Muitos se perguntam se academia é um esporte. Essa “classificação” depende da definição e dos critérios utilizados para determinar o que constitui um esporte.
 
Tradicionalmente, o termo "esporte" é associado a atividades competitivas que envolvem habilidades físicas e têm regras definidas. Se analisarmos somente nesse sentido, podemos dizer que a academia não se encaixa na definição tradicional de esporte.
 
Embora algumas pessoas possam considerar a academia apenas como uma atividade física, há argumentos convincentes que sustentam a ideia de que ela pode ser considerada um esporte legítimo.

Muitos se perguntam se academia é um esporte. Essa “classificação” depende da definição e dos critérios utilizados para determinar o que constitui um esporte.

Tradicionalmente, o termo “esporte” é associado a atividades competitivas que envolvem habilidades físicas e têm regras definidas. Se analisarmos somente nesse sentido, podemos dizer que a academia não se encaixa na definição tradicional de esporte.

Embora algumas pessoas possam considerar a academia apenas como uma atividade física, há argumentos convincentes que sustentam a ideia de que ela pode ser considerada um esporte legítimo.

Confira no texto a seguir as razões pelas quais a academia pode ser encarada como um esporte.

Academia é um esporte?   

A prática regular de exercícios físicos é essencial para manter um estilo de vida saudável e ativo. Nesse sentido, a academia se tornou um local muito popular para aqueles que buscam melhorar sua forma física e saúde.

Muitos argumentam que a academia é um esporte, pois existem certas semelhanças com outras atividades esportivas. Alguns dos argumentos comuns incluem: 

Competição pessoal

Embora não exista uma competição direta entre alunos na academia, muitos deles estabelecem metas pessoais e se desafiam a superar seus próprios limites.

A busca pela superação dos próprios recordes e para alcançar resultados melhores pode ser vista como uma forma de competição pessoal.

Treinamento e dedicação

Assim como em muitos esportes, a academia requer treinamento e dedicação para um desempenho físico melhor.

A definição de metas, a criação de planos de treinamento e a busca por progresso são aspectos comuns tanto na academia como em esportes convencionais. 

Foco mental

A prática regular na academia também envolve um aspecto mental importante. É necessário manter o foco, a concentração e a motivação para atingir os objetivos de condicionamento físico e superar os desafios pessoais.

Os benefícios da academia para o corpo

Benefícios da academia para o corpo.

-Pode melhorar o desempenho em atividades que exigem lógica ou criatividade;
-Aumenta a frequência cardíaca, o que aumenta a circulação sanguínea e, consequentemente, a oxigenação;
-Melhora a capacidade cognitiva: memória, concetração, foco e reflexos;
-Fortalece a musculatura:
-Melhora a postura:
-Diminui as dores musculares:
-Aumenta a densidade óssea, diminuindo os riscos de fraturas e desenvolvimento da osteoporose:
-Acelera o metabolismo:
-Promove a queima de calorias:
-Promove o bem-estar, aumenta a autoestima e melhora sintomas de ansiedade e depressão:
-Alivia o estresse e a tensão causada por ele no corpo:
-Ajuda a evitar e tratar uma série de doenças, como diabetes, infarto, AVE, hipertensão, colesterol alto, entre outros:
-Evita mortes relacionadas ao comportamento sedentário.

Imagem:

Atividade física é na Cia Athletica

Independentemente de ser ou não classificada como um esporte, a principal finalidade de frequentar a academia é promover a saúde, o condicionamento físico e o bem-estar geral.

A Cia Athletica oferece diversas atividades físicas e esportes de combate, como o boxe, o jiu-jitsu, o judô, o karatê, entre outras. Nossas academias são equipadas com os mais modernos equipamentos das marcas mais reconhecidas no mundo fitness, garantindo a qualidade técnica e segurança que você merece.

Leia mais sobre:

A musculação Cia Athletica 

A estação de musculação das academias Cia conta com os melhores professores formados em Educação Física, que passam por constantes treinamentos de capacitação e atualização.

Além de disponibilizar os equipamentos mais modernos no mercado, das marcas do mundo fitness mais reconhecidas por sua qualidade técnica e segurança. 

O aluno tem acesso a uma sala ampla, climatizada e com o máximo de comodidade. São aparelhos de cardio para iniciantes, intermediários e avançados, pista de alto rendimento, plataforma de Levantamento de Peso Olímpico (LPO) e diversos outros equipamentos de última geração.

Entre os equipamentos da musculação temos as linhas:

  • Hoist Roc It (articulados para maior conforto); 
  • Technogym Kinesis (movimentos resistidos tridimensionais, com liberdade de movimento); 
  • Life Fitness Signature e Hammer (biomecânica ergonomicamente superior).

A Cia Athletica também oferece uma área exclusiva para quem gosta de LPO (Levantamento de Peso Olímpico) e um ambiente para treinamento funcional, com colchonetes, kettleballs, TRX, elásticos, cordas, steps, air bikes, remos e pneus.

A estação de musculação também dispõe da Área de Alto Rendimento equipada com DogSled, Pista de Atletismo e uma parte exclusiva voltada à prática de alongamentos pré e pós-treino, com equipamentos da marca Flexability, a melhor do mercado.

App CiaOn, todo dia em qualquer hora e lugar

Tecnologia, interatividade e inovação do app CiaOn levam seu treino a um outro nível em mais de 100 aulas. 

O aplicativo é fácil de usar e permite que a equipe de professores possa prescrever os melhores treino para você alcançar seus objetivos com maior eficiência. 

O importante é se movimentar! 

Nossas academias também oferecem aos alunos diversas aulas como as de dança (ballet, zumba e fit dance), alongamento, step, yoga, power abs, prana balls, body pump, spinning, ginástica localizada, pilates, condicionamento físico, entre outras. Fora as aulas de Orange Zone, squash e natação que são sempre muito procuradas. 

Além disso, contamos com uma equipe de profissionais de Educação Física altamente capacitada, no qual todo aluno é atendido por um professor que realmente entende da atividade que escolher e que está preparado para ajudar.

Não espere mais! Dê um passo em direção a uma vida com mais qualidade de vida.

Visite uma de nossas unidades e experimente uma aula hoje mesmo. Prepare-se para descobrir o poder dos exercícios certos e alcançar uma saúde plena. 

A Cia Athletica está pronta para transformar sua vida.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome