A hidroginástica para gestante traz diversos benefícios. Se você não quer parar as atividades físicas durante a gestação, o exercício aquático é uma ótima  forma de se manter saudável!

Os exercícios de hidroginástica para gestante são as atividades mais indicadas, porque proporcionam pouco impacto (ao contrário da corrida), e não causam desconforto.

Então, continue sua leitura para saber tudo sobre os benefícios da hidroginástica para gestantes!

O que é melhor para gestante: hidroginástica ou pilates?

Muitas dúvidas podem surgir na hora de escolher um tipo de exercício, porque é um período em que as gestantes estão sentindo algum desconforto, mas querem manter sua rotina de atividades físicas sem o risco de causar nenhum tipo de dano ao bebê.

Apesar de o pilates em geral ser uma modalidade mais leve do que a musculação, a aula de hidroginástica para gestantes é a mais indicada. Quer saber por quê?

Quando estamos imersos na água, nosso corpo recebe a força de empuxo, contrária à força da gravidade. É ela que nos “empurra” para a superfície ao tentar nadar para baixo. Esse empuxo gera uma sensação de ficar mais leve, e de fato diminui o impacto das articulações com o solo da piscina.

Os movimentos podem inclusive ser realizados em flutuação, e nessa condição há total ausência de impacto. Portanto, o efeito massageador proporcionado pela pressão hidrostática melhora a circulação e diminui o edema (inchaço) das pernas. E esse conjunto de condições favoráveis traz muitos benefícios para a gestante e para o bebê!

Veja mais:

Por que praticar hidroginástica na gravidez?

Durante a gravidez, a barriga começa a crescer gradativamente, mudando o centro de gravidade do corpo e aumentando o peso. Desse modo, o esforço físico extra e a própria atração da gravidade puxam a barriga para baixo e sobrecarregam os músculos posteriores do corpo. 

E esse é um dos principais motivos para a dor lombar, quando a curvatura da coluna vertebral é aumentada e se cria fadiga e tensão na musculatura lombar. 

Dessa forma, a hidroginástica para gestante contribui para a melhora da postura e fortalecimento da musculatura do tronco (coluna e abdômen).As propriedades da água ajudam a reduzir o risco de lesões nas articulações e aliviam a pressão sobre a coluna vertebral e pelve durante os movimentos.

Hidroginástica para gestantes: benefícios

Há muitos estudos que comprovam que a hidroginástica para gestantes tem efeitos positivos para a mamãe e para o bebê.

Um grande benefício da hidroginástica para gestante é que os exercícios fortalecem o assoalho pélvico e o abdome, acelerando a recuperação pós-parto e evitando a incontinência urinária.

Mas os benefícios da hidroginástica na gestação não param por aí! Conheça mais alguns deles:

  • Ajuda a reduzir a dor na lombar, porque fortalece a musculatura;
  • Fortalece o coração e aumenta a aptidão física;
  • Melhora a capacidade respiratória, a flexibilidade, a disposição e o sono;
  • Diminui os níveis de estresse e ansiedade, porque libera endorfina;
  • Reduz o risco de desenvolvimento de diabetes gestacional;
  • Melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui os inchaços.

Bom, mas será que a hidroginástica emagrece também? A resposta é: sim! Ela ajuda a controlar o peso, porque é uma atividade aeróbica e auxilia na queima de calorias. Aliás, auxilia para a perda de peso após o parto.

Por tudo isso, é muito importante praticar exercícios de hidroginástica para gestantes!  O exercício aquático melhora a saúde em vários aspectos!

Cuidados para as grávidas ao fazer hidroginástica

A aula de hidroginástica para gestante, assim como outros exercícios fora d’água, deve seguir os mesmos cuidados.

Mesmo se exercitando dentro da água, a grávida não pode esquecer da hidratação. Além disso, é preciso ficar bastante atenta para não exceder os próprios limites durante a aula, ainda que a atividade seja de baixo impacto. A intensidade deve ser sempre leve ou moderada, nunca elevada.

Se a grávida sentir tontura, indisposição, náuseas, sangramento, falta de ar ou perceber sinais de superaquecimento no corpo deve interromper os exercícios e informar o instrutor, porque esses sintomas podem ser sinais de uma alteração na pressão arterial.

Exercícios de hidroginástica: gestante precisa ficar atenta

Os exercícios de hidroginástica são mais leves do que outras práticas aeróbicas. São muitas atividades de flutuação, caminhadas em volta da piscina ou corridas no mesmo lugar, e outros treinos para trabalhar braços, pernas e costas, praticados com o corpo totalmente dentro da piscina.

Contudo, um cuidado importante é a forma de entrar e sair da piscina. A gestante deve subir e descer pela escada, com calma e segurança. De maneira alguma a gestante deve saltar na piscina ou mergulhar (de pé ou de cabeça). Outro cuidado é usar chinelos na área molhada ao redor da piscina, para evitar escorregar e cair.

Leia mais: 

Hidroginástica para gestantes: contraindicações

Nós já falamos dos benefícios, mas será que há contraindicações? 

A gestante deve consultar um obstetra antes de iniciar qualquer prática física.Ele determinará o melhor momento para o início, ou caso haja alguma situação de risco, poderá contra indicar a atividade física.

Grávidas com alguns tipos de problemas de saúde também não podem praticar a hidroginástica, este é o caso  daquelas que têm histórico de:

– parto prematuro ou abortos espontâneos, 

– problemas no colo uterino,

– placenta prévia, 

– quadros de pré-eclâmpsia, 

– cardiopatas 

– e aquelas que sofrem com problemas pulmonares.

Hidroginástica para gestantes em São José dos Campos

A Cia Athletica oferece o melhor programa de hidroginástica de São José dos Campos. E o melhor de tudo é que você pode frequentar todos os horários da atividade: às manhãs, de segunda ao sábado, e às tardes e noites, de segunda à sexta.

A piscina tem a profundidade ideal para a prática de hidroginástica para gestante. E ainda é coberta, aquecida e equipada com acessórios que tornarão a aula mais segura e eficaz.

Então, coloque sua roupa de hidroginástica para gestante e venha fazer uma aula experimental na Cia Athletica mais próxima de você!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome