O Novembro Azul nasceu com o objetivo de incentivar os homens a cuidarem da saúde e a adotarem medidas para a prevenção do câncer de próstata. Ele é o tipo mais comum entre os homens e é a causa da morte de 28,6% da população masculina. Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), um homem morre a cada 38 minutos devido a doença.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

corpo-homem
Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já se tornaram bem avançados, dificultando a sua cura. Esses sintomas são:

  • dores nos ossos;
  • vontade de urinar com frequência;
  • dor ao urinar;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Existe algum fator de risco para a doença?

A incidência da doença costuma ser maior em homens que possuem obesidade e histórico familiar de câncer de próstata.

Diagnóstico precoce

A forma mais eficaz para garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. E isso deve acontecer através dos exames preventivos. Mesmo quando não existem sintomas, homens a partir de 45 anos com fatores de risco ou de 50 anos sem os fatores devem ir ao urologista se informar e realizar o exame de toque retal. Por meio dele, o médico avalia as alterações da glândula como: endurecimento e presença de nódulos suspeitos. Existe também o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico), com resultado mais preciso.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita do câncer, como biópsias e ultrassom transretal. A partir da comprovação da doença, o médico seguirá com o tratamento mais adequado.
Ou seja, é importantíssimo que os homens não deixem esses exames de lado e procurem um urologista o quanto antes.

E os exercícios físicos?

Estudos científicos comprovam que as atividades físicas reduzem o risco de câncer de próstata do tipo agressivo ou avançado. Elas atuam indiretamente na prevenção por influenciarem no sobrepeso ou diferentes graus de obesidade – uma das principais causas da doença. Combinando exercícios regulares com uma dieta saudável de frutas, verduras e legumes, a prevenção é ainda mais eficaz.
Por isso, além de se conscientizar sobre o cuidado com sua saúde e fazer os exames preventivos do câncer de próstata, encontre uma atividade física para realizar regularmente e reduza os seus riscos. 😉
 

1 comentários

  1. Estudos científicos comprovam que as atividades físicas reduzem o risco de câncer de próstata do tipo agressivo ou avançado. Elas atuam indiretamente na prevenção por influenciarem no sobrepeso ou diferentes graus de obesidade

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome