Treinar em família: 5 motivos para você começar e não parar mais!
É fato que treinar acompanhado pode ser muito mais prazeroso. E se essa companhia for justamente das pessoas que você mais ama?Será que o treino pode melhorar?
Treinar em família é uma excelente estratégia para manter a rotina de exercícios e otimizar os resultados.
Não faltam motivos para adotar essa prática, por isso listamos algumas boas razões para você deixar o treino solitário de lado e levar a família toda para se exercitar com você. Confira!
Treino em família é sinônimo de sinergia
Quando os membros da família treinam juntos, uma grande sinergia é criada, afinal, todos se mantêm unidos em prol dos seus objetivos.
Nesse processo, a relação entre pais, filhos, cônjuges e irmãos é fortalecida, tornando-se mais sinérgica e harmoniosa. Isso pode melhorar inclusive a convivência familiar!
Ao treinar em família, há um esforço mútuo para que a rotina de exercícios dê certo e vire um estilo de vida. O resultado desse esforço é uma família muito mais integrada e saudável.
Todos entram na linha no quesito alimentação
Um dos pilares mais importantes do treino é a alimentação, pois sem uma dieta equilibrada e rica em nutrientes, o treino não é eficiente.
Segundo especialistas, a alimentação é fundamental na rotina de qualquer praticante de atividades físicas. É justamente essa alimentação que faz com que os atletas tenham mais energia, melhor rendimento, recuperação mais rápida e menor risco de lesões.
Treinar em família ajuda muito nesse aspecto! Como os familiares fazem boa parte da refeição juntos, fica fácil acompanhar os hábitos de cada um, incentivar mudanças e lembrar o quanto é importante ser criterioso na compra e preparo dos alimentos.
Outro ponto importante, é que com a mamãe cuidando da dieta da família toda, o cardápio pode ser elaborado tanto para favorecer o treino, quanto o paladar.
Treinar em família é uma questão de exemplo
A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública de nosso século. Segundo a Organização Mundial de Saúde, um terço das crianças (de 6 a 9 anos) está acima do peso ou obesa.
O demasiado tempo gasto em frente a TV e diante dos computadores tem roubado o tempo de dedicação à prática de esportes e atividades físicas mais saudáveis.
Aliado ao sedentarismo, o excesso de enlatados e fast food completa os fatores de risco para a obesidade.
Diante dessa situação alarmante, os pais devem se preocupar com os hábitos de seus filhos. Nada mais eficaz nesse sentido, do que dar um bom exemplo, adotar uma alimentação saudável, praticar exercícios periódicos e levar a família inteira para treinar junta.
Assim, os filhos crescem com o desejo de manter um estilo de vida pautado na saúde e bem estar.
De acordo com Cacá Ferreira, Gerente Técnico da Cia Athletica: “o treino em família extrapola a esfera do exemplo de pai para filho. Para o profissional, essa prática também é um bom exemplo para outras famílias, já que incentiva uma vida mais saudável, dando assim uma contribuição importante para a comunidade.”
Os treinos em família são mais estimulantes
Imagine aquele momento do treino no qual as forças estão esgotando e você de repente escuta a voz de alguém em que você confia dizendo: “Vai, continua!”. Parece um Oasis em meio ao deserto, as forças se renovam e o gás é retomado para levar a série de exercícios até o final.
Analogias à parte, o fato é que treinar com os familiares é muito mais estimulante, pois quando algum membro da família estiver desanimado, o outro o puxará! Quando alguém estiver cansado, o outro incentivará.
A consequência disso é a menor evasão dos treinos, afinal, família que treina unida é assídua e dedicada.
Tempo de qualidade juntos
Em meio a uma rotina marcada por compromissos, cada membro da família segue seu próprio ritmo.
O treino em conjunto é um respiro diário, uma pausa nas atribuições, um momento para relaxar e conviver.
Ao treinarem juntos, os integrantes da família podem ficar mais perto e trocar ideias no pré e pós-treino. É um período favorável para compartilhar um pouco da vida, contar as novidades e estreitar os laços para além das paredes de casa.
Você já passou pela experiência de treinar em família? Você gostou?
Compartilhe conosco as suas opiniões. Bons treinos!