Home KIDS & TEENS CRIANÇAS (3 A 10 ANOS) Escola de natação infantil: 10 vantagens para o desenvolvimento

Escola de natação infantil: 10 vantagens para o desenvolvimento

4963
0
Colocar uma criança em uma escola de natação infantil vai proporcionar a ela benefícios que vão se estender ao longo da vida. Saiba mais no post.

Se você está se perguntando sobre a importância de matricular seu filho em uma escola de natação infantil, saiba que essa é uma decisão repleta de benefícios para o desenvolvimento físico e emocional da criança e que vão se estender ao longo da vida.

Todas as habilidades desenvolvidas na infância tendem a estabelecer uma base sólida para o crescimento e o sucesso futuro da criança.

Veja nesse post que, além do prazer de estar em um ambiente aquático, irresistível para qualquer criança, as brincadeiras na piscina vão proporcionar mais segurança, sociabilidade, desenvolvimento motor e muito mais! 

Escola de natação infantil: mais estímulo e saúde

Praticar aula de natação tem benefícios muito maiores do que apenas se refrescar durante os dias para lá de quentes do verão.

A escola de natação infantil vai além de apenas ensinar a nadar. Ela proporciona um ambiente seguro e estimulante, onde as crianças aprendem habilidades aquáticas fundamentais enquanto desenvolvem confiança e disciplina. Além disso, a natação é uma atividade física completa, fortalecimento muscular e coordenação motora.

Essa atividade física pode ser praticada por bebês acima de 6 meses, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Ao brincar e sentir o estímulo sensorial da água na natação, o cérebro da criança fará milhares de interligações que terão benefício direto no desenvolvimento físico e cognitivo dela.

Saiba mais:

Natação para bebes de 0 a 2 anos

Ao matricular seu filho em uma escola de natação, você está investindo no desenvolvimento global dele. A interação com outras crianças, a orientação de professores especializados e a introdução ao meio aquático são experiências enriquecedoras que contribuirão para a formação dele.

Nesta idade, além do aspecto lúdico, as crianças vão ganhar experiência na água e desenvoltura, tanto que poderão até mesmo se transformar em um nadador competitivo no futuro.

Confira 10 benefícios de colocar o seu filho em uma escola de natação infantil.

1)  Maior condicionamento físico e gasto energético

A natação é um excelente exercício cardiovascular, que promove uma grande perda calórica de até 600 calorias por hora.

Se praticada com regularidade, é uma excelente medida para combater a obesidade infantil, umas das grandes preocupações da sociedade moderna.

Para uma criança que já está acima do peso também é o exercício ideal porque os movimentos na água são mais fáceis e oferecem menos impacto nas articulações.

2)  Estímulo para o desenvolvimento motor

Os movimentos coordenados, realizados com dois lados do corpo, permitem que a criança, que está em uma escola de natação infantil, tenha um desenvolvimento motor mais refinado.

A criança que está em uma aula de natação melhora a flexibilidade, o equilíbrio e até a postura.

3)  Desenvolvimento saudável dos ossos e músculos

Os movimentos realizados durante as aulas de natação são grandes responsáveis pelo desenvolvimento de músculos e ossos.

Com isso, o pequeno aluno de uma escola de natação infantil ganha mais resistência e força muscular,  nos braços, pernas e tronco.

4)  Eles vão aprender a fazer mais amigos

Estar em uma escola de natação infantil vai permitir que a criança aumente muito a sua socialização porque a maioria dos locais oferecem essa atividade em grupo.

As crianças aprendem a observar, esperar a sua vez e manter contato com outros praticantes da mesma idade e trocar experiências.

Ao participar de um grupo, têm a oportunidade de aprender que brincadeiras são permitidas e as que não são, como tratar os amigos e, assim, desenvolvem responsabilidade sobre as próprias ações.

5)  Qualidade do sono

Além de gastar energia, a experiência sensorial da água proporciona grande relaxamento para as crianças, o que alivia as tensões e reduz o estresse.

Com isso, o sono delas tende a ser muito melhor do que antes das brincadeiras na piscina.

6)  Autoconfiança

Quando a criança é colocada desde cedo em uma escola de natação infantil, ela ganha mais conscientização a respeito do meio ambiente aquático, assim, ficará mais relaxada nas brincadeiras nas piscinas.

Com essa familiaridade, a criança ficará cada vez mais autoconfiante e não vai desenvolver medo da água, o que pode evitar acidentes e desenvolver o raciocínio dos pequenos na hora de agir nesse ambiente. 

A cada brincadeira e movimento aprendido, aumenta também aquela sensação de realização gratificante.

7)  Foco em metas

A criança que está em uma escola de natação infantil também aprende que para atingir seus objetivos precisa ter dedicação e esforço.

Quando começa a aprender os movimentos e depois os estilos, ele entende o que é meta e o que fazer para atingi-la.

8)  Noção de segurança

Durante as aulas de natação, as crianças vão adquirir noções básicas de segurança nos ambientes aquáticos, como aprender a flutuar e o controle da respiração debaixo d’ água.

Essas informações serão muito úteis em qualquer ambiente aquático que a criança estiver. Em caso de um acidente, ela saberá como deve se comportar até que a ajuda chegue.

Além disso,  as crianças podem desenvolver comportamentos mais seguros também fora da piscina, como não caminhar ou correr perto demais da borda ou até mesmo só entrar na água quando um adulto estiver por perto.

9)  Desenvolvimento cognitivo

O exercício é essencial para o crescimento de células cerebrais e novos neurônios, então os pequenos praticantes de natação vão acelerar o desenvolvimento cognitivo.

10) Gestão de estresse

A natação promove um ambiente relaxante e atividade física, é uma ferramenta eficaz na gestão do estresse infantil.

As crianças aprendem a enfrentar desafios na água, desenvolvendo habilidades emocionais para lidar com pressões futuras.

Leia também:

Benefícios da natação

Academia com natação

3 dicas para começar na escola de natação infantil 

Esteja preparado, papai e mamãe, por mais que os professores capacitados estejam completamente prontos com as primeiras experiências na piscina, o conforto emocional vindo de vocês é sempre bem-vindo! 

E se você já vai matricular o seu peixinho na escola de natação infantil, não esqueça: 

Equipamentos necessários

  • Roupa de banho;
  • Touca e óculos de natação;
  • Chinelos com antiderrapante.

Itens pessoais

  • Toalha de banho;
  • Roupa seca;
  • Protetor solar.

Atitude positiva

Transmita entusiasmo sobre as aulas de natação para que seu filho também encare a experiência de forma positiva e esteja presente nas primeiras aulas para transmitir segurança à criança e também para celebrar a cada nova conquista. 

Escola de natação infantil perto de mim: Cia Athletica

A nossa escola de natação infantil faz parte do Programa Kids Cia Athletica, que oferece atividades físicas específicas para as crianças como ballet para crianças, futebol, capoeira, taekwondo, circo, ginástica de solo, judô, surfe, etc.

Além disso, nas aulas de natação infantil, utilizamos a metodologia do campeão olímpico Gustavo Borges. 

As modalidades infantis variam de acordo com a estrutura de cada unidade. Consulte a sua unidade para conhecer o mix de atividades!

Para conhecer mais, agende uma aula experimental.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome