Crença

“Alguém que acredita que o mundo é um lugar perigoso e ameaçador encontra um mundo repleto de temores, infelicidade e decepções. Alguém que acredita que o mundo está cheio de oportunidades e deseja experimentá-las, encontra o mesmo mundo repleto de infindável variedade, riqueza e satisfação” Steve Andreas

A forma como vemos o mundo ao nosso redor é o resultado dos acontecimentos que decidimos guardar em nossa mente. A convicção em uma realidade particular que nem sempre reflete a verdadeira situação é chamada de “Crença”.

Crença: definição

Crença é tudo aquilo que você acredita ser verdade sobre você, sobre as pessoas e sobre o ambiente ao seu redor. Podem ser positivas ou negativas e nos acompanham a todos os lugares, afetando tudo que fazemos e tudo que experimentamos.
Todos nós possuímos crenças, elas são construídas através da repetição dos fatos que vivenciamos.
Se você cresce ouvindo sua mãe dizer: “Nossa que garoto inteligente!” isso certamente vai influenciar na opinião que você tem sobre sua capacidade de aprender.
Essa lembrança vai ficar guardada em seu subconsciente e será reforçada cada vez que você se sentir inteligente (quando se sair bem nos testes, quando desenvolver uma ideia, quando passar em um concurso..). Essa informação passará a ser uma verdade para seu “Eu” interior, e isso lhe fortalecerá.
Da mesma forma, se você colecionar episódios nos quais você acredita que teve um desempenho medíocre, você desenvolverá uma crença negativa e isso vai te trazer medo, insegurança, constrangimento…
Sugerimos como exercício que você pense um pouco sobre isso. Liste suas crenças positivas e negativas e atente para uma coisa:

Crenças podem ser limitantes

É extremamente importante que você saiba que seu sistema de crenças é construído pelas coisas que você “escolhe” ser verdade.
Por isso, ao se deparar com uma crença limitante, busque uma forma de reprogramar esta crença trazendo para o seu dia a dia pensamentos, sentimentos e comportamentos contrários até que esta repetição se torne uma nova realidade e “apague” o que estava arquivado em seu cérebro.
Desenvolva em você o hábito de escolher fatos positivos para guardar, isso pode mudar sua vida!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome