Ao realizarmos as tarefas do dia a dia, nossa coluna lombar é movimentada através de diversas direções. Por isto ela precisa estar estável, somente desta maneira conseguimos prevenir as indesejáveis dores lombares. Os músculos profundos do tronco são responsáveis pela estabilidade dos segmentos vertebrais, não deixando que estes se movimentem em demasia.
Já os músculos superficiais são responsáveis por controlar a coluna como um todo. Todos eles trabalham em conjunto e são essenciais, cada um executando a sua função. Um músculo superficial muito importante é o abdômen. Ele recobre a parte da frente do tórax e impede a ida da sua coluna excessivamente para trás.  Você sabe contraí-lo? Muitas vezes percebo as pessoas tentando contrair o abdômen, murchando a barriga. Pense comigo: este músculo está preso nas suas costelas e também no seu púbis. Quando um músculo é contraído, ele une as partes onde ele está preso.
Logo, suas costelas descerão em direção ao seu púbis. Este movimento é contrário ao de murchar a barriga, já que ele desce as costelas ao invés de subi-las. Vamos praticar: imagine que você quer colocar suas costelas nos bolsos da sua calça. Ao deitar – se de barriga para cima, coloque as mãos em baixo da sua coluna, na região onde acabam as costelas e as aperte. Você perceberá que a parte da frente da sua barriga ficou rígida, como uma pedra.
Este é o seu músculo contraído e pronto para lhe proteger. É importante educar a contração muscular durante as tarefas diárias. Por isso, perceba como é ativar o seu abdômen e tente realizar as contrações durante o seu dia. Aos poucos isto se tornará natural, e você se beneficiará não somente por ter uma coluna saudável, mas também por ter adquirido uma bela postura.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome