Não é novidade para ninguém que os exercícios físicos ajudam a melhorar a qualidade de vida de crianças, adultos e idosos. Mas você já ouviu falar dos resultados positivos que podem trazer às crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). É disso que vamos conversar hoje! Bora?
O que é TDAH?
O TDAH é um transtorno crônico de ordem neurobiológica que atinge cerca de 3 a 6% da população. Exatamente por ser uma doença crônica, existem muitas práticas adotadas que têm o objetivo de amenizar os sintomas e melhorar o desenvolvimento físico e mental das crianças (e adolescentes também) que lutam contra o transtorno.
Geralmente essas crianças apresentam um comportamento mais avoado, esquecido, estabanado, impulsivo e inquieto, que acaba por interferir na vida social e escolar. O TDAH pode ser tratado com medicação, acompanhamento médico, psicológico, terapeuta ocupacional e também por meio de atividades físicas.
Atividade física e TDAH
Isso mesmo! Estudos mostram que as atividades físicas são grandes aliadas para melhorar a concentração e a função cognitiva dessas crianças. Durante os exercícios, nós liberamos dopamina e serotonina, que possuem efeito semelhante aos medicamentos estimulantes.
Assim, as crianças passam a desenvolver a habilidade de manter o foco e também de alternar tarefas, além de melhorar o desempenho na matemática e na leitura. Dessa forma, os sintomas do TDAH diminuem significativamente e ainda trazem avanços na vida escolar.
Ou seja, é hora de colocar a criançada para praticar esporte!
Além das atividades de educação física que a própria escola tem em seu currículo escolar, uma atividade extracurricular é uma ótima opção. Com uma mudança pequena na rotina do seu filho, incluindo exercícios durante a semana, você vai notar melhoras significativas no dia a dia.
Aqui na Cia Athletica temos programas de exercícios variados e exclusivos para a faixa etária e com profissionais qualificados para dar todo o suporte durante as aulas. Quer conhecer? Clique aqui ou vá até a unidade mais próxima e marque uma aula experimental! 😉
TENHO UM FILHO COM 10 ANOS E A PSICÓLOGA DIAGNOSTICOU EM ESTÁGIO DE TDAH.
POR SUA IMPERATIVIDADE EXTREMA E DESATENÇÃO EM SUAS AÇÕES SEM CORRIGIR E NA
ESCOLA INTELIGENTE MAS DESATENCIOSO. USO EXCESSIVO DO CELULAR ESQUECENDO A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA EM PRIMEIRO LUGAR.
ESTÃO ME DEIXANDO APREENSIVO QUANTO A ESSE COMPORTAMENTO.
ENTENDO QUE A MAIORIA DO COMPORTAMENTO NÃO SÃO NATOS E SIM ADQUIREM COM A CONVIVÊNCIA.
LI NESTE SITE QUE ESSE COMPORTAMENTO DE TDAH PODERÁ SER CURA COM A INSERÇÃO DE EXERCÍCIOS.
VOU COMENTAR COM MINHA ESPOSA SOBRE ESSA IMPLEMENTAÇÃO.
OBRIGADO.