses:

  • melhoram o condicionamento físico de modo geral,
  • ajudam a desenvolver a consciência corporal,
  • aumentam a força,
  • auxiliam na definição dos músculos,
  • otimizam o equilíbrio e a postura,
  • minimizam o estresse.

Como se não bastasse, essa aula contribui para a perda de peso, pois uma hora dedicada a prática de exercícios circenses equivale a 240 kcal queimadas.

A arte da superação

Os efeitos das Aulas de Circo são notados claramente no corpo, mas extrapolam a questão física e invadem o campo psicológico, melhorando a mente em vários aspectos.
De acordo com Danúzia Oliveira, “Não são apenas os músculos que evoluem com as aulas de circo. Psicologicamente, há a superação de medos e melhora da confiança, o que consequentemente fortalece a autoestima. Se falarmos também dos aspectos sócio-afetivos, veremos que as aulas abrangem também a interação, socialização e cooperação dos alunos, criando um forte vínculo afetivo e sentimento de ajuda mútua entre eles”.
As Aulas de Circo são recomendadas para pessoas de diferentes idades. São uma excelente pedida para atletas que não conseguem se firmar em modalidades mais tradicionais.
Os sentimentos positivos e as habilidades desenvolvidas na Aula de Circo possuem o poder de transformar o corpo, ao mesmo tempo em que transforma a maneira do atleta se enxergar e enxergar o mundo que o cerca.
Isso torna essa aula mais do que especial!
Senhoras e senhores, hoje é dia de Circo?
– É sim senhor!
Aliás, na Cia Athletica todo dia é dia de circo! Circo é arte, é diversão e é qualidade de vida também.
Se você quiser saber um pouco mais sobre as Aulas de Circo:

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome