As mulheres sonham em reduzir a flacidez do "músculo do tchauzinho", temido por muitas. Já os homens desejam mostrar o músculo forte na manga da camiseta. O tríceps corda é um dos mais indicados e efetivos exercícios para hipertrofiar a parte de trás do braço.
 
Como o tríceps corda envolve apenas a articulação dos cotovelos, é um exercício fácil de treinar e pode ser feito pelos iniciantes da musculação.

As mulheres sonham em reduzir a flacidez do “músculo do tchauzinho”, temido por muitas. Já os homens desejam mostrar o músculo forte na manga da camiseta. O tríceps com corda é um dos mais indicados e efetivos exercícios para hipertrofiar a parte de trás do braço.

Como o tríceps na corda envolve apenas a articulação dos cotovelos, é um exercício fácil de treinar e pode ser feito pelos iniciantes da musculação. 

O que é o exercício de tríceps corda?

O tríceps com corda é um exercício de musculação que trabalha a parte de trás do braço, principalmente o músculo tríceps braquial, constituído pelo lateral, medial e longa. Mas também trabalha os ombros e os antebraços. 

Quais os benefícios do tríceps com corda? 

Os principais benefícios do tríceps com corda são a construção de força, o crescimento dos músculos do braço e o aumento da resistência muscular.

Esse exercício trabalha aqueles músculos que usamos para empurrar a carga, como feito no supino reto, no desenvolvimento de ombros e na flexão de braços.

Ao trabalhar os músculos no tríceps (corda), você fortalece os braços e melhora seu desempenho no treino de peitoral e ombros. A prevenção de lesões por esforço repetitivo também é outro benefício.

O tríceps com corda na polia alta traz diversos benefícios, incluindo a construção de força, o crescimento dos músculos do braço e o aumento da resistência muscular. 

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10 passos para entender como fazer o tríceps corda

Antes disso, vale lembrar que o tríceps com corda, assim como qualquer outro exercício de musculação, deve ser feito somente com orientação e supervisão do professor ou personal trainer. Confira como fazer:

  1. Selecione a carga e em seguida coloque a corda na polia;
  2. Fique em pé na frente da máquina de cabos com os pés afastados;
  3. Arrume sua postura com corpo ereto e contraia o abdômen;
  4. Os ombros devem ficar para trás e para baixo;
  5. Mantenha os joelhos levemente flexionados;
  6. Segure firme nas laterais da corda com uma pegada pronada (palmas das mãos voltadas para dentro);
  7. Puxe as alças da corda até que os braços fiquem flexionados a 90 graus;
  8. Puxe a corda para baixo em direção às pernas até esticar os braços totalmente;
  9. Mantenha os cotovelos ao lado do corpo e movimente apenas os antebraços;
  10. Volte lentamente à posição inicial e repita o movimento até o fim da série. 

Dicas para o tríceps com corda    

  • Mantenha os pulsos estáveis;
  • Os cotovelos devem ficar sempre juntos ao tronco;
  • Deixe a corda esticada no final do movimento;
  • Fique com os cotovelos e o tronco fixos;
  • Mantenha o abdômen contraído;
  • Mantenha inclinação do trono até 30 graus;
  • Faça os movimentos com amplitude e sem pressa;
  • Mantenha os movimentos concentrados e contínuos;
  • Sustente a tensão muscular.

Os erros mais comuns no tríceps corda

Abrir os cotovelos ou movimentar os quadris

Os braços têm que ficar colados ao corpo durante todo o exercício. O afastamento dos cotovelos reduz eficiência e aumenta a sobrecarga nos ombros. 

Inclinar demais o tronco

O tronco deve ser inclinado levemente, cerca de 30º, para a lombar ter estabilidade. Se inclinar demais, haverá sobrecarga da lombar e aumento de risco de acidente. 

Colocar os ombros para frente

Isso é bem o “jeitinho brasileiro” de roubar no exercício. Também não vale mover as articulações dos ombros.

Treinar com uma carga maior do que você aguenta não irá trazer resultados eficazes. Coloque peso suficiente. 

Girar ou flexionar os pulsos

Certamente, se fizer isso é porque colocou peso demais na carga. Além de não contribuir para o aumento do tríceps, girar ou flexionar os pulsos sobrecarrega o antebraço e a articulação dos pulsos, e pode causar lesões. 

Bater os pesos

O problema não é somente o barulho dos pesos batendo. O choque dos pesos pode ocasionar um tranco e te machucar. 

Esteja presente, com consciência do movimento que está fazendo para não bater os pesos no momento de voltar à posição inicial. 

Deixar de colocar força no tríceps

É preciso ter foco na contração do músculo durante o exercício. Não é para colocar força no trapézio, pois isso causa tensão e dores no pescoço.

Dar tranco quando estende os braços

Todo movimento do tríceps de corda deve ser feito sem pressa, com amplitude, com movimentos contínuos e concentrados.

Colocar muito peso

Nunca em absoluto treine com um peso acima do que seu corpo está preparado.

Se fizer a execução corretamente, o tríceps é um músculo que responde bem a pouco peso, desde que a execução esteja correta. 

Se houver necessidade de aumentar a carga, faça aos poucos e sob orientação do professor ou personal trainer. 

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