Procurando uma atividade divertida para levar mais saúde e qualidade de vida para os seus filhos? Saiba que a natação infantil pode ser uma excelente porta de entrada para o mundo dos esportes, além de ser uma atividade que ajuda a evitar acidentes de afogamento durante o lazer dos filhos em piscinas, lagos e praias.

Os principais benefícios da natação infantil estão ligados ao desenvolvimento do condicionamento físico, como o ganho de força, agilidade e equilíbrio. No entanto, os exercícios na piscina também ajudam no aperfeiçoamento da coordenação motora, nas noções espacial, temporal e de ritmo.

Por ser uma atividade que há um bom desgaste físico, pois ela trabalha todo o corpo ao mesmo tempo, a natação infantil costuma ser uma excelente aliada para regulagem do sono dos pequenos. Além disso, por seu alto gasto calórico, ajuda no combate à obesidade infantil.

A natação infantil ainda ensina aspectos sociais, como autonomia, autoconfiança, responsabilidade, solidariedade e principalmente respeito ao próximo. Sendo importante principalmente no período escolar, quando as crianças ainda estão moldando seu caráter e iniciando a vida social.

Engana-se quem acha que a prática é indicada apenas para crianças maiores. A natação infantil pode ser a primeira atividade física da vida do seu filho. A piscina, quando na temperatura ideal, desperta nos bebês memória uterina de quando estava dentro da barriga da mãe, envolto no líquido amniótico. A Sociedade Brasileira de Pediatria indica que as crianças iniciem a atividade apenas depois dos seis meses de vida.

Natação infantil: conheça a Metodologia Gustavo Borges

Aqui, na Cia Athletica, contamos com a Metodologia Gustavo Borges de treinamento para as aulas de natação infantil. No programa, as crianças depois de passarem pelo período de iniciação e adaptação, são iniciadas em três níveis de aperfeiçoamento, o I, II e III.  Conheça as particularidades de cada nível:

Aperfeiçoamento I – é no nível Aperfeiçoamento I, indicado pela touca verde, que os pequenos desenvolvem o aperfeiçoamento das técnicas dos nados crawl e costas. Aprendem o nado peito, a pernada da borboleta e o salto de ponta.

Aperfeiçoamento II – caracterizado pela touca azul claro, o nível de Aperfeiçoamento II é onde as crianças desenvolvem o aperfeiçoamento das técnicas dos nados crawl, costas, peito e aprendem o nado borboleta. Na fase, elas também começam a desenvolver o condicionamento aeróbico e a capacidade de nadar metragens longas.

Aperfeiçoamento III – por fim, a touca azul escuro é usada no Aperfeiçoamento III, fase de aprimoramento técnico dos nados, em que as aulas são direcionadas para o condicionamento das variáveis fisiológicas e estímulos motivacionais. Os pequenos são preparados – e incentivados – a entrar numa equipe competitiva.

Então, se você está pensando em matricular o seu filho em aulas de natação infantil, passe antes na Cia Athletica, conheça mais sobre nossos programas e agende uma aula experimental. Temos certeza que vocês vão adorar!

 

Fontes: 

https://ciaathletica.com.br/blog/infantil/aprenda-a-nadar-com-a-metodologia-gustavo-borges/

https://leiturinha.com.br/blog/aulas-de-natacao/

https://oglobo.globo.com/saber-viver/por-que-seu-filho-deve-fazer-natacao-ja-23015578

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome