A hidroginástica é uma atividade física realizada na água, em piscinas, que combina exercícios aeróbicos, alongamentos e fortalecimento muscular. É uma atividade de baixo impacto, o que a torna especialmente indicada para pessoas com problemas articulares ou que desejam uma forma mais suave de exercício.

A busca por uma atividade física que proporcione bons resultados e condicione o corpo de forma equilibrada é uma preocupação comum para muitas pessoas. Uma dúvida recorrente é se a hidroginástica engrossa as pernas, e se pode contribuir para o aumento do seu tamanho.

Leia o texto a seguir e entenda melhor como a hidroginástica pode ser uma excelente opção para trabalhar o corpo de maneira saudável e sem exageros.

O que é a hidroginástica?

Primordialmente, a hidroginástica é uma atividade física realizada na água, em piscinas, que combina exercícios aeróbicos, alongamentos e fortalecimento muscular.

Bem como, é uma atividade de baixo impacto, o que a torna especialmente indicada para pessoas com problemas articulares ou que desejam uma forma mais suave de exercício.

Hidroginástica e o fortalecimento muscular

Sobretudo, a hidroginástica é conhecida por ser uma atividade que promove o fortalecimento muscular, porém, é importante destacar que o aumento significativo do tamanho dos músculos, especificamente nas pernas, é pouco provável de ocorrer apenas com a prática da hidroginástica.

Você vai gostar de ler:

A questão da hipertrofia muscular

Contudo, para que ocorra um significativo aumento do volume muscular nas pernas, é necessário submeter os músculos a estímulos de sobrecarga progressiva e específicos, como os encontrados em atividades como musculação e exercícios com pesos.

A hidroginástica, por sua natureza de baixo impacto, não oferece esse tipo de estímulo suficiente para promover a hipertrofia muscular expressiva.

Benefícios da hidroginástica

Assim, embora a hidroginástica não seja uma atividade voltada para o ganho expressivo de massa muscular nas pernas, ela oferece uma série de benefícios significativos para o corpo, como:

  • Melhora da resistência cardiovascular;
  • Fortalecimento da musculatura de forma global;
  • Estímulo à coordenação motora e equilíbrio;
  • Redução do impacto nas articulações;
  • Aumento da flexibilidade e amplitude de movimento.
Benefícios da hidroginástica:
Melhora da resistência cardiovascular;
Fortalecimento da musculatura de forma global;
Estímulo à coordenação motora e equilíbrio;
Redução do impacto nas articulações;
Aumento da flexibilidade e amplitude de movimento.

Hidroginástica engrossa as pernas?

Logo, se o seu objetivo é desenvolver pernas mais musculosas, você pode combinar a prática da hidroginástica com outros tipos de atividades físicas, como musculação, Pilates ou exercícios de força específicos para pernas. 

Dessa forma, você poderá alcançar um corpo mais equilibrado e com resultados mais direcionados.

Musculação combinada à hidroginástica

Em suma, a hidroginástica é uma excelente opção de atividade física, trazendo diversos benefícios para a saúde e a boa forma. 

Porém, se o seu objetivo é o aumento expressivo do tamanho das pernas, é importante incluir em sua rotina exercícios mais voltados para a hipertrofia muscular, como a musculação.

Leia mais sobre:

A musculação da Cia Athletica 

Todas as unidades da Cia Athletica são as mais completas, com uma área exclusiva para quem gosta de LPO (Levantamento de Peso Olímpico) e um ambiente para treinamento funcional, com colchonetes, kettlebells, TRX, elásticos, cordas, steps, air bikes, remos e pneus. Diversos equipamentos para te ajudar nos treinos para engrossar as pernas.

Dessa forma, a sala de musculação de cada unidade tem divisões no ambiente, com disponibilidade de aparelhos exclusivos, como a nossa Área de Alto Rendimento, equipada com DogSled, Pista de Atletismo e uma parte exclusiva voltada à prática de alongamentos pré e pós-treino, com equipamentos da marca Flexability, a melhor do mercado.

Por fim, a musculação Cia Athletica oferece equipamentos inovadores e modernos, de marcas reconhecidas pela sua qualidade técnica e segurança.

Os melhores profissionais

Em resumo, os profissionais da equipe Cia Athletica são escolhidos a dedo para que os alunos tenham a melhor experiência e aprendizado dentro da academia. 

Os professores são graduados em Educação Física e possuem especializações nos exercícios realizados na hidroginástica, sejam adultos ou idosos. 

Além disso, eles também passam por treinamentos regulares, com os quais são preparados para entregar o melhor da hidroginástica, com o máximo de cuidado e segurança.  

Hidroginástica é na Companhia Athletica

Na Companhia Athletica você encontra os melhores profissionais e a melhor estrutura para as suas aulas de hidroginástica.

As piscinas são aquecidas e a temperatura da água fica entre 29ºC e 32ºC. Além disso, são construídas na profundidade ideal para a modalidade e totalmente equipadas.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome