Os ossos ao longo dos anos
O esqueleto humano é constituído por ossos e a principal função dos nossos músculos é movê-los.
É importante sabermos que o osso é um tecido dinâmico, em contínua renovação. É composto por diferentes células que o formam, reabsorvem e regulam os seus níveis de minerais.

Construção dos ossos

Entre os 15 e 21 anos de idade, os hormônios farão com que ocorra formação óssea acelerada e baixa reabsorção. Depois de estabilizados o comprimento e largura, a trama óssea se tornará firme e resistente.
Dos 20 aos 40 anos isto dependerá de fatores genéticos, alimentação equilibrada e prática de atividades físicas. Funciona como um reservatório. Quanto mais reservas eu tiver, menos eu perderei.Esta reserva vem do aumento da densidade óssea.
Vale lembrar que mulheres, especialmente as brancas e magras têm menor densidade óssea do que homens e são mais propensas a adquirir a osteoporose.
Isto não quer dizer que mulheres com outras características e homens não sejam acometidos.

Osteoporose

A doença é caracterizada pela redução da massa e deterioração do tecido ósseo, levando à fragilidade e a consequentes fraturas.
Vale lembrar que a osteopenia precede a osteoporose. Caso seja detectada precocemente através do exame de densitometria óssea, poderá ser revertida.
Já a osteoporose é irreversível, entretanto pode-se ainda fazer com que progrida lentamente.
Em ambos os casos não há dor, por isso a importância dos cuidados médicos preventivos e regulares.

Causas da osteoporose

A baixa ingestão de cálcio na dieta, o consumo excessivo de álcool e cafeína, o tabagismo e o sedentarismo são causadores de osteoporose, mas fazem parte dos fatores de risco que podemos interceder e modificar.

Prevenção

A prática regular de exercícios físicos é imprescindível na prevenção e no tratamento da osteoporose.
O treinamento com pesos é muito indicado e os exercícios que promovem impacto também apresentam bons resultados impedindo a aceleração da perda óssea.
Esta é mais uma dica de bem estar e qualidade de vida. Por isso, mexa-se!Vá até uma das unidades da Cia Athletica e converse com um de nossos profissionais.
 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome