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Cardio: Antes ou depois da musculação?

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Cada vez mais os brasileiros estão se conscientizando sobre ter uma vida com mais saúde. E para isso, têm buscado a academia para melhorar seu condicionamento físico. Porém, uma dúvida muito comum que pode surgir nesse processo é se devem fazer o treino de cardio antes ou depois da musculação? Então, se você também tem essa dúvida, acompanhe o texto de hoje e descubra qual você deve treinar primeiro, musculação ou cardio! Quando fazer cardio: antes ou depois da musculação? O treino de musculação e o treino cardiovascular são igualmente importantes para quem quer melhorar sua qualidade de vida. Por isso, entender se você deve fazer cardio antes ou depois do treino é fundamental para melhorar o resultado do seu treinamento. Bom, a verdade é que não existe um jeito certo ou errado. Treinar cardio antes ou depois da musculação, ou mesmo em dias alternados, depende dos seus objetivos. “Tudo depende do objetivo do praticante e da fase de treinamento. Se o objetivo é a hipertrofia muscular, é melhor realizar o treino cardio após a musculação para um melhor aproveitamento das fontes energéticas. Mas se o foco é a preparação para as corridas de rua, meia maratona ou maratona, triatlhon, ciclismo etc, o melhor é que o treino aeróbico seja feito em dias alternados ao treino muscular”. Mônica Marques, diretora técnica da Companhia Athletica. Agora, vamos entender melhor como o cardio antes ou depois do treino age fisiologicamente dentro do seu corpo. Fazer cardio antes ou depois do treino de musculação para ganhar massa muscular? O glicogênio (energia) é o combustível dos nossos músculos. Se não houver um estoque suficiente dele, os músculos não conseguem performar como deveriam na musculação, o que ainda pode acarretar em lesões. Já a síntese proteica é essencial para a construção da massa muscular. Ocorre após uma sessão de treinamento, no período de recuperação muscular. Mas, para isso, precisa que o músculo se recupere após fazer grande esforço físico. É por este motivo que deve haver um intervalo entre treinos que trabalham o mesmo grupo muscular. E qual é sua ligação com o treino de cardio? Uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia comprovou os benefícios do treino cardiovascular para os praticantes da musculação. Segundo o estudo, o cardio tem a capacidade de acelerar a recuperação muscular, ou seja, auxilia o ganho de massa muscular. Portanto, se o seu objetivo é ganhar massa muscular e definir os músculos, deve realizar o treino de musculação antes dos cardio. Mas, claro, nada te impede de fazer um pouco de cardio antes do treino de musculação para aquecer os músculos. Leia mais sobre: Fortalecimento muscular Quando fazer cardio: antes ou depois do treino para melhorar a resistência? Pessoas que treinam para corridas e outras provas de resistência devem priorizar o treino aeróbico antes do treino de musculação. Afinal, não é necessário poupar o estoque de glicogênio. Além do mais, realizar o treino de cardio antes tem efeitos positivos no sistema cardiorrespiratório, porque melhora a distribuição de oxigênio, e estimula a perda de calorias. Portanto, se você estiver com bastante energia e estiver com a parte cardiorrespiratória em boas condições, terá mais disposição e resistência para atividades de longa duração. Cardio é melhor antes ou depois do treino para emagrecer? Se o seu propósito é emagrecer, você deve realizar o treino de musculação antes do treino de cardio. O cardio depois do treino tem efeitos positivos na queima de gordura. Isso acontece porque há uma liberação de adrenalina e noradrenalina após o treino de musculação. Dessa forma, as células adiposas (que armazenam gordura) liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea. Outro fator contribuinte é que depois do treino de musculação, também há uma liberação do hormônio de crescimento. Ele auxilia na queima de gordura e na recuperação muscular. Veja também: Comecei a malhar e engordei Quando fazer cardio: antes ou depois do treino? Ou nenhum dos dois? O que queremos dizer é que você também pode intercalar os treinos de musculação e cardio. O treino HIIT (High Intensity Interval Training), por exemplo, alia exercícios aeróbicos e de resistência, com intervalos curtos para descanso. Promove força e resistência muscular, além da alta queima de gordura. Isso acontece porque o esforço repetido, alta intensidade e velocidade melhoram o sistema cardiovascular e aceleram o metabolismo, que permanece assim pelas próximas 24 horas. Esse treinamento, também chamado de circuito, é ideal para quem busca força e resistência muscular e perda de peso. Agora que você já sabe as respostas se deve cardio antes ou depois da musculação, que tal agendar uma aula em uma de nossas unidades? Venha fazer uma aula experimental com a Cia e dê o próximo passo para ter uma vida mais saudável!

Cada vez mais os brasileiros estão se conscientizando sobre ter uma vida com mais saúde. E para isso, têm buscado a academia para melhorar seu condicionamento físico. Porém, uma dúvida muito comum que pode surgir nesse processo é se devem fazer o treino de cardio antes ou depois da musculação?

Então, se você também tem essa dúvida, acompanhe o texto de hoje e descubra qual você deve treinar primeiro, musculação ou cardio!

Quando fazer cardio: antes ou depois da musculação?

O treino de musculação e o treino cardiovascular são igualmente importantes para quem quer melhorar sua qualidade de vida. Por isso, entender se você deve fazer cardio antes ou depois do treino é fundamental para melhorar o resultado do seu treinamento.

Bom, a verdade é que não existe um jeito certo ou errado. Treinar cardio antes ou depois da musculação, ou mesmo em dias alternados, depende dos seus objetivos.

“Tudo depende do objetivo do praticante e da fase de treinamento. Se o objetivo é a hipertrofia muscular, é melhor realizar o treino cardio após a musculação para um melhor aproveitamento das fontes energéticas. Mas se o foco é a preparação para as corridas de rua, meia maratona ou maratona, triatlhon, ciclismo etc, o melhor é que o treino aeróbico seja feito em dias alternados ao treino muscular”.

Mônica Marques, diretora técnica da Companhia Athletica.

Agora, vamos entender melhor como o cardio antes ou depois do treino age fisiologicamente dentro do seu corpo.

Fazer cardio antes ou depois do treino de musculação para ganhar massa muscular? 

O glicogênio (energia) é o combustível dos nossos músculos. Se não houver um estoque suficiente dele, os músculos não conseguem performar como deveriam na sua série de exercícios, o que ainda pode acarretar em lesões.

Já a síntese proteica é essencial para a construção da massa muscular. Ocorre após uma sessão de treinamento, no período de recuperação muscular. Mas, para isso, precisa que o músculo se recupere após fazer grande esforço físico.

É por este motivo que deve haver um intervalo entre treinos que trabalham o mesmo grupo muscular.

E qual é sua ligação com o treino de cardio? Uma pesquisa recente da Universidade da Califórnia comprovou os benefícios do treino cardiovascular para os praticantes da musculação. Segundo o estudo, o cardio tem a capacidade de acelerar a recuperação muscular, ou seja, auxilia o ganho de massa muscular.

Portanto, se o seu objetivo é ganhar massa muscular e definir os músculos, deve realizar o treino de musculação antes dos cardio.

Mas, claro, nada te impede de fazer um pouco de cardio antes do treino de musculação para aquecer os músculos.

Leia mais sobre:

Quando fazer cardio: antes ou depois do treino para melhorar a resistência?

Pessoas que treinam para corridas e outras provas de resistência devem priorizar o treino aeróbico antes do treino de musculação. Afinal, não é necessário poupar o estoque de glicogênio. 

Além do mais, realizar o treino de cardio antes tem efeitos positivos no sistema  cardiorrespiratório, porque melhora a distribuição de oxigênio, e estimula a perda de calorias.

Portanto, se você estiver com bastante energia e estiver com a parte cardiorrespiratória em boas condições, terá mais disposição e resistência para atividades de longa duração.

Cardio é melhor antes ou depois do treino para emagrecer?

Se o seu propósito é emagrecer, você deve realizar o treino de musculação antes do treino de cardio.

O cardio depois do treino tem efeitos positivos na queima de gordura. Isso acontece porque há uma liberação de adrenalina e noradrenalina após a série de exercícios. Dessa forma, as células adiposas (que armazenam gordura) liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea.

Outro fator contribuinte é que depois dos exercícios, também há uma liberação do hormônio de crescimento. Ele auxilia na queima de gordura e na recuperação muscular.

Veja também: 

Quando fazer cardio: antes ou depois do treino? Ou nenhum dos dois?

O que queremos dizer é que você também pode intercalar os treinos de musculação e cardio.

O treino HIIT (High Intensity Interval Training), por exemplo, alia exercícios aeróbicos e de resistência, com intervalos curtos para descanso.

Promove força e resistência muscular, além da alta queima de gordura. Isso acontece porque o esforço repetido, alta intensidade e velocidade melhoram o sistema cardiovascular e aceleram o metabolismo, que permanece assim pelas próximas 24 horas.

Esse treinamento, também chamado de circuito, é ideal para quem busca força e resistência muscular e perda de peso.

Agora que você já sabe as respostas se deve cardio antes ou depois, que tal agendar uma aula em uma de nossas unidades?

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5 Comentários

  1. É perfeito tempo tornar algumas planos para a longo prazo
    e é tempo para ser feliz. Eu tenho aprender isto acondicionados e se eu
    pode apenas eu quer sugerem você alguns deagarramento coisas ou sugestões.
    Talvez você poderia escrever próxima artigos referindo este artigo.
    Eu desejo ler mais coisas sobre isso!

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