Exercícios proibidos: lenda ou verdade?
Diz a “lenda” que agachamento profundo, abdominal tipo “canivete”, “pulley” puxando pelas costas, entre outros são “proibidos” porque prejudicam as articulações.
Isso é verdade ou é mais uma “lenda urbana” tipo a “loira do banheiro”?
Nosso corpo é uma máquina e como toda máquina tem prazo de validade, desgaste de peças e deveria ter manutenção. Esta máquina humana não vem com manual de instruções e só não é mais perfeita porque não traz peças de reposição!
A manutenção deve ser feita por meio de exercícios, reposição hídrica e reposição energética através da boa alimentação.
Exercício é remédio
A verdade é que o exercício é um remédio para prevenir centenas de doenças. Isto mesmo, Exercício É Remédio! Só temos de lembrar que como o remédio a escolha do princípio ativo e a dosagem podem significar a cura ou desencadear outros problemas.
Ninguém “morre” por dor articular, mas é fato que ninguém gosta de sentir dor.
Quando a dor é gerada pelo movimento a tendência é evitá-la, diminuindo naturalmente o nível de atividade física. Muitas vezes a dor leva a pessoa ao sedentarismo, que, por sua vez, leva à obesidade e isto sim pode comprometer a saúde de forma vital.
Seleção de exercícios
Para justificarmos a escolha de determinados exercícios temos que primeiro responder algumas perguntas:
- Qual o meu objetivo físico ou do meu aluno?
- Para que eu quero fazer ou prescrever este exercício?
- Quais músculos eu quero ativar com este exercício?
- Existem outras opções de exercício para o mesmo resultado?
Um mesmo exercício pode ser o mais indicado ou até contraindicado dependendo do quadro que revela baseado na individualidade biológica, história do praticante e seus objetivos.
Os exercícios devem ser escolhidos com responsabilidade, por profissionais competentes e a execução deve ser monitorada para garantir:
- o alinhamento das articulações,
- o acionamentos dos músculos que fazem a proteção das articulações
- e, consequentemente, a redução da possibilidade de lesões.
Exercícios proibidos e lesões articulares
Uma articulação saudável tem que “correr no trilho anatômico” e quem faz este alinhamento é a ação dos músculos, tendões e ligamentos devidamente estimulados, estabilizados e equilibrados.
Exercícios que colocam as articulações em condições extremas de compressão ou cisalhamento, ou em posições anti anatômicas, devem ser evitados para pouparmos as articulações e garantirmos que o indivíduo permaneça ativo por mais tempo.
Não existe proibição, mas sim adequação individual para a busca de uma ótima relação entre custo X benefício, risco X resultado em todos os exercícios escolhidos.
Bons treinos!