Exercícios proibidos: lenda ou verdade?

Diz a “lenda” que agachamento profundo, abdominal tipo “canivete”, “pulley” puxando pelas costas, entre outros são “proibidos” porque prejudicam as articulações.

Isso é verdade ou é mais uma “lenda urbana” tipo a “loira do banheiro”?
Nosso corpo é uma máquina e como toda máquina tem prazo de validade, desgaste de peças e deveria ter manutenção. Esta máquina humana não vem com manual de instruções e só não é mais perfeita porque não traz peças de reposição!
A manutenção deve ser feita por meio de exercícios, reposição hídrica e reposição energética através da boa alimentação.

Exercício é remédio

A verdade é que o exercício é um remédio para prevenir centenas de doenças. Isto mesmo, Exercício É Remédio! Só temos de lembrar que como o remédio a escolha do princípio ativo e a dosagem podem significar a cura ou desencadear outros problemas.
Ninguém “morre” por dor articular, mas é fato que ninguém gosta de sentir dor.
Quando a dor é gerada pelo movimento a tendência é evitá-la, diminuindo naturalmente o nível de atividade física.  Muitas vezes a dor leva a pessoa ao sedentarismo, que, por sua vez, leva à obesidade e isto sim pode comprometer a saúde de forma vital.

Seleção de exercícios

Para justificarmos a escolha de determinados exercícios temos que primeiro responder algumas perguntas:

  1. Qual o meu objetivo físico ou do meu aluno?
  2. Para que eu quero fazer ou prescrever este exercício?
  3. Quais músculos eu quero ativar com este exercício?
  4. Existem outras opções de exercício para o mesmo resultado?

Um mesmo exercício pode ser o mais indicado ou até contraindicado dependendo do quadro que revela baseado na individualidade biológica, história do praticante e seus objetivos.
Os exercícios devem ser escolhidos com responsabilidade, por profissionais competentes e a execução deve ser monitorada para garantir:

  • o alinhamento das articulações,
  • o acionamentos dos músculos que fazem a proteção das articulações
  • e, consequentemente, a redução da possibilidade de lesões.

Exercícios proibidos e lesões articulares

Uma articulação saudável tem que “correr no trilho anatômico” e quem faz este alinhamento é a ação dos músculos, tendões e ligamentos devidamente estimulados, estabilizados e equilibrados.
Exercícios que colocam as articulações em condições extremas de compressão ou cisalhamento, ou em posições anti anatômicas, devem ser evitados para pouparmos as articulações e garantirmos que o indivíduo permaneça ativo por mais tempo.
Não existe proibição, mas sim adequação individual para a busca de uma ótima relação entre custo X benefício, risco X resultado em todos os exercícios escolhidos.
Bons treinos!
 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome