Home SAÚDE Longevidade: o que você deve fazer para viver mais e melhor?

Longevidade: o que você deve fazer para viver mais e melhor?

16
0
Mulher observa celular na academia, onde faz exercícios para ter longevidade com saúde

Todos os seres humanos passam pelas 4 fases do ciclo natural da vida: infância, adolescência, idade adulta e velhice. No entanto, é possível alcançar mais longevidade e, o mais importante, com qualidade de vida.

Afinal, o intuito é ter uma vida mais longa, com saúde física, mental e emocional, para viver cada dia com plenitude. 

Assim, é possível desfrutar dos pequenos prazeres da vida e ter independência e autoestima para realizar qualquer tipo de atividade, mesmo na velhice.

Então, se você quer saber o que significa longevidade e como alcançá-la com hábitos saudáveis, acompanhe este post blog

O que é longevidade?

O conceito de longevo é atribuído a uma pessoa que possui uma vida longa, geralmente, acima da média da expectativa de vida da população de uma região.

Contudo, entendemos a longevidade como a capacidade de alguém alcançar uma idade avançada de forma saudável e ativa. Em outras palavras, viver com qualidade e bem-estar em todas as fases da vida. 

Portanto, não se trata apenas de viver muitos anos em um estado debilitado de saúde, mas sim de ter a possibilidade de desfrutar de uma vida plena e significativa.

No entanto, a longevidade não se trata apenas de uma questão genética, mas também de fatores externos que contribuem para uma estilo de vida wellness, que compreende uma vida saudável.

Hábitos para ter mais longevidade

O segredo da longevidade está na adoção de hábitos saudáveis na rotina, que devem ser colocados em prática desde cedo, não apenas na velhice.

Quanto mais cedo o indivíduo investir na própria saúde, mais longevo será sua vida e mais benefícios conseguirá colher ao longo do tempo.

Então, veja quais são os hábitos que você deve adotar mais ter mais longevidade:

Alimentação equilibrada

Uma alimentação equilibrada e rica é fundamental para manter a saúde em dia e prevenir o desenvolvimento de doenças.

Portanto, na sua rotina, você deve consumir frutas, legumes, verduras, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis para fornecer os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Prática regular de exercícios físicos

A atividade física regular é essencial para manter a saúde do corpo e da mente. Por isso, é recomendado a prática de exercícios físicos por, pelo menos, 3 vezes na semana.

Exercícios como caminhada, corrida, bicicleta, natação, Pilates e musculação são opções de atividades que podem ser praticadas diariamente.

Mas, claro, o ideal é que o praticante tenha o acompanhamento de um profissional, não só para evitar lesões, como também para obter os benefícios que cada atividade promove.

Leia mais: 

Qual a melhor atividade física para ansiedade?

Cuidado com a saúde mental

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Praticar atividades de relaxamento, como meditação e Yoga, podem ajudar com esta tarefa.

Mas, em alguns casos, é necessário buscar ajuda profissional, para tratar transtornos mentais, estresse e ajudar o indivíduo a superar desafios cotidianos de forma saudável e positiva.

Estímulo mental

Manter a mente ativa é uma das formas de melhorar a qualidade de vida e reduzir o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas.

Portanto, ao longo da vida, é indicado oferecer estímulos intelectuais, como leitura, jogos de raciocínio, jogos de memória, aprendizado de novas habilidades e hobbies, para que o cérebro continue realizando novas conexões neurais.

Manutenção de relações sociais

Criar e manter relacionamentos, de qualquer tipo, é essencial para uma vida longa e saudável. A socialização e a interação com outras pessoas promove uma troca de experiências e conhecimentos.

A convivência com outras pessoas também estimula o indivíduo a se adaptar a novas situações e reduzir o isolamento, o que fortalece a saúde mental

Entre os relacionamentos, cultivar amizades e laços familiares está entre os mais importantes, porque ajudam a construir um suporte emocional e senso de pertencimento.

Veja mais sobre:

Ginástica de relaxamento: conheça 5 tipos

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Encontrar um equilíbrio saudável entre as demandas do trabalho e da vida pessoal é fundamental para prevenir o estresse, a ansiedade e o burnout, que são consideradas doenças comuns do século.

Então, é importante reservar tempo para atividades de lazer, descanso e momentos de descontração, para cuidar de si mesmo e recarregar as energias.

Quando surgiu a qualidade de vida no trabalho? O conceito de qualidade de vida no trabalho surgiu na década de 1950 ainda, muito antes dos distúrbios mentais se popularizarem, como vemos atualmente. Ele surgiu a partir dos estudos do Tavistock Institute que analisava a relação entre um trabalhador, seu serviço e a organização.

Acompanhamento médico

Outro fator importante para ter uma longevidade maior é monitorar a saúde com check-ups regulares, para prevenir o desenvolvimento de doenças.

E, a qualquer sinal de um sintoma ou de mudança física, é necessário consultar um profissional, para receber o diagnóstico e um tratamento adequado, antes que a condição se agrave.

Benefícios de uma vida longeva

Os hábitos que você viu acima são essenciais para prevenir ou reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, doenças neurodegenerativas (ex.: Alzheimer) e transtornos mentais (ex.: depressão), que são mais comuns em idosos.

Isso acontece porque ocorre uma melhora da circulação sanguínea e do fornecimento de nutrientes que uma boa alimentação e atividade física promovem.

Por consequência, também ocorre uma melhora do processo cognitivo, que estimula a memória, a concentração e o raciocínio.

Outro benefício é o fortalecimento do sistema imunológico, que torna o organismo mais eficiente no combate a infecções e na redução da frequência e da gravidade de doenças sazonais.

O fortalecimento também é visto no próprio corpo, com o aumento da massa muscular e óssea, assim como no equilíbrio e na coordenação motora

Essa combinação auxilia na prevenção contra quedas, o que costuma ser comum na terceira idade. De acordo com o Ministério da Saúde,  40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem com quedas

As quedas que ocorrem dentro de casa chegam a representar 70% dos casos de idosos com mais de 65 anos. Essa porcentagem aumenta conforme o avanço da idade.

Além dos riscos de sofrer fraturas e lesões, também pode aumentar as chances de óbito, já que a queda é a terceira causa de mortalidade entre idosos.

Enfim, além do fortalecimento do corpo, com uma vida longeva é possível desfrutar de independência e autonomia para realizar atividades do dia a dia com disposição e facilidade.

Como ter mais longevidade?

Como você viu ao longo deste texto, há diversos hábitos que precisam ser incluídos na sua rotina, como a atividade física, que promove benefícios para o corpo e a mente.

E para te ajudar a manter um estilo de vida saudável, você pode contar com a Cia Athletica, uma academia moderna que conta com diversas modalidades para você escolher e praticar.

As unidades contam com uma equipe de profissionais de educação física altamente capacitados, para oferecer a você uma experiência imersiva e completa.

Nossos ambientes são equipados com uma grande variedade de equipamentos e aparelhos de última geração, para você treinar com conforto e segurança.

Não deixe de agendar uma aula e conhecer de perto tudo o que a academia pode oferecer para te ajudar a alcançar uma vida com mais longevidade.

Venha para a Cia Athletica!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome