Home DEFINIÇÃO MUSCULAR Musculação: Por que treinar menos traz mais resultados?

Musculação: Por que treinar menos traz mais resultados?

325150
32

Um treino menor pode produzir mais resultados? É isso mesmo. Existe um movimento muito interessante acontecendo nas salas de musculação. Hoje se treina menos para se ter mais ganhos. Cientificamente está comprovado que menos é igual a mais.

Musculação: academia tradicional privilegia treinos longos

Nos treinos de musculação tradicionais no Brasil é muito comum ver pessoas treinando horas a fio! Treinos com séries puxadas e longas, com alta sobrecarga articular, exercitando todos os músculos praticamente todos os dias.
E por quê? Justamente porque as pessoas querem um resultado rápido. No entanto, as pesquisas revelam que esse conceito de treinamento muscular longo e muito pesado pode favorecer a ocorrência de lesões articulares e musculares.

Mais resultados, mais praticantes!

Uma nova forma de treinar tem trazido de volta para as academias pessoas que tinham investido nesta metodologia antiga e acabaram ficando frustradas. Muitas não atingiam os resultados esperados e abandonavam os treinos diante das primeiras dificuldades.

Porque o corpo reage melhor aos treinos menores?

A partir dos 45 minutos de treino, acontece o pico de somatotrofina (hormônio do crescimento). Se o treino passa de 1 hora, os níveis hormonais caem e o corpo entra em um intenso processo de fadiga. Você produz cortisol e gera catabolismo.
O catabolismo é uma condição indesejável para quem quer ganhar massa muscular, já que ocasiona o desgaste excessivo da musculatura.
Um princípio básico da hipertrofia é considerar que a musculação pode ser muito estressante para o corpo quando a carga de treino é inadequada.
A estruturação de uma rotina de exercícios equilibrada e o estabelecimento de períodos de descanso são fatores determinantes para o progresso.

Descanse!

O corpo humano tem um limite aproximado de 45 minutos a 1 hora para responder bem às atividades propostas e orientadas.
É nesse descanso que o organismo recupera a energia, regenera a musculatura, repõe o glicogênio e aumenta a síntese proteica.
Muitos treinadores profissionais chegam a descansar um grupo muscular por até 7 dias. Entretanto, para a maioria das pessoas que não treina profissionalmente, o descanso deve ser de 48 horas.

 

Fique de olho na frequência dos treinos de musculação.

Para os iniciantes, treinar de duas a três vezes por semana é o suficiente.  Já os alunos intermediários e avançados podem treinar de quatro a seis vezes por semana. Com menor volume de exercícios e maior intensidade, o resultado virá dentro do tempo esperado. Quando o treino é parcelado, a frequência necessária é maior e a regularidade é indispensável.
É preciso sempre fazer uma avaliação física  e montar uma série que respeite o descanso dos grupos musculares.
Os treinos e tenha muita dedicação, porque bons resultados também exigem paciência.
Bons treinos.

32 Comentários

    • Depende muito do praticante, de suas limitações ortopédicas ou posturais, idade e condição física.
      De modo geral, é possível obter bons resultados com treinos de 20 a 40 minutos de duração.

  1. Treinar todos os grupos musculares 2 vezes por semana ( terça e sexta ) e fazer caminhadas aos sábados e domingos ( 50 min ) 6 km por hora, é suficiente para manter a massa muscular. Tenho 50 anos, malho desde os 30 anos mas percebi que estou perdendo a força nos aparelhos, ao invés de aumentar estou diminuindo o peso nos equipamentos e isto já está sendo suficiente para manter meu corpo nas mesmas proporções, o que acho normal em função da idade. Tenho receio de forçar e lesionar as articulações.

  2. Faço musculação, com um mês já consegui resultados, estou amando eu simplesmente deixei de consumir doces, salgados, refrigerantes passei a degustar proteínas e carboidratos, treino duas vezes na semana dias alternados e faço tudo pra não faltar nos treinos. Excelente artigo parabéns

  3. Pouco embasamento teórico. Um treinamento não pode ser avaliado apenas pelo tempo de treino mas sim quanto tensão muscular que o praticante está aplicando em seu corpo e por quanto tempo. Dizer que se está catabolizando ao término de 1 hora de treino é uma tremenda besteira considerando que o aluno pode estar bem alimentado ou inclusive suplementando de forma correta antes/durante o treinamento principalmente se tratando do grande publico das academias que costuma treinar BEM abaixo do seu máximo.
    Avaliem se realmente vocês querem o resultado dos seus alunos ou se querem diminuir o tempo deles dentro de suas unidades evitando superlotação.

  4. Olá Educador,
    Obrigado pelas considerações.
    Todos nossos alunos passam por um profissional onde seu treino é desenvolvido para alcançar os objetivos do aluno da melhor forma possível.
    Sobre a lotação, não temos este problema. Todas unidades possuem uma grande equipe de profissionais e estrutura com capacidade de atender muitos alunos e atletas profissionais.

  5. Ꭼu acho é entre o tаnto importante
    informaçõеs ⲣara mim. E sou feliz estudando ѕeu artigo.
    Мas deve observação na alguns geral coisas , ᧐ web site estilo é perfeito , oѕ artigos é na vеrdade legal : m.
    Excelente processo , ѕaúɗe

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome