Muitas alunas dizem “não quero emagrecer, quero perder barriga”, e a resposta é ter um conjunto de ações e uma mudança radical no estilo de vida que inclua uma alimentação saudável e balanceada e exercícios de musculação e aeróbicos.
Certamente a eliminação total de gordura abdominal será a última a acontecer em todo seu corpo. Por isso, é preciso ter muito foco, fôlego e disciplina para encarar o processo. O caminho não é fácil, mas o resultado compensa a caminhada.
Continue com a gente e saiba como no texto a seguir.
Quero perder barriga, mas não quero emagrecer
Muito tempo atrás acreditava-se que fazer inúmeros abdominais por dia ajuda na perda de gordura abdominal. Na verdade, os abdominais fortalecem os músculos e melhoram a estética da região.
Vamos saber mais o que fazer para perder barriga sem emagrecer?
Leia mais sobre:
Quero perder barriga e não emagrecer, quais os passos?
Seu dia deve começar cedinho
Não enrole na cama, isso pode atrapalhar a perda de peso. Segundo a Obesity, uma revista científica, pessoas que acordam depois das 10h chegam a consumir 250 calorias a mais no dia, além do paladar ficar mais propenso a escolha do açúcar, gorduras e sal.
Elimine as bebidas alcoólicas de sua vida
Aceite de uma vez por todas, elas só atrapalham o funcionamento do seu organismo como um todo. Aqueles que consomem mais de quatro porções por dia, têm mais centímetros na região da barriga. Sabe a famosa “barriguinha de chope”?
Além disso, o álcool acaba afetando toda a distribuição corporal de gordura. E não importa qual tipo, é uma bebida altamente calórica.
Evite e reduza o estresse
Busque ajuda e procure formas de amenizar o estresse do dia a dia. Infelizmente, nos dias de hoje, ele é inevitável. Mas é possível encontrar soluções e mudar a maneira de encarar os problemas.
O estresse estimula a produção do hormônio cortisol, que eleva o apetite e, consequentemente, nosso estoque de gordura, principalmente na região da barriga e dos flancos.
Se você é daqueles que tem os nervos à flor da pele, a dica é:
- Medite;
- Faça yoga;
- Tenha um terapeuta;
- Mantenha hobbies;
- Aprenda a respirar;
- Faça atividades físicas;
- Tenha amigos e socialize;
Durma bem
Dormir bem é um desafio para muita gente, mas não é algo impossível de se fazer. Se você não consegue ter cerca de 7 a 8 horas reparadoras de sono, busque ajuda profissional, faça seus exames periódicos como os hormonais para tireóide, menopausa e andropausa.
Dessa forma, tenha na rotina a higiene do sono toda noite, que inclui eliminar celular e comida antes de dormir, ter um quarto bem escurinho e na temperatura ideal.
Por fim, pesquisas apontam que pessoas que dormem menos de cinco horas diárias ganham peso com mais facilidade e têm tendência de acúmulo de gordura na barriga. E não basta só dormir o suficiente, o sono precisa ser de qualidade.
Se você apresenta interrupções na respiração devido à apneia, tem propensão a desenvolver aquela temida barriguinha. Procure ajuda profissional.
Saiba mais sobre:
Alie exercícios aeróbicos com musculação
Os treinos de força da musculação são muito importantes para aumento de massa muscular, o que acelera o metabolismo e emagrece, favorecendo a redução de barriga.
Logo, se você unir os exercícios aeróbicos com a musculação, vai dar um gás no metabolismo e ajudar na redução de gordura visceral. A constância nas atividades físicas é imprescindível.
Elimine gordura trans, açúcares e maneire nos carboidratos
Açúcar e gordura trans são grandes inimigos da saúde, não apenas da sua barriguinha. A gordura trans aumenta o risco de doença cardíaca, colesterol alto e obesidade.
Assim também, o açúcar pode desencadear doenças crônicas como obesidade, diabetes e esteatose hepática, o acúmulo de gordura no fígado.
Fica o alerta: não é somente o açúcar e a frutose que aumentam o tamanho da barriga, tipos considerados saudáveis como o mel, por exemplo, devem ser evitados.
Aumente a ingestão de integrais, fibras e proteínas
Coma mais frutas, legumes, leguminosas, grãos e cereais. As fibras são muito importantes para diminuir a gordura na região da barriga. O intestino também vai funcionar melhor, diminuindo o inchaço do abdômen.
Assim como, ingira mais proteínas. Além de estimular a liberação do hormônio que atua na área digestiva, aumenta a saciedade e ajuda na construção de músculos.
Inclua a ginástica abdominal hipopressiva
Os hipopressivos são um tipo de abdominal que ajuda a tonificar os músculos da bariga por meio da diminuição da pressão dentro do abdômen, que pode ser conseguida por uma técnica de respiração específica.
Além de fortalecer o abdômen, a ginástica hipopressiva melhora a postura corporal e estimula o funcionamento intestinal.
Conheça os tipos de avaliação da Cia Athletica
A Cia Athletica te ajuda
O conceito da Companhia Athletica “gente cuidando de gente” e a missão “ajudar as pessoas a estar bem fisicamente e a fazer amigos, sempre” se traduzem por meio dos melhores profissionais de Educação Física que temos.
A Cia Athletica é uma academia completa. Além de oferecer um ambiente saudável e equipamentos de última geração, os professores montam treinos completos e individualizados, conforme objetivo de cada aluno.
Venha treinar com a gente.