Copa, Olimpíadas e jogos: nunca se falou tanto de esporte competitivo no Brasil. Essa busca pela vitória, como sabemos, frequentemente vem acompanhada do supertreinamento ou overtraining, que pode causar lesões importantes. Portanto, planejar adequadamente a preparação física é fundamental para poder evitá-las.

Todo esporte privilegia o uso de alguns grupos musculares em detrimento de outros. E muitas das lesões crônicas comuns a cada esporte podem ser prevenidas através de um programa profilático de treinamento que tenha por objetivo equilibrar a força e a flexibilidade dos grupos musculares mais usados e seus antagonistas.
A academia pode ter um papel fundamental nesta prevenção, à medida que oferece toda a tecnologia e o conhecimento para que a preparação do praticante seja equilibrada e  estruturada. Na Companhia Athletica, a seleção dos exercícios adequados para o alongamento e o fortalecimento dos atletas de cada esporte é feita a partir da análise  dos movimentos característicos de cada modalidade e da necessidade de prevenção das lesões crônicas mais comuns. Conheça algumas dessas lesões:
Lesão do manguito rotador: O trabalho do grupo muscular manguito rotador, que cobre a cabeça do úmero, é essencial em atividades repetidas de suspensão acima da cabeça, como o voleibol, os arremessos e a natação. Estas atividades frequentemente são realizadas com técnica deficiente, com fadiga muscular ou com o aquecimento e condicionamento inadequados, de modo que o grupo muscular do manguito rotador, principalmente o supraespinhal, acaba não conseguindo estabilizar dinamicamente a cabeça do úmero na cavidade glenóide, originando problemas  como a tendinite.
Lesão por sobrecarga excêntrica e desequilíbrio: A tendinopatia patelar (TP) é uma lesão por superuso comum na corrida de longa distância, especialmente em mulheres. Avaliações biomecânicas indicam que a sobrecarga excêntrica no grupo muscular do quadríceps, assim como a falta de coordenação, são os principais fatores do desenvolvimento da TP. O fortalecimento excêntrico dos extensores do joelho, assim como o uso de calçados de corrida apropriados e treinamento de equilíbrio ajudam a tratar e possivelmente prevenir a TP.
Lesão do ligamento cruzado anterior: As ações específicas do futebol privilegiam os músculos extensores do joelho em detrimento dos flexores, refletindo, normalmente, num déficit de força significativo dos isquiotibiais, tornando-os mais vulneráveis. Sabe-se que a relação entre os isquiotibiais e os quadríceps deve situar-se entre 55 e 60% e que, no que diz respeito à força muscular, esta relação parece ser o único fator discriminatório dos casos mais severos de lesão do ligamento cruzado anterior. Se forem verificados desequilíbrios nos grupos musculares flexores e extensores do joelho, aconselha-se o estabelecimento do treino de força para minimizá-los.
A melhor maneira de prevenir lesões é através de uma preparação física específica e adequada para o seu esporte. Agende uma visita em uma de nossas unidades e faça uma avaliação com os profissionais Cia Athletica:

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome