
O Pilates é um método de condicionamento físico que une consciência corporal e fortalecimento muscular.
Ele se baseia na ideia de que a mente deve estar atenta ao corpo durante os exercícios, o que promove um melhor controle e execução dos movimentos.
A atividade ajuda a corrigir a postura, a melhorar a coordenação motora e a desenvolver o equilíbrio.
Se você quer saber mais sobre essa atividade e conhecer os tipos de exercícios realizados na aula de Pilates, continue acompanhando este material!
O que é Pilates?
É uma prática que combina técnicas de alongamento, respiração, força corporal e controle muscular para realizar os exercícios.
O método Pilates exige foco no controle e na precisão dos exercícios, para evitar movimentos bruscos.
Isso ocorre principalmente pela ativação do core, isto é, pelo centro do corpo, que é composto principalmente pelo abdômen e pela lombar.
Entenda melhor tudo o que os exercícios envolvem:
- A respiração ajuda a manter a concentração nos exercícios, o que melhora oxigenação dos músculos e auxilia na execução dos movimentos;
- A concentração melhora a fluidez dos movimentos, o que permite que cada exercício seja realizado de forma mais eficiente e harmoniosa;
- A execução correta dos movimentos ajuda a alinhar a postura, portanto, atua na prevenção de lesões e promove equilíbrio corporal;
- O alongamento aumenta a flexibilidade, o que é essencial para a realização de movimentos amplos e para a recuperação muscular.
O praticante pode realizar os exercícios tanto no solo quanto em aparelhos de Pilates, buscando total controle e conexão entre corpo e mente.
Os exercícios também procuram devolver e restaurar a saúde de pessoas em condições funcionais ou patológicas e, assim, promover mais qualidade de vida.
Na maioria dos exercícios, o próprio praticante gera a intensidade ao utilizar a resistência dos movimentos e o peso do próprio corpo
Para que serve o Pilates?
O método trabalha aspectos corporais, como a tonificação muscular, postura e condicionamento físico, mas também atua na manutenção da saúde mental dos praticantes.
Os exercícios do Pilates aliviam a ansiedade e o estresse por meio das técnicas de respiração, alongamento e relaxamento.
Não é à toa que muitos consideram a prática uma atividade completa. Abaixo, veja todos os benefícios do Pilates.

Por todos esses motivos, a aula de Pilates pode ser utilizada como parte do tratamento para dores crônicas, sintomas relacionados com a má postura e doenças osteomusculares.
Curiosidades sobre a prática do Pilates
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o método, confira as curiosidades a respeito da prática.
1. Trabalha o corpo inteiro
O Pilates é uma atividade física que, embora não utilize cargas elevadas, é eficaz para o fortalecimento e a tonificação muscular.
Cada exercício é cuidadosamente elaborado para trabalhar diversos grupos musculares simultaneamente, o que permite que uma única aula atue sobre todos os músculos do corpo.
Essa abordagem integrada não só promove um desenvolvimento equilibrado da força muscular, mas também melhora a flexibilidade e a coordenação motora.
2. Pilates emagrece
A atividade promove uma mudança positiva no condicionamento físico e na massa muscular dos praticantes, além de acelerar o metabolismo, o que ajuda a queimar mais calorias.
Em uma aula de Pilates é possível gastar em média 300 a 400 calorias. Em conjunto com uma dieta adequada, é possível conquistar resultados bem visíveis em pouco tempo.
Além disso, o método Pilates ainda ajuda a corrigir a má postura que causa aquela barriga indesejável.
3. Fortalece o assoalho pélvico
Diferentes tecidos formam o assoalho pélvico dentro da estrutura óssea, como músculos pélvicos, vasos sanguíneos, tecidos nervosos e órgãos como bexiga, reto, próstata (nos homens) e útero (nas mulheres).
Quem possui esse local enfraquecido, mais cedo ou mais tarde pode sofrer de incontinência urinária e fecal ou até mesmo de disfunções sexuais.
O Pilates ajuda a fortalecer os músculos do assoalho pélvico por meio de exercícios específicos.
4. Alivia a TPM
A prática do Pilates tem a capacidade de aliviar os sintomas que a TPM pode causar, como dores de cabeça, cansaço, inchaço, irritabilidade, cólicas menstruais, entre outros.
Isso acontece porque, com a sua prática, o organismo libera endorfina, que alivia as tensões diárias, inclusive aquelas agravadas pela TPM.
Além disso, o Pilates melhora a respiração e a concentração, o que estimula o sistema nervoso a reduzir o estresse e a ansiedade, o que resulta em sensação de bem-estar e relaxamento.
5. Auxilia a reabilitação física
Como o Pilates melhora a consciência corporal, entre outras habilidades, como flexibilidade e força, os exercícios também estimulam a recuperação dos tecidos.
Músculos fortalecidos auxiliam na estabilidade e no suporte da coluna vertebral, e a flexibilidade diminui a rigidez das articulações.
Por isso, a prática pode ser aliada com o tratamento de pacientes com lesões esportivas, problemas na coluna ou condições que afetam os ossos e as articulações.
Como surgiu o Pilates?
O método Pilates é um conjunto de exercícios criado na década de 1920, por um alemão chamado Joseph Pilates.
Desde jovem, ele enfrentou problemas de saúde, o que o levou a buscar maneiras de fortalecer seu corpo com atividades físicas variadas, como Yoga, ginástica e musculação.
Em 1912, ele se mudou para a Inglaterra, e trabalhou como artista de circo, treinador e instrutor de autodefesa.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph Pilates atuou como auxiliar em hospitais, onde ajudou pacientes debilitados e feridos a recuperarem sua mobilidade.
Ele utilizou os recursos disponíveis, como molas, para adaptar as camas de hospital e criar resistência nos movimentos, o que permitia que os pacientes realizassem exercícios na própria cama.
Anos mais tarde, em 1926, ele criou seu estúdio, ao lado da esposa, com foco em condicionamento corporal, utilizando sua experiência para criar os exercícios de Pilates com movimentos resistidos.
Após sua morte em 1967, o método foi aperfeiçoado, mas preservou suas raízes e princípios fundamentais, principalmente a conexão entre mente e corpo.
Quais são os tipos de exercícios do Pilates?
Uma das grandes vantagens do método é que pode ser praticado por pessoas de diferentes idades e níveis de condicionamento físico.
Os exercícios do Pilates podem ser realizados de diversas formas, dependendo dos objetivos do praticante e dos equipamentos disponíveis.
Confira abaixo os principais tipos de exercícios:
- Exercícios de solo: realizados em um colchonete, focam em movimentos que utilizam o peso do corpo;
- Exercícios com aparelhos: utilizam equipamentos como Reformer, Cadillac e Chair, para proporcionar resistência e suporte adicionais;
- Exercícios de reabilitação: adaptados para ajudar na recuperação de lesões, portanto, foca em movimentos suaves e controlados.
Se você está começando no Pilates, é essencial seguir algumas orientações para garantir que sua prática seja segura e eficiente.
Antes de avançar para exercícios mais famosos e difíceis, familiarize-se com os fundamentos do Pilates, como respiração e controle corporal.
Nunca force um movimento que cause dor ou desconforto, você deve respeitar os limites do seu corpo.
Método Pilates na Cia Athletica
Qualquer pessoa pode frequentar um estúdio de Pilates, desde crianças com mais de 7 anos até idosos.
Na Cia Athletica, você pode encontrar duas modalidades de Pilates:
- Mat Pilates: aulas em grupo, sem equipamentos, incluídas na programação de ginástica;
- Estúdio de Pilates: aulas individuais, duplas e trios, com personal trainer especializado contratado à parte.
Ficou com vontade? Comece agora mesmo a praticar Pilates e veja a melhora na sua qualidade de vida!
Agende uma visita na unidade mais próxima de você.
Vem pra Cia!