Home EMAGRECIMENTO HIIT na esteira: 5 vantagens desse treino

HIIT na esteira: 5 vantagens desse treino

542
0
O HIIT na esteira é um tipo de exercício intervalado de alta intensidade que serve para acelerar o metabolismo. Portanto, é excelente para quem tem o metabolismo lento e tem dificuldade em emagrecer. Ou seja, é uma modalidade de atividade física que apresenta resultados muito mais rápido que outras atividades

Será que é possível realizar HIIT na esteira? HIIT (High Intensity Interval Training, em inglês) é um treino intervalado de alta intensidade, que tem como principal objetivo acelerar o metabolismo.

Portanto, a principal diferença desse treino para os outros é que os resultados surgem em menos tempo. Mas, por ser uma atividade de alta intensidade, é necessário que haja a supervisão de um profissional qualificado para a atividade. Dessa forma, há menos riscos de você sofrer com alguma lesão.

Mas como é realizado este treino? Neste conteúdo, você vai descobrir como fazer HIIT na esteira e as vantagens dessa modalidade.

Treino HIIT na esteira 

O HIIT é um treino que intercala exercícios e repouso de mesmo tempo. Isto é, se um praticante se exercita por 30 segundos de atividade intensa, o descanso também deve ser de 30 segundos. Contudo, o repouso pode ser passivo, quando você não faz nada nesse período; ou ativo, quando você apenas reduz a intensidade dos exercícios.

Este método faz com que o corpo realize um grande esforço, aumentando a frequência cardíaca e, consequentemente, capte mais oxigênio para ser utilizado nos processos metabólicos.

Mas o que é HIIT na esteira?

No geral, este treino é associado a exercícios aeróbicos, que focam mais na capacidade cardiorrespiratória, como corrida. Então, o treino HIIT na esteira é o treino de corrida intervalada.

Portanto, sua principal característica é não utilizar equipamentos de ginástica ou musculação

Vantagens do treino de HIIT na esteira

1- Resultados em menos tempo

A principal vantagem do HIIT é que você conseguirá atingir os resultados que deseja em menos tempo, porque é um exercício de alta intensidade e provoca o aumento na frequência cardíaca.

2- HIIT na esteira emagrece rápido

O treino de HIIT na esteira para emagrecer é excelente, porque acelera o metabolismo e provoca a queima de gordura por horas após o fim do treino.

Veja também:

3- Regula o apetite

Outro fator que faz com que o exercício HIIT na esteira emagreça é que ele ajuda a regular os hormônios do apetite e da saciedade. Isso vai evitar que você busque por alimentos calóricos, ricos em açúcar e gordura.

4- HIIT na esteira regula os níveis de glicose

Todas as atividades físicas promovem benefícios para a saúde, mas o HIIT, por acelerar o metabolismo, consegue ter um impacto maior. 

Quem sofre com diabetes, por exemplo, vai perceber uma melhora na metabolização da glicose. Isso porque o treino aumenta a produção de uma série de hormônios, como a insulina, que é responsável por metabolizar o açúcar.

5- Melhora a capacidade cardiorespiratória

Como você viu anteriormente, o treino de HIIT na esteira exige bastante do corpo e é justamente isso o que melhora o sistema cardiovascular e respiratório. 

Os exercícios fortalecem a musculatura do coração e do pulmão, o que faz com que os praticantes tenham mais disposição para realizar qualquer outra atividade da sua rotina. Inclusive, também pode evitar muitas doenças relacionadas ao coração e ao pulmão.

Como fazer treino HIIT na esteira?

O mais comum é realizar treinos HIIT com exercícios aeróbicos, como corrida, bicicleta, pular corda ou nadar. No entanto, é possível fazer exercícios anaeróbicos também, por exemplo, como o HIIT na esteira e a musculação.

Nesse caso, você deve intercalar a corrida na esteira com uma repetição de exercícios de musculação, até terminar a série.

Leia mais:

E para realizar os treinos HIIT na esteira, você primeiro deve fazer um aquecimento, a uma velocidade intermediária, para acostumar os músculos com o esforço a seguir. Depois, deve iniciar a corrida com um sprint, que é o que chamam de “tiro”, quando você aumenta a velocidade repentinamente da corrida.

O intervalo da corrida e dos descanso depende do quanto você pretende realizar o treino.

Exemplos de HIIT na esteira

Para uma corrida na esteira HIIT de 20 minutos, a corrida pode ser de 30 segundos, com repouso ativo, que pode ser uma corrida com velocidade baixa pelo mesmo tempo. Você deve intercalá-los até que complete o tempo do treino. 

Lembrando que o aquecimento deve ser feito antes, então, o tempo total pode atingir 23 ou 25 minutos, depende do tempo que você realizar o aquecimento.

Mas o HIIT para iniciantes na esteira deve ser um pouco menos intenso, para não causar uma fadiga muito grande ou até mesmo uma lesão. Então, você pode diminuir o tempo de corrida e aumentar o tempo de descanso que, por sua vez, também pode ser passivo (totalmente parado). Então, pode correr por 20 segundos e descansar por 40 segundos.

Veja também:

Onde fazer aula de HIIT na esteira?

Como o treino na esteira HIIT é uma atividade de alta intensidade, você deve passar por uma avaliação médica para saber se está apto a prática.

Aqui na Cia Athletica, nossa equipe de profissionais realiza 3 tipos de avaliações para elaborar o plano de treino ideal para suas necessidades e condicionamento físico:

Tabela de Avaliações Tipo de avaliação Como é feita Finalidade Avaliação TMF Avalia a qualidade de execução dos exercícios, pela realização de 7 exercícios, identificando assimetrias, limitações e desequilíbrios musculares. Para o educador físico individualizar o treino conforme as necessidades dos alunos e, se necessário, adaptar, incluir ou retirar exercícios da sua ficha de treinos. Avaliação Física Identifica o estilo de vida, levando em consideração as características físicas e o histórico de saúde. Para verificar níveis de flexibilidade, gordura corporal, condicionamento físico e desequilíbrios posturais, para o educador físico elaborar um plano de treino mais adequado possível para o aluno. Avaliação Nutricional Analisa a necessidade energética e de nutrientes Para o aluno ter uma alimentação que coincida com seu gasto energético e o seu objetivo e, assim, melhorar seu desempenho nas atividades e no resultado.

Então, se você quer se exercitar com segurança, venha fazer uma aula experimental gratuita. Além desse tipo de exercício, há diversas outras modalidades que você pode praticar todos os dias.

Clique aqui e agende sua aula.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome