A cadeira abdutora é um aparelho bastante utilizado para para tonificar e definir os glúteos e as coxas, o que ajuda a melhorar a estética e a força dos músculos.
Esse equipamento é projetado para realizar exercícios que isolam os músculos da parte externa das pernas, portanto, não é um exercício multiarticular.
Para você entender melhor sobre o aparelho e seu funcionamento, elaboramos um material completo para você não ficar com dúvidas quando realizar o exercício na academia.
Então, acompanhe para aprender o que é cadeira abdutora e para que serve, como fazer e quais exercícios podem substituir o aparelho.
O que é e para que serve a cadeira abdutora?
A estrutura do equipamento é composta por um assento acolchoado, com apoios laterais que se ajustam aos joelhos e um sistema de resistência ajustável.
A cadeira abdutora permite ao usuário o movimento de abdução das pernas, ou seja, de afastá-las pela lateral do corpo.
Assim, o aparelho consegue fortalecer e tonificar os músculos das pernas, principalmente os músculos abdutores.
Cadeira abdutora trabalha qual músculo?
O aparelho ativa os músculos da parte externa das coxas e glúteos, que servem para manter a estabilidade do quadril e melhorar a postura.
Na cadeira abdutora, os músculos trabalhados são os músculos glúteos médio e mínimo, além do tensor da fáscia lata (lateral da coxa).
Esses músculos são responsáveis pela estabilização da pelve e pelo movimento de abdução da perna, o que é essencial em atividades como caminhar, correr e praticar esportes.
Qual a diferença entre cadeira abdutora e adutora?
Ambos os aparelhos têm uma estrutura semelhante, possuem bancos acolchoados e suportes na altura dos joelhos, que devem ser encaixados nas pernas.
A cadeira abdutora trabalha os músculos que fazem a abdução da coxa, ou seja, afastadas as pernas.
Já a cadeira adutora foca na adução das pernas, ou seja, traz as pernas para o centro do corpo. Os músculos trabalhados incluem o adutor longo, o adutor curto e o adutor magno.
É comum que uma cadeira abdutora e adutora sejam utilizadas em conjunto nas rotinas de treino, para garantir um trabalho equilibrado entre a parte interna e externa das coxas, para evitar desequilíbrios musculares.
Veja mais sobre:
Abdução e adução: conheça os melhores treinos
Como fazer cadeira abdutora?
O exercício consiste em “empurrar” o suporte com as pernas para as laterais do corpo. Para realizar o exercício corretamente, siga essas orientações:
- Sente na cadeira com as costas totalmente apoiadas no encosto;
- Ajuste a carga de acordo com seu nível de condicionamento;
- Posicione as coxas nos apoios acolchoados, portanto, no lado de dentro;
- Certifique de que os pés estejam posicionados na base do equipamento;
- Afaste as pernas lentamente para os lados, até sentir a contração dos glúteos e das coxas;
- Mantenha os pés flexionados e o movimento controlado;
- Retorne lentamente à posição inicial, sem deixar que as pernas se juntem completamente, para manter a tensão nos músculos.
Ao realizar o exercício, preste atenção na sua postura. Mantenha a coluna ereta e evite se inclinar para frente ou para trás, porque pode comprometer a execução do movimento e resultar em lesões.
Quais são as variações da cadeira abdutora?
Cadeira abdutora 45 graus
Uma variante do aparelho é a cadeira abdutora 45º. Este modelo possui uma configuração que permite um ângulo menos flexionado dos joelhos durante o movimento.
Ao utilizar uma cadeira abdutora inclinada, você pode variar o seu treino de membros inferiores.
Cadeira abdutora em pé
Também existe esta opção de cadeira de abdução que, assim como a variação anterior, aumenta a dificuldade do exercício.
O movimento de abdução das pernas é realizado de forma vertical, com o usuário praticamente em pé, e ligeiramente inclinado para frente.
A principal diferença entre as variações do exercício é a posição do usuário no aparelho, os músculos são trabalhados da mesma forma em todas eles.
Qual exercício substitui a cadeira abdutora?
Existem várias alternativas que trabalham os mesmos músculos, contudo, não necessariamente de forma isolada, como ocorre com este aparelho.
Veja quais são eles:
- Elevação lateral das pernas: o praticante deve deitar em um colchonete com as pernas esticadas, e levantar uma delas em direção ao teto, mantendo o pé paralelo ao chão;
- Abdução em estação de cabos: o exercício deve ser realizado em uma máquina, que dispõe de um apoio ligado a um cabo, que é puxado lateralmente para fora pela perna mais distante;
- Caminhada lateral com elástico: o praticante deve usar um elástico para criar resistência enquanto caminha lateralmente em ambas as direções.
Esses exercícios são ótimos opções para complementar os treinos e ajudar a diversificar a rotina.
Onde encontrar cadeira adutora e abdutora?
Na Cia Athletica, você encontra os aparelhos mais modernos do mercado fitness para treinar com mais segurança e eficiência.
Em nossas unidades, temos à sua disposição equipamentos das linhas:
- Hoist Roc It (articulados para maior conforto);
- Technogym Kinesis (movimentos resistidos tridimensionais, com liberdade de movimento);
- Life Fitness Signature e Hammer (biomecânica ergonomicamente superior).
- Le Forzz (esteiras super modernas com tela touch de 27 polegadas, 24 programas de execução inteligentes integrados e 3 programas personalizados).
Além disso, nossas salas de musculação são planejadas para oferecer uma experiência imersiva, para você treinar com mais foco e energia.
Agende uma visita e conheça nossa estrutura.
Vem pra Cia!
Você também pode se interessar por:
Exercícios para glúteos na academia: os 8 melhores para empinar