Home SAÚDE Como aliviar o estresse rapidamente: 7 exercícios

Como aliviar o estresse rapidamente: 7 exercícios

10
0
Como aliviar o estresse rapidamente? Mulheres se cumprimentam animadas na academia

Quem vive diariamente uma rotina puxada e corrida deve saber como aliviar o estresse rapidamente. 

Se sentir estressado diante de certas situações é inevitável, já que é uma resposta natural do organismo ao se sentir em perigo ou ameaçado.

O estresse pode ser causado por fatores físicos ou psicológicos, por exemplo, sobrecarga no trabalho ou conflitos nos relacionamentos.

Entretanto, não é normal que essa emoção seja constante no dia a dia. Caso contrário, não só a saúde mental pode ser prejudicada, como também a saúde física. Por isso, é importante aprender como aliviar o estresse rapidamente.

Entenda como fazer isso com esse post.

O que o estresse causa no corpo?

De acordo com o Ministério da Saúde, o estresse é dividido em 3 fases: alerta, resistência e exaustão

Fases do estresse
Na fase de alarme, o indivíduo se depara com o agente estressor e o corpo reage com sintomas físicos e emocionais.
Na fase de resistência, o organismo vivencia os sintomas e tenta equilibrar as reações.
Na fase de exaustão, o corpo entra em conflito e não consegue voltar ao estado de tranquilidade.

Em um primeiro momento, o estresse causa uma tensão muscular, que geralmente é acompanhada de insônia, diarreia e agitação.

Em seguida, o corpo tenta equilibrar os níveis de cortisol, o que pode provocar:

  • Perda de memória;
  • Formigamento;
  • Mal-estar generalizado;
  • Cansaço;
  • Tontura;
  • Irritabilidade;
  • Gastrite;
  • Mudança no apetite.

Posteriormente, o organismo apresenta os sintomas físicos, que viu acima, de forma mais intensa e frequente, além de taquicardia, hipertensão, problemas de pele, angústia, hipersensibilidade emocional, úlcera, pesadelos entre outros.

Além disso, o alto nível de cortisol dificulta a absorção de nutrientes pelo organismo, o que pode causar anemia, diabetes, osteoporose, escorbuto, Beribéri ou raquitismo.

Outra ação do hormônio no organismo, e da adrenalina, quando os níveis permanecem altos por tempo prolongado, é o comprometimento do sistema imunológico.

Ambos alteram o funcionamento das células, que se tornam incapazes de combater vírus, bactérias e outros corpos estranhos. 

Por isso, o indivíduo fica suscetível a infecções, doenças, gripes, entre outras enfermidades, além de contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas.

Na fase da exaustão, a pessoa também fica mais propensa a desenvolver transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Aliado a isso, os sintomas do estresse afetam a capacidade de uma pessoa lidar com situações do dia a dia, o que pode atrapalhar seu desempenho no trabalho e nos estudos, além de prejudicar seus relacionamentos. 

Por causa de todos esses sintomas e consequências, você precisa saber como aliviar o estresse rapidamente no seu dia dia, e evitar riscos à sua saúde.

Leia mais: 

Qual a melhor atividade física para ansiedade?

Como aliviar o estresse com exercícios físicos?

A atividade física é a melhor forma de combater o estresse, porque ela regula os níveis de cortisol.

Além disso, ela libera hormônios da “felicidade” (endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina) que agem positivamente no organismo, melhorando o humor e a sensação de bem-estar.

Outro fato interessante da prática de atividades é que o esforço e a concentração utilizados para a realização dos movimentos demandam bastante energia. 

Assim, a mente precisa direcionar sua atenção para os exercícios, o que ajuda a diminuir o foco no estresse.

Outra ação é o alívio da tensão muscular, uma vez que os exercícios ajudam a relaxar e alongar os músculos, além de melhorar a oxigenação.

Então, para te ajudar a aliviar o estresse, confira uma lista com os 7 melhores exercícios.

1- Caminhada

Homem e mulher fazendo caminhada na esteira.

A caminhada é um exercício que pode ser praticado em um ambiente fechado ou ao ar livre, em uma pista de corrida ou na esteira. 

Também pode ser praticada por qualquer pessoa, porque a atividade possui poucas contraindicações. Aliás, pode ser praticada até mesmo por quem sofre com osteoporose, já que estimula a produção de tecido ósseo.

O interessante desta atividade é que o ritmo da caminhada é controlado diretamente pelo indivíduo, quando realizada fora de esteira. Portanto, não exige um alto condicionamento físico.

Por outro lado, a caminhada na esteira oferece mais flexibilidade para variar o exercício, além de estimular a melhora da performance, porque assim é possível definir a velocidade e a inclinação do aparelho.

Independentemente da escolha, a caminhada emagrece e consegue promover bem-estar e oferece um momento de tranquilidade aos praticantes em meio à correria do dia a dia.

2- Alongamento

Alunos fazendo aula de alongamento no chão.

O alongamento é uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa a qualquer hora do dia. Mesmo que esteja no trabalho ou na faculdade, é possível realizar os exercícios para aliviar o estresse.

A atividade exige apenas a concentração do praticante para alongar seus membros e aliviar a tensão. Além disso, é possível realizar exercícios em pé, sentado ou deitado, portanto, pode ser adaptado para diferentes ambientes e situações.

O ideal é que o alongamento seja realizado todos os dias, após ficar muito tempo sentado, para evitar problemas de postura e aliviar a musculatura.

Também é essencial que os exercícios sejam realizados antes dos treinos de musculação, corrida ou natação, para preparar o corpo para os movimentos e o esforço físico e evitar lesões.

Depois dos treinos, o alongamento serve para acelerar a recuperação e diminuir a rigidez muscular, que é uma reação natural dos músculos.

Veja também sobre:

Ginástica de relaxamento: conheça 5 tipos

3- Yoga

Alunos fazendo aula de yoga.

A Yoga pode ser praticada por pessoas de qualquer condicionamento físico ou idade, e também é possível praticar de forma individual ou em grupo.

As aulas progridem conforme o avanço do condicionamento físico e da flexibilidade do praticante na realização dos movimentos. Portanto, as posições são realizadas e adaptadas dentro do limite de cada pessoa, que evoluem gradualmente.

A Yoga exige bastante concentração e consciência corporal dos praticantes, além do controle da respiração, capacidades que também são melhoradas conforme a constância das aulas.

Com isso, o corpo e a mente conseguem relaxar, o que reduz a tensão muscular e melhora o equilíbrio emocional, além de promover uma sensação de leveza e prazer.

4- Pilates

Mulher realizando exercício de Pilates em aparelho.

O Pilates também é um exercício que estimula a concentração e a concentração corporal, ao mesmo tempo em que fortalece a musculatura.

Além de aliviar a tensão muscular e prevenir e tratar dores, a atividade estabiliza a  respiração e conduz os movimentos com técnicas fluídas.

Assim como a Yoga, o Pilates promove uma conexão da mente com o corpo, o que proporciona um equilíbrio físico e emocional, o que ajuda a aliviar o estresse e melhorar a autoestima.

Outra característica da aula de Pilates é que podem ser adaptadas para as necessidades individuais de cada pessoa. Por isso, é acessível para idosos, gestantes ou pessoas com condições preexistentes.

5- Musculação

Mulher em aparelho na academia fazendo musculação.

Entre os benefícios da musculação, podemos citar o fortalecimento dos músculos e melhora da qualidade de vida do praticante.

Sua característica mais interessante é que os treinos podem ter diferentes objetivos, como definição ou hipertrofia muscular. Assim, os exercícios são realizados com cargas, repetições e séries diferentes, de acordo com os objetivos.

A atividade exige bastante concentração muscular e mental para realizar os movimentos, além do esforço físico, o que ajuda a aliviar a tensão e o estresse.

Além disso, a musculação promove mudanças no corpo, o que melhora a autoestima e a autoconfiança que, por consequência, tem um impacto positivo na saúde mental.

6- Natação

Homem nadando em piscina em aula de natação.

A aula de natação oferece diversos benefícios para a saúde e o bem-estar, e um deles é a capacidade de aliviar o estresse. 

O ambiente aquático é o único que consegue criar uma esfera de leveza, já que promove a sensação de flutuação, que ocorre por causa da densidade e resistência da água.

A água também isola estímulos externos intensos, o que ajuda a criar um  ambiente propício para a introspecção, para que a pessoa consiga se desconectar do mundo e foque apenas nos seus movimentos, na sua respiração e nos sons da água.

Essa sensação de calma e liberdade pode ajudar a reduzir a tensão muscular e a ansiedade, promovendo uma sensação geral de relaxamento.

7- Luta

Mulher fazendo aula de luta.

Existem diversos benefícios associados à prática de artes marciais, que contribuem para a redução dos níveis de estresse e ansiedade.

Uma das principais razões pelas quais as lutas são eficazes no combate ao estresse é o fato de que proporcionam uma forma saudável e controlada de liberar a tensão acumulada no corpo. 

Dessa forma, o praticante consegue controlar emoções e comportamentos negativos e canalizá-los para as aulas, nas quais aprende também habilidades de autodefesa, disciplina e resiliência.

Além disso, a prática de lutas ajuda a melhorar a capacidade de concentração e foco, o que auxilia na redução da ansiedade e preocupações do dia a dia. 

A prática regular também contribui para o aumento da autoconfiança e autoestima, fatores essenciais para lidar com situações estressantes da rotina.

Como aliviar o estresse rapidamente na Cia Athletica?

Aliviar o estresse é essencial para manter o equilíbrio emocional e a saúde mental. Na Cia Athletica, você pode encontrar diversas atividades que ajudam a relaxar e liberar a tensão acumulada no dia a dia.

Uma das opções para aliviar o estresse na Cia Athletica é praticar exercícios físicos, como aulas de Yoga, Pilates, musculação e outras modalidades oferecidas nas unidades.

Agende uma visita e veja como a academia pode ser um ambiente propício para cuidar não só do corpo, mas também da mente.

Você também pode se interessar em ler:

Wellness ou fitness: qual o seu estilo? 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome