Trilhos anatômicos: o que são?
No livro Posturologia, o Francês Bernard Bricot mostra que os receptores proprioceptivos que interferem prioritariamente no ajuste postural estático e dinâmico são, principalmente, os pés e os olhos.
A importância dos pés
Os pés têm importância capital na postura, eles são a base de apoio em pé e são importantes captores de postura.
Como teremos uma boa postura sem uma boa base de apoio?
Além de todas as estruturas do pé, temos que dar grande importância à sola do pé. Ela é ricamente coberta de receptores proprioceptivos que informam a todo o momento sobre a posição do pé e todas as modificações do ambiente externo (sobre o que estamos pisando).
Mediante estas informações o corpo inteiro se adapta para que tenhamos um equilíbrio estático e dinâmico perfeito.
A importância dos olhos
Os olhos também são responsáveis pela postura corporal. Como assim?
Através dos olhos e seus receptores todo o organismo se ajusta para poder realizar qualquer atividade.
Experimente vendar os olhos e fazer um movimento de equilíbrio. Olhe para um ponto fixo e veja como fica muito mais fácil se equilibrar, como se houvesse uma “mão” para te apoiar.
Sistemas posturais
Além dos pés e olhos, outros sistemas interferem na postura.
São eles:
- o sistema nervoso central;
- o aparelho vestibular;
- o aparelho mastigatório;
- os músculos de todo o corpo;
- as articulações de todo o corpo;
- a pele;
- as fáscias;
- as vísceras.
Os ajustes posturais podem ser ligados a distúrbios emocionais como ansiedade, depressão, etc. Existem linhas que estudam a influência da postura nas emoções e a influência das emoções na postura. Ambas estão intimamente relacionadas, uma vez que os receptores não param de atuar independentemente de quem seja o mandante.
Para cada nova disposição do nosso corpo, uma série de arranjos ocorrem na nossa estrutura com o objetivo de economizar energia e potencializar a resposta dada pelo organismo que tenta aprender e memorizar sempre a melhor versão apresentada.
Em suma, o sistema nervoso tenta “consertar” qualquer desvio ou atitude imprópria do sistema osteomuscular, mesmo que seja “deformando” uma estrutura a fim de compensar a outra. Existe um padrão que pode ser considerado “a perfeita postura”.
Trilhos anatômicos
Os trilhos anatômicos formados pelos pés, tornozelos, joelhos, quadril e coluna foram projetados com perfeição, com energia renovável pelas usinas musculares e projeto estrutural ósseo milimetricamente desenhado para otimizar a função corporal através de uma postura adequada e econômica.
Os cientistas afirmam que, com o individuo na posição “em pé”, um fio de prumo (linha vermelha) deveria passar inicialmente logo atrás da orelha, alinhar com a porção da coluna dorsal, cruzar a vértebra lombar número 2 (L2) e finalizar com o maléolo externo do pé.
Na realidade, a postura perfeita é particular a cada pessoa, porém podemos auxiliar o organismo adotando práticas preventivas para posturas cotidianas como:
- sentar ao computador,
- ficar em pé em uma fila ou nos trabalhos estáticos,
- cuidar do sentar e levantar,
- bem como do dormir.
- usar calçados adequados,
- fazer exercícios regularmente para o desenvolvimento de força, sem perda da mobilidade e quando necessário aumento da flexibilidade.