Home DEFINIÇÃO MUSCULAR Comecei a malhar e engordei: saiba por que os ponteiros da balança...

Comecei a malhar e engordei: saiba por que os ponteiros da balança sobem

304304
53
Comecei a malhar e engordei: mulher observando balança.

“Comecei a malhar e engordei”, o que pode ter acontecido? Muitas pessoas se deparam com essa situação após iniciarem uma rotina de treino.

Isso pode acontecer por diferentes motivos, como aumento de massa muscular, retenção de líquido ou superávit calórico. 

Se você está ganhando músculos, significa que seu treino está gerando os resultados esperados.

Mas se você está aumentando seu percentual de gordura, significa que está gastando menos calorias do que consome, isto é, do que seu corpo precisa.

Por isso, antes de abandonar a atividade física por medo de estar engordando, faça uma avaliação detalhada para entender sua composição corporal.

Também é importante reavaliar se a sua dieta está adequada para seu estilo de vida e para seu metabolismo.

Em alguns casos, distúrbios endócrinos podem estar relacionados ao aumento de peso, mas não são os únicos fatores. Portanto, é necessário investigar a origem do problema.

Mas afinal, fazer academia engorda? Para explicar o processo que seu corpo passa ao começar a treinar, preparamos um material completo sobre o assunto.

Não deixe de conferir!

Comecei a malhar e engordei: por que acontece? 

Para eliminar as possibilidades e entender o que está causando a estagnação ou o aumento de peso, é importante realizar uma avaliação de composição corporal.

Essa avaliação, geralmente, é realizada em uma balança de bioimpedância, que consegue medir a quantidade de massa magra, massa gorda, água e ossos.

A balança emite uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo, e cada estrutura oferece uma resistência diferente a ela. Com isso, é possível diferenciar todos os componentes.

Se o seu percentual de gordura aumentou, significa que você está gastando menos calorias ou que está consumindo mais calorias do que seu corpo precisa.

Então, é necessário ou aumentar seu gasto calórico, por meio de uma rotina de atividades físicas mais intensa, ou na adequação da dieta, para que você diminua o consumo calórico, ou ambos.

Contudo, se o percentual de gordura estagnou ou diminuiu, significa que você ganhou massa muscular, o que é ótimo! No entanto, esse resultado não costuma ser imediato.

Se ambos estiverem estagnados, é possível que você esteja retendo líquido, o que também é normal na fase de adaptação aos exercícios.

Além disso, você pode estar sofrendo com distúrbios endócrinos, como o hipertireoidismo, que pode atrapalhar o emagrecimento e a hipertrofia muscular.

O próprio estresse, que é regulado pelo hormônio cortisol, é um fator que dificulta a perda de peso, e pode até mesmo causar o acúmulo de gordura no corpo.

Como avaliar se engordei depois que comecei a malhar?

O ideal é que seu corpo seja composto de um percentual maior de massa magra do que massa gorda, e que esta esteja abaixo de 30%.

Quanto menor for este percentual, mais visível são os músculos sob a pele, ou seja, maior é a definição muscular.

O percentual de gordura masculino ideal é em torno de 16 a 20% e o percentual de gordura feminino fica entre 20 e 24%.

É importante lembrar que a tendência é que o percentual de gordura seja maior conforme o envelhecimento, que ocorre por causa de mudanças hormonais, no metabolismo e no estilo de vida.

Além disso, existem diferenças entre o organismo do homem e da mulher. Em geral, homens possuem uma maior porcentagem de massa muscular e uma menor porcentagem de gordura corporal em comparação com as mulheres.

A facilidade para emagrecer e para ganhar massa muscular ocorre por causa da testosterona, que é um hormônio que promove o crescimento e a regeneração dos músculos.

Quanto à massa muscular, o ideal é que mulheres tenham entre 25% e 35%, enquanto homens devem ter mais de 33%. 

É normal engordar quando começar a malhar?

Muitas pessoas vivenciam essa experiência ao começarem a treinar, principalmente quem realiza exercícios anaeróbicos, que exigem mais força dos músculos e aumentam a massa muscular.

Isso também pode ocorrer porque, com o início de uma atividade física, o organismo pode sentir a necessidade de ingerir mais calorias, ou seja, você sente mais fome.

Com o aumento da ingestão calórica, você pode experienciar um aumento de peso. Mas isso pode ser rapidamente resolvido com o ajuste na sua alimentação.

Tenha sempre em mente que os ponteiros da balança podem subir ainda que você mantenha um plano alimentar equilibrado.

Os resultados são melhores quando você treina simultânea e sistematicamente. Invista em exercícios aeróbicos, combinados com uma série de exercícios de musculação.

O que é massa magra e massa gorda?

Os dois termos se referem à composição do corpo, que envolve gordura, ossos, músculos, órgãos, água, cartilagens, entre outros tecidos.

É fundamental entender a composição corporal e como ela afeta a saúde e a performance física.

Mas o que é massa magra?

É composta não somente por músculos, como também órgãos vitais, ossos, cartilagens, articulações, água, tendões, ligamentos e tecidos conjuntos.

A massa magra é importante porque contribui para o metabolismo basal, ou seja, a quantidade de calorias que seu corpo queima em repouso.

Por outro lado, a massa muscular se refere somente ao peso dos músculos. Aumentá-la por meio da atividade física pode ajudar a melhorar a composição corporal e a saúde geral.

E o que é massa gorda?

Se refere somente ao peso da gordura armazenada no corpo. Ela é composta pela gordura subcutânea e pela gordura visceral.

A primeira é a que fica logo abaixo da pele, que pode ser percebida ao toque e é a que muitas vezes se acumula em áreas como abdômen, quadris e coxas.

A segunda é a que se acumula ao redor dos órgãos internos, como fígado e intestinos. Essa gordura é mais perigosa para a saúde, porque está associada a várias condições, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Embora a gordura tenha sua importância para o organismo, como a proteção dos órgãos e a reserva de energia, o excesso pode levar a problemas de saúde. Por isso, é fundamental manter um equilíbrio entre massa magra e massa gorda.

Leia mais sobre: 

Benefícios da musculação: saiba por que você deve começar já! 

Musculação: aumento de peso é inevitável?

De certa forma, podemos afirmar que sim, a massa muscular é mais densa que a massa gorda, isto significa que os músculos são mais pesados do que a gordura e ocupam um volume menor.

Então, não se preocupe. Se você se olha no espelho e se sente mais fino ou percebe que suas medidas diminuíram porque as roupas estão cada vez mais largas, você emagreceu.

Para você eliminar de vez esse pensamento “Comecei a fazer academia e engordei”, faça um teste bem simples. Compare 1 kg de músculo e 1 kg de gordura. Visualmente, a diferença é surpreendente!

Para quem realiza atividades físicas, principalmente com foco na hipertrofia, o ideal é não se prender aos números da balança. 

Mesmo que o peso tenha estagnado ou até mesmo aumentado, não significa que você está ganhando gordura.

Como ganhar massa muscular se você deseja emagrecer?

Se você estiver seguindo uma dieta balanceada e treinando regularmente, você estará com medidas menores, mas com um peso maior na balança. Então, não se prenda a essa mentalidade de “comecei malhar e engordei”.

Para queimar gordura e construir músculos, é necessário controlar a ingestão de calorias e consumir proteínas magras, como frango, peixe, ovos e leguminosas. 

As proteínas ajudam na recuperação muscular, e os músculos, por sua vez, aceleram o metabolismo, já que exigem mais energia para serem mantidos. 

Isso significa que quanto mais massa muscular você tem, maior é o seu gasto calórico em repouso (taxa metabólica basal).

Isso se refere à quantidade de energia que o corpo necessita para manter suas funções vitais, como respiração, circulação sanguínea e regulação da temperatura.

Quanto maior é a taxa metabólica, maior será a quantidade de calorias que você queimará ao longo do dia, mesmo sem fazer atividades físicas intensas, o que facilita a queima de gordura.

Mas, lembre-se que o peso na balança é apenas um número, e não é o suficiente para dizer se você ganhou ou perdeu gordura.

É melhor trocar a balança tradicional pela fita métrica ou pela balança de bioimpedância. Comparar as medidas e o percentual de gordura e de massa muscular é mais eficiente nesse caso.

Comece a malhar na Cia Athletica!

Quer entender por que você fica com aquela impressão “Comecei a malhar e engordei” e como isso não precisa ser um problema? Na Cia Athletica, você encontra uma estrutura completa para alcançar seus objetivos. 

Com equipamentos modernos e uma equipe de profissionais de educação física altamente qualificada, oferecemos avaliações detalhadas, como o teste de bioimpedância, e treinos personalizados que respeitam seu corpo e seus objetivos. 

Que tal agendar uma visita e descobrir como podemos ajudar a conquistar saúde e definição?

 Vem pra Cia!

53 Comentários

    • Oi Bárbara, o ideal é fazer um teste de composição corporal ou bioimpedância para checar se este peso ganho é massa muscular adquirida ou gordura.
      De posse dos resultados, caso seja massa muscular você pode manter sua rotina atual e se for gordura, recomendamos um acompanhamento nutricional.

  1. ate um tempo eu tava pesando 73,5 comecei a correr e estou com 66,4, agora entrei na academia pra ganhar massa muscular, estou ansioso pelos resultados futuramente, to fazendo 3 vezes por semana, e corrida com ciclismo 1 a 3 vezes por semana
    obs: tenho 1,66 de altura

  2. Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

  3. Boa noite ! Faço academia meu professor colocou um treino abc, com séries de 3×10 de 3×12 3×15 hipertrofia , mais eu viso o emagrecimento . Tem como emagrecer com essas poucas séries .

  4. !!!Muito bom Artigo, estou adorando visitar seu blog, sempre com um conteúdo inovador com muita qualidade,
    já fui bastante gordinha e hoje procuro fazer bastante exercícios, adorei esse post excelente trabalho irei seguir vc Parabéns!!!!

  5. OLÁ TUDO BEM, MEU NOME É MARIANA E GOSTARIA QUE VC REMOVESSE
    O MEU COMENTÁRIO QUE TEM UM LINK DO MEU SITE, “LOTERIA DOS SONHOS”
    MOTIVO QUE O GOOGLE ESTÁ PENALIZANDO O SITE, POR FAVOR PODERIA FAZER ISSO POR MIM,
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

  6. OLÁ TUDO BEM, MEU NOME É MARIANA E GOSTARIA QUE VC REMOVESSE
    O MEU COMENTÁRIO QUE TEM UM LINK DO MEU SITE, “LOTERIA DOS SONHOS”
    MOTIVO QUE O GOOGLE ESTÁ PENALIZANDO O SITE, POR FAVOR PODERIA FAZER ISSO POR MIM,
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO…….

  7. parabéns pelo artigo e muito interessante que as pessoas saibam que existem muitas maneira de perder barriga e com alimentação e uma boa dieta qualquer pesso consegeu perder barriga.
    legal, vou compartilhar com meus amigos!

  8. Aprendi a não me pesar depois dos treinos,chego a ficar 1kg e 600gramas mas pesada.A musculação tornou minha melhor aliada, faço com prazer e não viso perder peso e sim medidas,e fortalecimento muscular e ósseo desde que descobri que tenho artrose aos 36anos.
    Parabéns pelo artigo!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome

Converse conosco