Home PARA COMEÇAR 3 motivos para você não esquecer de fazer sua avaliação física

3 motivos para você não esquecer de fazer sua avaliação física

35916
9

3 motivos para você não esquecer de fazer usa avaliação físicaQuando a pessoa decide se exercitar, é preciso seguir alguns passos, e o primeiro deles é realizar uma avaliação física.
Mas o que é uma avaliação física? É justamente um exame completo do seu estado físico e condições de saúde. Por isso, é imprescindível começar por ela.
Neste post listamos 3 motivos para você não esquecer de realizar esse exame tão importante para que possa de fato começar a sentir os benefícios que a atividade física pode trazer ao seu dia a dia.

Avaliação física: academia deve desenvolver treino personalizado


Seja qual for o seu objetivo, perder peso, ganhar massa para definição muscular  ou condicionamento, a avaliação física completa com um profissional qualificado vai garantir que você preserve a sua saúde e garanta o sucesso do seu treinamento.
Consultar uma atividade física sem antes consultar um educador físico é um risco muito grande, que pode ter conseqüências negativas.
Ou seja, toda a qualidade de vida que você pensou em ter com a prática dos exercícios podem ser revertidos em prejuízos se você não estiver realizando uma atividade condizente com as suas reais condições físicas.
Ao realizar a sua avaliação física, o professor terá informações muito importantes para criar o melhor programa de treinamentos para você.
Assim, ele terá como criar uma rotina de exercícios, com o máximo de detalhes a respeito do seu corpo.
Quanto mais dados ele tiver, mais personalizado poderá ser o seu treinamento funcional.
Você vai começar a atividade com a carga de esforço e freqüência ideal para o momento, evoluindo gradativamente e contribuindo para que seu objetivos sejam atingidos mais rapidamente e da maneira correta.
Será estabelecida uma freqüência cardíaca adequada para você, de acordo com o seu condicionamento físico atual, para otimizar a perda de gordura e melhorar sua capacidade cardiovascular.

Avaliação física completa avalia fatores de risco

Outro ponto importante para desenvolver o melhor treino para você é conhecer todas as suas peculiaridades pessoais, pontos fortes e fracos, e também saber se existem fatores de risco na sua condição física.
Justamente porque ele vai avaliar, diagnosticar, sondar, detectar tudo em relação ao seu corpo, tanto na parte fisiológica como na investigação de saúde.
O exame detalhado vai levantar o histórico de doenças pessoais e da família, além de lesões anteriores e desvios posturais significativos.
Existem alguns exames para realizar essa investigação. Como:

Anamnese:

Entrevista para identificar o histórico pessoal, problemas de saúde, restrições médicas, uso de medicamentos e objetivos do aluno.

Antropometria:

Exame para conhecer as medidas corporais como peso, altura e perimetria.
Composição corporal: através do compasso de dobras poderemos identificar seu peso magro e de gordura.

Análise postural:

Identificar possíveis desvios da coluna vertebral, além de desequilíbrios musculares.

Análise neuromotora:

Flexibilidade e amplitude articular.
Teste cardiorrespiratório: é o famoso teste da esteira, que vai monitorar a atividade cardiorrespiratória e determinar uma freqüência cardíaca adequada ao seu condicionamento físico atual.

Acompanhamento da evolução também é fundamental

É fundamental uma reavaliação após um período de prática das atividades para que sejam realizados os devidos ajustes no treino, de acordo com a evolução e metas reveladas na primeira avaliação física.
Ao comparar resultados anteriores, o professor vai avaliar o desenvolvimento do treino e fará alterações na ficha.
Isso pode resultar em variação de exercícios, intensidade e freqüência, para estabelecer novas metas para a próxima etapa.
Como você pode comprovar, a avaliação física não é uma mera formalidade para dar início aos seus treinos.
Essa iniciativa é um importante meio de conhecer o aluno, antes e durante as atividades, contribuindo para que o programa atenda a todas as necessidade.
Assim você pode alcançar seus objetivos de maneira saudável.
Boa avaliação e excelentes treinos!

9 Comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome