Esqueça os mil abdominais !
Houve um tempo em que se acreditava que a musculatura do abdome merecia um tratamento diferenciado dos outros grupos musculares do nosso corpo.
Talvez o fato da famosa “barriguinha” ser uma das alterações que mais incomoda as pessoas tenha gerado o mito que somente fazendo mais de 1000 abdominais por dia teríamos uma barriga durinha e livre das gorduras indesejadas.
Hoje, gracas às pesquisas, podemos ter o nosso período na academia reduzido, esquecendo os tais infindáveis abdominais, e usar o nosso precioso tempo para atividades complementares, sem perder o foco no resultado.
Abdominais: menos é mais !
Os músculos do abdome devem ser trabalhados em séries curtas, como as outras musculaturas do corpo na musculação.
Em aulas específicas para abdome devemos evitar o excesso de repetições.
Nos últimos anos descobriu-se que os abdominais tradicionais, aquele em que deitamos no chão e “puxamos nossa cabeça para cima”, podem trazer muitos prejuízos para a coluna.Além disso, pode não ser o método mais eficiente para manter seu abdômen funcionalmente forte.
Em comparação com os novos métodos, os abdominais antigos perdem em 5% de eficiência e aumentam muito o risco de lesões. Precisamos de um abdome forte para:
- manter a postura,
- proteger a coluna
- auxiliar nas atividades do dia a dia com menor risco de lesão.
Tudo bem, e a estética? Você deve estar perguntando, claro! Vem junto com todo este trabalho, mas só ficará aparente se mantiver baixa a sua quantidade de gordura no corpo.
Podemos ter melhores resultados fazendo abdominais mais conscientes, pensando na contração que estamos fazendo. Dicas para um trabalho diferenciado:
- puxar o umbigo para dentro,
- aproximar as costelas uma da outra,
- não tirar demais o seu tronco do chão
- não estender ou dobrar as duas pernas, mantendo uma estendida e outra dobrada.
Manter estas contrações, protegendo sua coluna durante os demais exercícios para braços e pernas também é uma dica importante.
Resumindo: na musculação, faça seus abdominais com séries curtas, assim como se trabalha outros músculos.
Nas aulas de abdominal, procure por aulas e academias que tenham a preocupação de preservar a sua coluna durante os exercícios.
No trabalho correto, você fortalece a musculatura mais profunda do abdômen através de contrações específicas e pranchas abdominais.
Não utilize ângulos exagerados e, principalmente, fuja das infindáveis repetições!
Busque locais e profissionais qualificados, aprenda bem as técnicas e com o devido acompanhamento.
Lembre-se, querido leitor, maior eficiência e menor risco de lesões! Bom exercício para você!