Home DEFINIÇÃO MUSCULAR Você bloqueia a respiração na musculação?

Você bloqueia a respiração na musculação?

16101
1

Muitos de vocês já receberam alguma instrução sobre a respiração durante os treinos de musculação.
Possivelmente, já foram recomendadas formas diferentes de respirar no mesmo exercício, por exemplo: Remada: “solte o ar quando estiver puxando a barra” ou “puxe o ar quando estiver puxando a barra”.
Alguns de vocês devem ter se perguntado: Por que tenho que respirar? E qual desses dois jeitos é o mais correto?
Adequar a respiração durante o exercício não é uma tarefa fácil. Quando aumentamos muito o peso, coordenar a respiração torna-se muito difícil.
Quanto mais aumentarmos o peso maior será o desafio de manter a respiração fluente, até que, involuntariamente, ocorra um bloqueio da respiração.
O bloqueio da respiração durante o treino chama-se Manobra de Valsalva.Ao realizar um treino de musculação os valores de pressão arterial são aumentados em proporção ao aumento da intensidade e da fadiga.
Pesos elevados podem provocar a manobra de Valsalva. Podemos provocá-la no final de uma série, também involuntariamente, por estarmos fadigados ou voluntariamente a qualquer momento.
Quando treinamos mantendo a respiração fluente os valores podem chegar a 200/175mmHg (comumente dito 20 por 17). Mas, ao bloquearmos a respiração voluntariamente durante o mesmo exercício, os valores da pressão chegam a 311/284 mmHg! Há relatos que em exercícios extremamente intensos, nos quais o bloqueio da respiração é involuntário, os valores pressóricos ultrapassaram 350mmHg! Esses estudos concluíram que realizar a Manobra de Valsalva durante o exercício aumenta muito mais a pressão arterial do que manter a respiração fluente.
Devido a essas conclusões, realizar o bloqueio da respiração mesmo que voluntariamente é contraindicado, principalmente para os idosos ou para pessoas com algum problema cardiovascular como hipertensão e diabetes. Isso não quer dizer que eles não devam fazer musculação. Pelo contrário, a musculação é recomendada para esse grupo devido à perda de massa muscular relacionada à idade, à osteoporose, ao diabetes, além de facilitar as atividades da vida diária e melhorar a qualidade de vida. Porém, para aumentar a segurança e evitar intercorrências, durante o treino devem manter a respiração fluente. Atenção deve ser dada próximo ao final da série, quando a fadiga é maior e o bloqueio involuntário da respiração ocorre mais facilmente.
Lembram da segunda pergunta? Como respirar? A resposta é simples… Respire! Nesses mesmos estudos ficou comprovado que, independente da técnica de respiração, a pressão arterial não se altera. Uma forma para facilitar a respiração é tentar coordená-la com a execução. Exemplificando: Em um agachamento, ao agachar puxamos o ar e ao subir soltamos o ar. Posso concluir que executar os exercícios de musculação lentamente é o mais recomendado. Assim, facilita a coordenação da respiração e diminui-se o peso. Além disso, realizar lentamente tem sido uma das velocidades mais recomendadas para o ganho de massa muscular. Bons treinos……e Respire!!

1 comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome