A IMPORTÂNCIA PRIMORDIAL DO EXERCICIO FÍSICO NO COMBATE AO SEDENTARISMO E À OBESIDADE

Sempre nos deparamos com alguns médicos indicando aos pacientes a prática regular de exercícios físicos ou atividades físicas planejadas e estruturadas por profissionais habilitados registrados pelo conselho regional de Educação Física CREFs, ou então indivíduos relatando que depois da prática regular de exercícios físicos diários a vida melhorou completamente. Portanto um estilo de vida saudável pode proporcionar a qualquer indivíduo benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais, como pode ser visto no quadro 1 e 2 de acordo com Paula Teixeira (2009).

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832009000400004

O exercício físico não atua apenas na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, sua prática contribui também na reabilitação de diversos diagnósticos clínicos como câncer e síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), por exemplo, (Paula Teixeira 2009).

Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832009000400004

  Os exercícios resistidos (de força) geralmente são escolhidos para integrarem um programa de reabilitação física em virtude de seus benefícios fisiológicos e psicológicos, que apenas o exercício aeróbico não seria capaz de produzir (quadro 2), portanto  Topol (2005), afirma que estudos epidemiológicos mostraram que indivíduos ativos correm menos risco de desenvolverem doenças crônicas e que os índices de mortalidade por todas as causas são mais altos em pessoas menos ativas.
Para mudar sua saúde primeiramente precisará adotar um novo estilo de vida combatendo o sedentarismo e a obesidade, alterando o seu comportamento inadequado no consumo demasiado de alimentos gordurosos. O comportamento sedentário é caracterizado pela ausência de exercícios físicos, e, para acabar com ele, é necessário procurar uma academia qualificada que lhe ofereça toda a estrutura adequada e acompanhamento individualizado, como a Cia Athletica “Gente Cuidando de Gente” que tem como missão AJUDAR AS PESSOAS A ESTAREM BEM FISICAMENTE E FAZEREM NOVOS AMIGOS, SEMPRE.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome