Quantas vezes você já acordou cansado, mesmo após uma noite inteira de sono? Dormir e acordar cansado pode ser um sinal de que algo não está bem com sua qualidade de sono ou até mesmo com sua saúde em geral.
Mas não se preocupe, algumas atitudes simples podem ajudar e muito nessa condição.
Vamos explorar juntos as possíveis razões para esse cansaço persistente e descobrir o que podemos fazer para melhorar nossa disposição matinal.
O que significa dormir e acordar cansado?
Dormir e acordar cansado não é apenas uma questão de não ter sono o suficiente.
Muitos fatores podem atrapalhar nosso sono ou nossa qualidade de vida quando estamos acordados.
Apneia do sono
A apneia do sono é uma condição respiratória em que a respiração é interrompida durante o sono, frequentemente devido ao relaxamento excessivo dos músculos da garganta.
Durante a noite, essas interrupções na respiração podem ocorrer repetidamente, prejudicando a qualidade do sono e impedindo que o indivíduo atinja os passos mais profundos e restauradores do sono.
Como resultado, dormir e acordar cansado e sem energia é bem comum, mesmo após uma noite aparentemente longa de sono.
Além disso, a apneia do sono está ligada a outros problemas de saúde, como pressão alta e doenças cardíacas, por isso, é importante identificar e tratar corretamente. Nessas condições, o acompanhamento médico é recomendado.
Baixa vitamínica
Mas nem só de sono vive o homem. O corpo humano precisa de vitaminas essenciais como vitamina D e vitamina B12 para funcionar corretamente.
Por exemplo, a saúde dos ossos, o sistema imunológico e a regulação do humor dependente da vitamina D. Fadiga, fraqueza muscular e até depressão podem ser os resultados de falta de nutrientes.
De forma semelhante, a vitamina B12 é necessária para a produção de glóbulos vermelhos e para a função neurológica correta. A anemia e os problemas de concentração podem causar cansaço ao acordar.
Portanto, para manter uma energia e disposição excelentes ao longo do dia, é fundamental obter os níveis adequados de vitaminas da alimentação e se necessário, suplementares.
Ansiedade e depressão
A ansiedade e depressão podem ser uma das causas de você dormir e acordar cansado e com dores no corpo.
As condições de saúde mental, como ansiedade e depressão, afetam significativamente a qualidade do sono.
A ansiedade pode causar pensamentos rápidos e preocupações excessivas, o que dificulta o relaxamento necessário para dormir.
Por outro lado, a depressão pode causar baixa energia e motivação ao acordar, bem como distúrbios do sono como insônia ou sono excessivo.
Essas circunstâncias costumam ser um ciclo perigoso, no qual a falta de sono adequado pode aumentar os sintomas de ansiedade e depressão, e vice-versa.
Portanto, para melhorar a qualidade do sono e reduzir a fadiga ao acordar, é fundamental abordar problemas de saúde mental, principalmente com abordagens médicas.
Exposição à luz azul
A luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, como TVs, smartphones e tablets, interrompe o ritmo natural do sono.
A luz azul diminui a produção do hormônio melatonina, que regula o ciclo de sono.
Isso significa que, ao nos expormos a essa luz antes de dormir, nosso corpo pode tentar entender que é hora de descansar, o que resulta em um sono menos profundo e restaurador. E assim você acaba por dormir e acordar cansado.
Usar filtros de luz azul e diminuir o uso de dispositivos eletrônicos pelo menos meia hora antes de dormir pode ajudar a reduzir esses efeitos.
Consumo de cafeína
O consumo excessivo de cafeína, especialmente próximo à hora de dormir, pode ter efeitos adversos sobre o sono.
A cafeína é um estimulante que aumenta a atividade cerebral e bloqueia os receptores de adenosina, um neurotransmissor que promove o relaxamento.
Portanto, quando consumida em excesso, especialmente poucas horas antes de dormir, a cafeína pode prolongar o tempo necessário para o corpo descansar, reduzir a quantidade de sono profundo e interromper o ciclo natural do sono.
Isso pode resultar em uma sensação de acordar cansado, mesmo após uma noite de sono aparentemente longa. É importante limitar o consumo de cafeína para promover um descanso adequado e uma manhã mais revigorada.
Alimentação consumida
O nosso estado de energia e disposição podem ser gravemente prejudicados por uma dieta desequilibrada, que consiste principalmente em alimentos processados, ricos em açúcares refinados e gorduras saturadas.
É comum que esses alimentos tenham um alto índice glicêmico, o que significa que produzem picos rápidos de açúcar no sangue seguidos por quedas bruscas, o que resulta em variações no nível de energia ao longo do dia.
Além disso, uma dieta rica em alimentos processados frequentemente ignora nutrientes essenciais como vitaminas, minerais e antioxidantes, que são essenciais para manter níveis adequados de energia e manter o corpo funcionando corretamente.
Portanto, optar por uma dieta equilibrada, rica em alimentos integrais, frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras, pode fornecer ao corpo os nutrientes necessários para uma energia sustentável e uma disposição positiva.
Falta de atividade física
A falta de exercícios regulares não apenas afeta a qualidade do sono, mas também pode aumentar a probabilidade de acordar cansado.
Nosso corpo pode não receber o estímulo necessário para promover um sono reparador e profundo se não nos exercitamos regularmente.
A atividade física regular melhora a eficiência do sono em geral, aumenta a duração do sono profundo e reduz o tempo necessário para adormecer.
Como resultado, a falta de atividade física pode nos fazer sentir menos revigorados e cansados ao acordar.
Atividades físicas regulares podem melhorar a qualidade do sono e combater a fadiga matinal.
Como não acordar cansado: faça higiene do sono
A higiene do sono é a prática que promove um sono saudável e restaurador. Esses hábitos podem ajudar com as dificuldades de pegar no sono e ter um sono profundo.
Aqui estão algumas dicas para melhorar sua higiene do sono e acordar mais revigorado:
- Estabeleça um horário regular de sono, indo para a cama e concordando no mesmo horário todos os dias, inclusive nos finais de semana;
- Crie um ambiente propício ao sono, com um colchão confortável, temperatura agradável e ausência de ruídos;
- Evite estimulantes, como cafeína e nicotina, algumas horas antes de dormir;
- Limite a exposição à luz azul das telas dos dispositivos eletrônicos antes de dormir;
- Pratique técnicas de relaxamento, como meditação ou respiração profunda, antes de deitar.
Leia mais: Falta de energia
Acordar cansado: exercícios podem ajudar
Além de melhorar a qualidade do sono, a prática regular de exercícios físicos também pode ajudar a reduzir a sensação de cansaço ao acordar.
Aqui estão alguns exercícios que podem ser especialmente benéficos para promover um sono mais relaxante e uma manhã mais energizada:
- Yoga: praticar yoga pode ajudar a relaxar a mente e o corpo, preparando-o para um sono mais profundo e restaurador.
- Alongamentos: realizar alguns alongamentos suaves antes de deitar pode aliviar a tensão muscular e promover um sono mais confortável.
- Exercícios aeróbicos: atividades aeróbicas, como caminhada, corrida ou natação, podem ajudar a regular o ciclo de sono e melhorar a sua qualidade.
- Treinamento resistido: incorporar exercícios de fortalecimento muscular em sua rotina de exercícios pode reduzir a sensação de fadiga ao acordar.
Leia mais:
Qual a importância da ginástica para a vida
Conheça a Cia Athletica
Acordar cansado pode ser um sinal de que algo não está certo com sua qualidade de sono ou sua saúde em geral, busque ajuda médica e cultive bons hábitos.
Monte seu treino na Companhia Athletica, gaste energia e comece a dormir melhor!
Aqui temos profissionais capacitados para te auxiliar no movimento correto, para que você treine no seu ritmo e obtenha os melhores resultados.
Além de dezenas de modalidades para que você encaixe no seu estilo de vida.
Potencialize seus resultados. Agende uma visita!