
O Leg Press trabalha qual músculo? Saiba que esse aparelho é amplamente utilizado por alunos da academia no treino de perna.
Ao contrário dos exercícios livres, o uso da máquina pode facilitar a execução ao guiar os movimentos do usuário.
Além disso, também é mais seguro utilizar um aparelho ao usar cargas muito pesadas, já que há menos riscos de causar acidentes ou lesões.
Mas, claro, esse fator também depende do próprio usuário e do professor da academia, para monitorar a postura correta e não ultrapassar os limites do próprio corpo.
Então, está curioso para saber qual músculo o Leg Press trabalha? Continue sua leitura!
Qual músculo trabalha o Leg Press?
O Leg Press é especialmente eficaz para fortalecer e tonificar os músculos das pernas.
Ao utilizar a máquina, você ativa principalmente os músculos quadríceps, que estão localizados na parte frontal da coxa.
Além disso, o exercício também envolve os glúteos e os músculos isquiotibiais, que ficam na parte posterior da coxa.

Incluir o Leg Press em sua rotina de treino pode ser uma ótima maneira de desenvolver força nos membros inferiores e melhorar o desempenho em outras atividades físicas.
Ao lado de outros exercícios, como agachamentos e levantamento terra, ele contribui para um treino de pernas equilibrado e eficaz.
Vantagens do uso do Leg Press
Além de trabalhar diferentes grupos musculares, o Leg Press oferece um suporte maior para os usuários, isto é, mais estabilidade durante os movimentos.
Dessa forma, eles não precisam se preocupar em se equilibrar durante a execução, podem apenas se concentrar na técnica correta do exercício e no controle dos movimentos.
Por causa disso, é mais fácil progredir de carga e aumentar a intensidade do exercício e, por consequência, obter melhores resultados com o tempo.
Além disso, você pode encontrar 3 variações do Leg Press:
- Leg Press 45º (diagonal);
- Leg Press 90º (vertical);
- Leg Press 180º (horizontal).
Apesar das variações de angulação do Leg Press, todas as opções trabalham os mesmos grupos musculares. Então, você pode utilizá-los para diversificar o treino e evitar a monotonia.
O que difere entre eles, na verdade, é a resistência do exercício.
Por exemplo, no Leg Press 90º, a resistência pode ser maior devido à gravidade e ao ângulo do aparelho, exigindo mais esforço dos músculos das pernas.
Por causa disso, você deve utilizar cargas mais leves do que as outras variações do aparelho, para conseguir executá-lo corretamente sem sofrer lesões.
A variação mais utilizada nas academias é o Leg Press 45º, já que sua angulação proporciona um movimento mais natural e confortável para a maioria dos alunos.
Essa variação é ideal para iniciantes, porque permite uma melhor adaptação ao exercício.
Mas também é indicada para aqueles que desejam realizar séries mais longas e focar na resistência muscular.
Já o Leg Press 180º pode ser útil para evitar sobrecarga na região lombar. No entanto, ainda exige um esforço maior dos músculos do que o Leg Press 45º.
Dicas para uma execução correta
Para potencializar os resultados do Leg Press, é importante prestar atenção à técnica.
Mantenha os pés na largura dos ombros e evite que os joelhos ultrapassem a linha dos pés durante o movimento.
Lembre-se que toda a sola do pé deve ficar apoiada na plataforma, e a força para empurrá-la deve vir dos calcanhares.
Além disso, é importante ressaltar que não existe uma comprovação científica de que a angulação dos pés interfere nos resultados, com a ponta dos pés voltadas para fora ou para dentro.
Por outro lado, você pode ter um pouco mais de ganho ao colocar seus pés mais acima da plataforma do Leg Press.
A angulação dos joelhos mais aberta e a maior flexão do quadril promovem um trabalho mais intenso sobre músculos posteriores da coxa e também recrutam os glúteos.
Realize o exercício de forma controlada para evitar movimentos bruscos e causar um impacto grande nas articulações, além de favorecer o trabalho dos músculos.
Inspire ao descer e expire ao subir, para manter um ritmo constante de contração e relaxamento muscular.
Treino de perna na Cia Athletica
Lembre-se sempre de consultar um profissional de educação física antes de iniciar qualquer treino, independentemente se você for de nível avançado ou iniciante na academia.
Aqui na Cia Athletica, você tem à sua disposição os professores mais qualificados da região, para treinar com segurança e eficiência.
Após uma avaliação inicial, você recebe um plano de treino personalizado para alcançar seus objetivos.
Durante todo o funcionamento da academia, os professores acompanham os alunos em seus treinos na sala de musculação, para você não ficar desamparado enquanto estiver em nossos estabelecimentos.
Agende uma visita na unidade mais próxima de você!
Vem pra Cia!