Home DEFINIÇÃO MUSCULAR AULAS PARA DEFINIR Stiff: aprenda como fazer corretamente e evitar lesões

Stiff: aprenda como fazer corretamente e evitar lesões

6
0
Homem segurando barra com anilhas para fazer exercício stiff.

O stiff é um dos exercícios mais completos para fortalecer e definir a região posterior do corpo, além de ajudar a melhorar a estabilidade do quadril e dos membros inferiores.

Diferente do levantamento terra, que é um exercício com uma execução muito semelhante, o stiff tem um foco maior nos isquiotibiais e estimula uma consciência corporal maior.

Então, veja neste conteúdo o que é e como fazer o stiff corretamente, além de conhecer quais são as variações desse exercício.

O que é stiff?

É um exercício que consiste no movimento de flexão de quadril para o levantamento de um equipamento, como barra, halteres ou outros.

Ele é excelente para isolar a parte posterior da coxa, que são os isquiotibiais, e do tronco, que inclui a lombar, além de também exercitar os glúteos. Por isso, o stiff não pode faltar no seu treino de pernas.

Para que serve o stiff?

Além de promover o crescimento muscular, o stiff fortalece a cadeia posterior, o que ajuda a melhorar a postura e a estabilidade do corpo.

O exercício também é um ótimo complemento para outros treinos de membros inferiores, como o levantamento de terra e o agachamento.

Por fim, o stiff ajuda na prevenção de lesões, por fortalecer a região posterior de forma uniforme. Com isso, é possível obter uma melhora da mobilidade do quadril e da flexibilidade da coluna.

Como fazer stiff?

Em português, stiff pode significar “duro” ou “rígido”, o que descreve a execução do exercício. Ele é focado na flexão do quadril, e não nos joelhos, que devem permanecer estendidos.

Portanto, para realizá-lo, você deve:

  • Posicionar o equipamento à sua frente;
  • Ficar em pé, com os pés na largura dos quadris;
  • Segurar o equipamento à frente do corpo, com os braços relaxados;
  • Inclinar o tronco para frente, com as costas retas e o abdômen contraído;
  • Flexionar levemente os joelhos enquanto leva o peso em direção ao chão;
  • Descer até sentir um leve alongamento na parte posterior das pernas.
  • Evitar a curvatura da coluna enquanto realiza o movimento;
  • Contrair os glúteos e empurrar o quadril para a frente para voltar à posição inicial.

Qual é a diferença entre stiff e levantamento terra?

Stiff x Levantamento terra
Stiff
Isquiotibiais, glúteos e lombar
Flexão do quadril com mínima flexão dos joelhos
Cargas de moderadas a pesadas
Levantamento terra
Isquiotibiais, glúteos, lombar, quadríceps, músculos das costas, abdômen e panturrilhas
Extensão dos quadris e flexão dos joelhos
Cargas mais pesadas

O stiff e o levantamento terra (deadlift) são exercícios focados no fortalecimento dos músculos da cadeia posterior.

Aliás, o stiff (deadlift stiff) é uma variação do levantamento terra. No entanto, possuem execuções um pouco diferentes.

O stiff trabalha principalmente os isquiotibiais, os glúteos e a lombar, que ocorre por meio da flexão do quadril. Nele, a flexão dos joelhos é mínima durante o movimento.

Já no levantamento terra, também ocorre a ativação dos quadríceps, dos músculos das costas, do abdômen e das panturrilhas. Aqui, a flexão dos joelhos é maior, o que permite levantar cargas mais pesadas.

Ambos são funcionais para um treino de pernas. A grande diferença é que o stiff realiza um trabalho mais isolado enquanto o deadlift é mais amplo.

Conheça todas as formas de realizar o exercício stiff

Stiff com barra

O stiff com barra é a forma mais tradicional do exercício, na qual a barra ajuda a distribuir o peso de forma uniforme. É ideal para quem deseja aumentar a carga e desafiar a musculatura posterior das pernas.

Para realizá-lo, segure a barra com as mãos afastadas na largura dos ombros e siga o movimento básico descrito acima. 

Stiff com halteres

A variação com halteres permite uma amplitude de movimento maior, o que proporciona mais conforto para os pulsos durante a pegada.

O exercício também proporciona mais coordenação e controle postural do praticante, já que o uso de dois equipamentos pode facilitar a execução.

Stiff unilateral

O halter ou o kettlebell permite que você realize o exercício de forma unilateral com mais equilíbrio, o que aumenta o esforço realizado por uma das pernas.

Nele, você deve posicionar uma perna à frente da outra e se apoiar quase que inteiramente na perna da frente, sendo que a detrás permanece de apoio.

Em cada mão, você deve segurar um equipamento e realizá-lo assim como na versão tradicional. 

Outra opção é, ao invés de descer com os dois pés no chão, elevar uma perna enquanto realiza o movimento, para intensificar a ativação dos músculos.

Mas, não se esqueça, por realizar um trabalho maior nas pernas, é necessário utilizar uma carga mais leve, para não sobrecarregar as articulações.

Leia mais:

Como definir o corpo: 4 dicas valiosas 

Stiff na academia, venha fazer na Cia Athletica!

A Cia Athletica é uma academia completa, que possui os melhores equipamentos do mercado fitness, para você treinar com mais conforto e segurança.

Também conta com os profissionais mais qualificados da região, para que seu treino de pernas proporcione o resultado desejado.

Além disso, a sala de musculação de todas as nossas unidades permanece aberta por todo o período de funcionamento da academia, para você conseguir treinar no horário que melhor se encaixar com sua rotina.

Agende uma visita e conheça a unidade mais perto de você.

Vem pra Cia!

Você também pode se interessar por:

Tríceps corda: aprenda como fazer 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome