Você já se perguntou se musculação emagrece? Todo mundo sabe que praticar atividade física promove muitos benefícios para a saúde, tanto para quem quer se prevenir quanto para quem quer tratar alguns tipos de doenças.

Mas o foco da musculação é promover o ganho da massa muscular, assim como seu fortalecimento. Então, será que é uma boa opção para o emagrecimento? Neste conteúdo, você vai descobrir as 6 provas que é possível emagrecer com musculação!

Você já se perguntou se musculação emagrece? Todo mundo sabe que praticar atividade física promove muitos benefícios para a saúde, tanto para quem quer se prevenir quanto para quem quer tratar alguns tipos de doenças.

Mas o foco da musculação é promover o ganho da massa muscular, assim como seu fortalecimento. Então, será que é uma boa opção para o emagrecimento? Neste conteúdo, você vai descobrir as 6 provas que é possível emagrecer com musculação!

Fazer musculação emagrece?

A musculação ajuda a emagrecer, assim como qualquer exercício físico que você realizar, afinal, todas as modalidades provocam a queima de calorias. Mas o resultado não depende apenas da atividade, mas também do seu metabolismo, do tempo que você se exercita por semana e da intensidade do exercício.

Aliás, é importante lembrar que não adianta se exercitar 8 horas apenas em um dia da semana. Você deve distribuir o esforço para não sobrecarregar os músculos e permitir que o organismo se recupere. 

Se você não respeitar os limites do seu corpo, além de não obter os resultados que você espera, ainda vai provocar uma série de alterações no sistema nervoso e nos órgãos, assim como causar lesões musculares graves.

Veja mais sobre:

Enfim, se você treinar todos os dias uma quantidade adequada, vai conseguir obter um resultado muito bom. Mas o que emagrece mais: cardio ou musculação?

Bom, quando a pessoa está focada apenas em emagrecer, e não quer ganhar muito músculo, os exercícios aeróbicos são mais recomendados. Isso porque essas atividades ativam o sistema aeróbico, que consome gordura para obter energia para o esforço físico.

Mas isso não significa que você não pode fazer musculação para emagrecer. Até porque os músculos são ferramentas importantes para queimar calorias, já que eles aumentam a taxa metabólica basal (que é a quantidade de energia que o corpo consome para funcionar em repouso).

Isso significa que o organismo precisa de mais energia para funcionar, porque os músculos demandam mais energia. Ou seja, seu corpo vai queimar mais calorias. O aumento da massa muscular pode acelerar o metabolismo em até 25 vezes.

Como acelerar o metabolismo?
Coma mais proteína;
Consuma alimentos ricos em carboidratos complexos;
Insira alimentos termogênicos na sua dieta;
Tenha uma boa noite de sono;
Beba bastante água;
Faça atividade física.

Como emagrecer e ganhar massa muscular?

Quanto mais músculos você tem, mais rápido você emagrece, porque seu metabolismo fica mais rápido. Mas você precisa entender o efeito que ocorre durante.

Ao fazer musculação, você não emagrece primeiro para só depois ganhar músculo. Esses efeitos ocorrem ao mesmo tempo. 

E assim que isso começa a acontecer, você pode achar que está engordando ao invés de emagrecer. Isso porque ainda vai existir uma camada de gordura por cima dos músculos, que vai sendo queimada gradualmente. 

Veja também: 

Além disso, vai perceber que o número na balança está aumentando, mas não porque está ganhando gordura, e sim músculos. Afinal, os músculos pesam muito mais do que a gordura, porque eles são mais densos. Por isso que algumas pessoas ficam em dúvida se musculação emagrece mais que cardio.

Por este motivo, você não pode se prender à balança tradicional, porque ela não consegue avaliar a proporção de massa gorda e massa magra do corpo. Se você quer medir todos os índices, precisa se pesar em uma balança de bioimpedância.

Só para ilustrar, uma pessoa pode pesar 90 quilos, sendo que 80% do seu corpo é de massa magra. Isso significa que ela tem apenas 13,5% de gordura. Mas outra pessoa com 80 quilos pode ter apenas 30% de músculos, ou seja, ela tem 56 quilos de gordura. Então, quem está acima do peso? Quem pesa 90 ou 80 quilos? 

Percentual de gordua da definição muscular

Leve definição muscular: de 25% a 30% de gordura corporal;
Definição intermediária: de 18% a 24% de gordura corporal;
Definição média alta: de 13% a 17% de gordura corporal;
Alta definição muscular: de 8% a 12% de gordura corporal.

Musculação emagrece quantos quilos por mês?

Mesmo fazendo um treino para emagrecer de musculação, não é possível afirmar um número exato, já que o emagrecimento depende de diversos fatores. Por exemplo, se o praticante tiver uma porcentagem alta de músculos, vai conseguir emagrecer mais rápido do que tem menos.

Além do que, você deve se atentar a porcentagem de gordura que perde e não quantos quilos perde. Como você também já viu, o músculo pesa mais que a gordura. Então, nos primeiros dois meses, pode perceber que o peso está estagnado ou que aumentou um pouco.

Há um estudo da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, que analisou diversas pesquisas relacionadas aos treinamentos de resistência e concluiu que as pessoas perderam cerca de 1,4% de gordura, quando passaram a treinar entre 45 e 60 minutos por 2 ou 7 vezes na semana.

6 provas de que a musculação emagrece
Queima até 500 calorias em um treino
O ganho de músculo acelera o metabolismo e a queima de gordura
O organismo consome energia mesmo em repouso
Melhora o condicionamento e o desempenho nos treinos
Utiliza o carboidrato ingerido como fonte de energia no treino
No processo de recuperação muscular, o corpo consome a gordura corporal

Leia mais sobre:

Além disso, você deve fazer uma dieta para emagrecer e ganhar massa muscular. Afinal, a alimentação é uma parte importante desse processo. Você precisa comer mais alimentos saudáveis e comer a quantidade correta.

Se você estiver ingerindo uma quantidade de calorias igual ao que está perdendo, inclusive com a quantidade que está sendo queimada nos treinos, não vai conseguir queimar a camada de gordura do corpo. 

Você vai ganhar músculo e os outros benefícios que a atividade física promove, mas ainda vai ter o mesmo percentual de gordura.

Alimentos para emagrecer e ganhar massa muscular

Você deve sim comer mais alimentos saudáveis, com frutas, verduras e legumes. Mas também deve aumentar a ingestão de carboidratos complexos e proteínas. Isso porque esses grupos alimentares prolongam a sensação de saciedade e ajudam a ganhar massa muscular.

É por isso que não adianta você fazer uma dieta com déficit calórico, se não suprir as necessidades básicas do seu corpo. Você deve sim comer menos calorias do que sua taxa metabólica basal, mas incluindo a proporção ideal de cada grupo alimentar.

Por exemplo, consumir alimentos gordurosos não faz bem para o corpo ou para a saúde, mas existe a gordura boa (insaturada), de alimentos como abacate, salmão e castanhas. O que você deve fazer é dosar a quantidade, porque tudo em excesso faz mal.

Então, o que comer para emagrecer e ganhar massa muscular? 

  • Proteína animal: frango, salmão, carne vermelha e ovos;
  • Derivados do leite: iogurte natural e queijos brancos;
  • Grãos e cereais: lentilha, feijão, quinoa e grão de bico;
  • Alimentos integrais: macarrão, arroz e pão integral;
  • Frutas: abacate, banana, maçã e laranja;
  • Leguminosas: inhame, batata inglesa, batata doce, mandioca e mandioquinha.

Treino de musculação para emagrecer

O melhor treino para emagrecer é aquele que alia exercícios aeróbicos e anaeróbicos, para potencializar os resultados. Você pode intercalar os exercícios ao longo do treino, fazer cardio antes ou depois da musculação ou alternar os dias

Para saber qual é a opção mais adequada, você deve fazer uma avaliação com um profissional de educação física, para que ele consiga entender seu metabolismo, suas características e limitações corporais, histórico de saúde e sua disponibilidade ao longo da semana.

E sabe onde você vai conseguir uma avaliação completa e um acompanhamento profissional totalmente dedicado a você? Na Cia Athletica!

Aqui, você conta com uma equipe altamente qualificada para te assistir a todo momento em que você estiver na academia, e com experiência na modalidade, para você realizar um treino seguro e eficiente.

Quer conhecer a academia mais completa da sua região?

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome