A cadeira extensora é um dos aparelhos mais conhecidos e utilizados na academia por quem deseja fortalecer os músculos das pernas.
Isso porque ela trabalha principalmente os quadríceps, os músculos localizados na parte frontal da coxa.
Tanto iniciantes quanto praticantes avançados podem realizar o exercício apenas regulando a carga da máquina de musculação.
Mas o que é cadeira extensora e para que serve? Como funciona e qual sua diferença em relação à cadeira flexora?
Neste artigo, vamos responder a todas essas perguntas e explicar como fazer o exercício corretamente para maximizar seus benefícios e minimizar risco de lesões.
Boa leitura!
O que é cadeira extensora?
A cadeira extensora é um aparelho de academia projetado especificamente para realizar um trabalho muscular de forma isolada, isto é, sem a interferência de outros músculos.
Sua estrutura básica consiste em um assento com encosto, uma barra acolchoada ajustável, que fica acima dos tornozelos, e um sistema de carga, que pode conter placas de peso ou outro mecanismo de resistência.
Para que serve a cadeira extensora?
A cadeira extensora é usada para fortalecer os músculos das pernas, com foco nos quadríceps, que estão localizados na parte da frente das coxas.
Assim sendo, o movimento realizado neste aparelho auxilia no aumento da força, da resistência e da tonificação dos músculos dos usuários.
Além disso, a cadeira extensora pode ser uma ótima opção para quem está em processo de recuperação de lesões nos joelhos, já que ajuda a reabilitar toda a estrutura ao redor.
O uso regular da cadeira extensora nos treinos pode contribuir para a melhora da performance em outras modalidades de atividade física que exigem força nas pernas, como corrida, ciclismo e HIIT.
Da mesma forma, atletas que realizam esportes de alta intensidade, que envolvem movimentos explosivos das pernas, também realizam este exercício para melhorar a força nas pernas.
Por fim, o exercício também é recomendado para pessoas que desejam melhorar a estética das pernas, já que contribui para a tonificação dos músculos das pernas.
Leia mais sobre:
Treino de inferiores: como potencializar os resultados?
Qual a diferença entre cadeira extensora e flexora?
Os dois aparelhos possuem uma estrutura muito semelhante e ambos são voltados para o fortalecimento das pernas.
Mas, a diferença entre a cadeira flexora e a extensora são os músculos trabalhados, assim como o movimento realizado.
A cadeira extensora foca no quadríceps, o músculo localizado na parte frontal da coxa, que é o responsável pela extensão dos joelhos,
Por outro lado, a cadeira flexora trabalha o músculo posterior da coxa, também conhecido como isquiotibiais, responsável pela flexão do joelho.
O movimento realizado na cadeira extensora é de extensão dos joelhos, ou seja, de esticar as pernas para cima.
Já na cadeira flexora, o praticante faz o movimento oposto, portanto, dobra os joelhos para levar a barra para trás, em direção aos glúteos.
É comum que esses dois aparelhos sejam combinados em uma rotina de treinos de pernas, para garantir um trabalho equilibrado entre a parte anterior e posterior da coxa.
Por isso, recomenda-se incluir tanto a cadeira extensora quanto a flexora na rotina de exercícios, para trabalhar os quadríceps e os isquiotibiais de forma com equilíbrio.
Como fazer cadeira extensora?
Este é um exercício bastante simples, mas, como qualquer outro, existem técnicas que certificam que o aparelho está sendo usado corretamente, para que o usuário treine com segurança e de forma eficaz.
Veja abaixo um passo a passo de como realizar o exercício cadeira extensora:
- Sente na cadeira com as costas totalmente apoiadas no encosto;
- Verifique a altura da barra, que deve ficar posicionada em cima das canelas;
- Da mesma forma, ajuste a altura do encosto;
- Estenda lentamente as pernas até que elas fiquem quase totalmente esticadas;
- Desça as pernas lentamente de forma controlada.
Além de seguir a técnica, você também deve se atentar a alguns detalhes enquanto estiver usando o aparelho.
Em primeiro lugar, você deve começar com cargas leves para evitar uma lesão e conhecer os limites do seu corpo.
Lembre-se de inspirar ao descer as pernas e expirar durante a extensão. Uma respiração controlada ajuda a manter o ritmo e a estabilidade no exercício.
Tanto o movimento de subida quanto o de descida devem ser realizados de forma controlada, para que os músculos estejam sob tensão durante todo o exercício.
Você também pode se interessar em ler:
Ginástica localizada: guia para tonificar, emagrecer e modelar
Como substituir a cadeira extensora?
Para deixar o treino mais dinâmico e menos rotineiro, você pode substituir a cadeira extensora por outros exercícios.
Contudo, você deve ter em mente que essas outras opções não trabalham os quadríceps de forma isolada como ocorre com o aparelho.
Aqui estão algumas opções:
- Agachamento: é um dos exercícios mais completos para as pernas, porque trabalham tanto os quadríceps quanto os glúteos e isquiotibiais;
- Step: subir em um degrau ou caixa com uma perna de cada vez é outro opção para trabalhar os quadríceps, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação;
- Leg 45º: também é uma alternativa para substituir a cadeira extensora para trabalhar os músculos das coxas, assim como as panturrilhas e os glúteos;
- Extensão de perna com caneleira: este exercício se assemelha bastante ao aparelho, com a diferença de que as pernas são trabalhadas de forma unilateral;
- Afundo (lunge): trabalha os quadríceps de forma intensa e unilateral, além de auxiliar no equilíbrio das pernas.
Onde encontrar cadeira extensora em academia?
Na Cia Athletica, você tem à sua disposição os aparelhos mais modernos do mercado, para treinar com segurança e obter os resultados que busca.
Além da cadeira extensora, também contamos com outros aparelhos, como mesa e cadeira flexora, cadeira abdutora e adutora, Leg Press, entre muitas outras.
Conheça os aparelhos que equipamentos nossas unidades:
- Hoist Roc It: equipamentos articulados que proporcionam maior conforto durante os exercícios;
- Technogym Kinesis: oferece movimentos resistidos tridimensionais, permitindo liberdade de movimento para um treino mais dinâmico;
- Life Fitness Signature e Hammer: equipamentos com biomecânica ergonomicamente superior, garantindo segurança e eficiência nos treinos;
- Le Forzz: esteiras super modernas com tela touch de 27 polegadas, 24 programas de execução inteligentes integrados e 3 programas personalizados.
Agende uma visita na unidade mais próxima de você e conheça nossa estrutura.
Vem pra Cia!