Eu sou 12 por 8 !

Qual a importância de uma campanha de saúde como a “Eu sou 12 por 8”? Conseguimos atingir o público?
Quero lhes contar a história da Bernardete. Aluna nossa desde 2004, Sempre treinou seis vezes por semana, realizando atividades como: spinning, natação, musculação e alongamento.
Para complementar, a aluna alimenta-se muito bem e tem corpo de atleta.

Hipertensão arterial : a descoberta

No dia da campanha “Eu sou 12 por 8”  Bernardete aferiu sua pressão e o resultado foi  160 mmHg de pressão sistólica! Fez seus exercícios normalmente e depois de uma aula de alongamento aferiu novamente, 150 mmHg.
Voltou para casa preocupada e mediu a pressão durante todo o dia. Segundo ela a pressão variou muito, em alguns momentos estava alterada e em outros normal.
Bernardete agendou o cardiologista e para surpresa dela,  no consultório, novamente a pressão arterial foi de 150/80mmHg!

Diagnóstico

O médico prescreveu a medicação anti-hipertensiva e pediu vários exames.
Em menos de 10 dias após a campanha ela já tinha o diagnóstico e começou o tratamento. Detalhe, em 2011 tinha feito alguns exames de rotina e estava tudo normal. Depois dessa descoberta, a aluna começou a investigar e descobriu que 3 irmãs eram hipertensas, um fator de risco que desconhecia.
Após o diagnóstico médico, a Bernadete veio até nós para fazer os ajustes necessários no treino até que os exames complementares pedidos pelo médico forem realizados para podermos  direcionar melhor a prescrição.
Durante a campanha “Eu sou 12 por 8”, tivemos vários resultados acima dos valores normais e também várias desculpas: o aparelho que estava defeituoso, a caminhada até a academia que elevou a pressão, o trabalho estressante.
Pessoas que nunca tiveram a pressão arterial elevada se depararam com o aumento nos níveis pressóricos.
Como a Bernadete, que nunca teve uma alteração na pressão arterial, vários alunos se surpreenderam. Alguns se preocuparam outros não deram importância.
O fato é, que o mal resultado poderia demonstrar uma elevação momentânea ou refletir uma hipertensão de vários anos. No caso da Bernardete, o início da menopausa e o histórico familiar foram fatores que contribuíram para o aumento dos níveis tensionais, mesmo no caso dela que tem hábitos saudáveis!
Os hábitos saudáveis contribuíram para retardar o início da hipertensão e protegeram contra outros fatores de risco que poderiam piorar o quadro de hipertensão como a obesidade e os índices elevados de colesterol.
Agora, imagine se ela não desse importância ao resultado! Poderia passar anos não se importando e comprometendo a saúde, como acontece na maioria dos casos.

Hipertensão arterial

A hipertensão está no grupo de doenças que mais matam no Brasil, as doenças cardiovasculares.  Além disso ela é um complicador quando associada ao diabetes, a obesidade, a doença renal crônica e pode levar à insuficiência cardíaca e AVC.
E para evitar esse monte de problemas é só fazer o que a Bernadete fez, ir ao médico, tomar um comprimido por dia e seguir a vida normalmente e com saúde.

A Campanha Sou 12 por 8

A campanha Sou 12 por 8 alerta as pessoas e é importante refazê-la sempre, mas o resultado final depende de quem participa!
Se você mediu sua pressão e ela estava alterada, procure um médico e confirme o resultado! Com certeza irá ganhar muitos anos de vida com isso!
O que você fez hoje para ter uma pressão “12 por 8”?
 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome