Home SAÚDE PREVENÇÃO Osteoporose: conheça os melhores exercícios para evitar o problema

Osteoporose: conheça os melhores exercícios para evitar o problema

3127
0

Não é de hoje que os benefícios dos exercícios físicos para a saúde são ressaltados, mas você sabia que existem práticas fitness que podem ajudar até a evitar a osteoporose?

Saiba aqui o que causa osteoporose e os exercícios que ajudam a prevenir essa doença nos ossos.

O que é a osteoporose?

A osteoporose é uma condição que pode surgir no organismo após os 45 anos em homens e mulheres. Isso ocorre porque a massa óssea que é produzida até os 20 anos de idade, começa a se perder a partir dos 40 anos.

A relação entre osteopenia e osteoporose é íntima. Enquanto a primeira nomenclatura trata-se da primeira etapa pré-clínica da degeneração óssea, quando começa o desequilíbrio entre as células de absorção e as de regeneração, a osteoporose representa a fragilidade óssea, a doença já instalada no corpo.

A osteoporose na coluna é um dos pontos afetados pela doença, porém, as pernas e quadris também são alvos da perda óssea.  Um osso com osteoporose é frágil e poroso, então, com isso, é possível dizer que osteoporose dói.

O que causa a osteoporose?

Entre as causas da osteoporose, o envelhecimento é fator principal, mas outros aspectos da vida da pessoa também favorecem, por exemplo, fatores genéticos, pouca exposição ao sol, sedentarismo, baixo consumo de cálcio, ser fumante e a menopausa, além de ter diabetes e fazer uso de corticoides.

Já nos homens, além de todos esses fatores, uma produção baixa de testosterona também vai provocar perda óssea.

São vários tipos de osteoporose que podem ser diagnosticadas, como osteoporose senil, osteoporose pós-menopausa, osteoporose secundária, osteoporose em homens.

Entre os sintomas da doença, o mais evidente é o aumento dos riscos de fraturas no fêmur, costela e quadris, mas também é possível observar dores, desajustes de equilíbrio e postura, além de dificuldades para realizar tarefas cotidianas.

Como prevenir a osteoporose?

Muitas pessoas perguntam se osteoporose tem cura. Não tem, mas embora seja um processo fisiológico, a qualidade de vida da pessoa também vai interferir muito no avanço dessa perda óssea. Por isso, muitos exercícios físicos podem ajudar a retardar e prevenir a perda da massa óssea.

Então, o que é bom para osteoporose? Entre os melhores exercícios para evitar esse problema estão a musculação, corrida, a caminhada e a dança, além dos exercícios de flexibilidade, como pilates e alongamento.

Musculação e treinos funcionais

Os exercícios de sustentação de peso ou de carga vão conceder mais força nos ossos e são considerados excelentes para prevenir o problema. Esse treino é um verdadeiro remédio para osteoporose.

Os exercícios vão fazer com que tendões e músculos puxem os ossos, consequentemente, vai haver estimulação das células ósseas, o que vai ajudar a “criar” mais ossos.

O peso do próprio corpo, os halteres e aparelhos de ginástica vão servir imensamente como tratamento para osteoporose.

Porém, há estudos que também revelam que, além dos exercícios de sustentação de pesos, aqueles de alto impacto, como os treinos funcionais, também poderão produzir ótimos efeitos para reduzir o problema.

Entre os ótimos exercícios estão as flexões, abdução, adução e extensão de quadril, mas existem vários outros para reduzir as chances de um atleta ter essa doença.

Dança, Spinning, Caminhada e Corrida

A dança, o Spinning, a caminhada e corrida estão entre os exercícios aeróbicos mais indicados para a prevenção da osteoporose, porque realizam a sustentação do peso do corpo nas pernas, o que vai promover trabalho das células de regeneração óssea.

Mas como os aeróbicos são ótimos para prevenção da doença, exercícios cotidianos como subir escadas também vão ajudar.

Exercícios de flexibilidade

Alguns exercícios de flexibilidade, como Yoga, pilates e alongamentos, vão possibilitar a prevenção do problema, porque promover uma extensão de articulações em toda a extensão do movimento vai trabalhar também a musculatura, que precisa estar aquecida antes de começar os exercícios.

Os exercícios de tração e tensão do pilates e da Yoga vão melhorar a força e a flexibilidade, o que vai possibilitar a remodelagem óssea. 

Conclusão

Como se percebe, exercícios físicos realizados com orientação são imensamente benéficos para a saúde e para a mente. Com eles, será possível até evitar a necessidade de medicamentos para osteoporose. Aposte em um estilo de vida mais saudável e só terá ganhos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome