Quem não faz parte do universo fitness, dificilmente tem uma ideia do porquê o fortalecimento do core é importante. Mas assim que iniciam as práticas físicas, passam a entender que essa é uma parte fundamental para qualquer pessoa ter boa postura, equilíbrio e prevenir lesões.

Então, fique neste post e entenda para que serve o core e como fortalecê-lo!

O que é core?

Core significa núcleo, ou seja, é o centro do nosso corpo. É uma área que faz a ligação da parte superior com a inferior, sendo composta pelos abdominais superiores, oblíquos (laterais) e musculatura mais profunda, conhecida como abdome transverso, que fica ao redor do tronco e da pelve. 

Ao todo, são 29 pares de músculos que sustentam completamente a coluna. A importância do fortalecimento do core é que os músculos do core mantêm o alinhamento corporal, geram força e favorecem a base de suporte do corpo.

Como fortalecer o músculo do core?

Muitas pessoas acreditam que o fortalecimento do core só acontece por meio de um treinamento de abdominais. E apesar de definir o abdome, esse não é o único objetivo dos exercícios de core.

Enquanto o treino de abdominais visa basicamente a frente do corpo, os exercícios para fortalecimento do core também têm o foco na parte de trás. Isso porque envolve os músculos da pelve, quadril, abdômen, região lombar, costas e glúteos.

Para obter o fortalecimento do core, muitos exercícios vão exigir posições que estimulam a manutenção do equilíbrio e da estabilidade.

Leia mais: 

Por que fortalecer o core?

Fortalecer o core com atividades físicas adequadas é essencial para proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida. Especialmente nesses tempos, em que uma boa parte das pessoas exerce atividades profissionais em que permanece sentada a maior parte do dia. E, na maioria das vezes, permanecem em uma postura inadequada, que pode enfraquecer o core.                                            

De acordo com fisioterapeuta Roberto Mattar Cepeda, presidente do COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupa­cional), há muitas posições corriqueiras que realizamos durante o dia que também trazem malefícios, que são tão frequentes que nem percebemos, como:

  • Dirigir com o braço totalmente esticado: a posição pode causar infla­mação dos músculos e dos tendões dos ombros;
  • Sentar em cima da perna: pode levar ao encurtamento da musculatura da coxa e cãibras;
  • Assistir televisão deitado de lado no sofá: deixa a coluna torta por causa da diferença de tamanho entre o braço do sofá, que normalmente serve de apoio, e do pescoço;
  • Ler deitado na cama: permanecer com o queixo para a frente, com o pescoço totalmente inclinado para a frente, força a musculatura da região;
  • Apoiar o celular entre o ombro e a orelha: o pescoço inclinado para o lado e a elevação do ombro também causa um sobre-esforço da musculatura.

Então, quando você fortalece esse conjunto de musculatura vai obter benefícios como:

Mais equilíbrio e controle do corpo

Como o núcleo é um sistema de suporte do corpo, o fortalecimento do core proporciona um efeito muito positivo no equilíbrio e no controle dos movimentos, seja na prática de atividades físicas, como a musculação, ou nas tarefas cotidianas, como subir e descer escadas.

Melhora a postura

Quando os músculos do núcleo são bem trabalhados, você passa a ter uma postura mais estável e ereta, seja sentado à mesa ou em pé. Além de beneficiar a parte estética, um core fortalecido evita uma série de problemas físicos. Alguns deles são: dor de cabeça, fadiga, insônia, hérnia de disco, escoliose, lordose, entre outros.

Isso acontece porque a má postura causa uma tensão grande nos músculos, que é um efeito do próprio corpo para conseguir se sustentar. Então, com o fortalecimento do core, você passa a ter uma postura favorável que evita o enfraquecimento da musculatura.

Mais potência na musculatura central e periférica

O core representa a potência do corpo e, embora muitas pessoas pensem que o maior trabalho no movimento é feito pelas extremidades (pernas e braços), a maioria dos movimentos tem no centro do corpo.

Portanto, com o core fortalecido, a potência de força aumenta nos músculos que realizam a sustentação corporal.

Menos dores nas costas

Dores nas costas podem ser um efeito da má postura, devido a um core fraco. Então, construir a força do núcleo vai ajudar a reduzir essas dores e trazer mais equilíbrio à parte detrás do tronco.

Redução dos riscos de lesões

Mesmo que as pessoas não tenham noção, quando estão com a musculatura lombar fraca também ficam muito mais sujeitas às lesões. Isso acontece porque não há suporte ou estabilidade do corpo para a realização de alguns tipos de movimentos, como o levantamento de peso.

Mas não é só a lombar que poderá ser afetada por um core fraco, pode haver lesões também nos quadris, tornozelos, joelhos e até ombros. Por isso, o fortalecimento muscular pode ajudar na redução e até mesmo na recuperação dessas lesões, devido ao ganho de estabilidade, força e equilíbrio.

Mais eficiência nos movimentos

Quando a musculatura dessa região está fortalecida, os movimentos para a maioria das atividades físicas também ficam mais fáceis, porque a musculatura abdominal tem papel dominante em todas as direções.

Exercícios para fortalecer o core

Muitos exercícios são responsáveis pelo fortalecimento do core. O treino funcional e o pilates são algumas das modalidades que você pode optar para fortalecer o core.

Mas quais são os exercícios de fortalecimento do core?

Existem uma série de exercícios que podem ser combinados para fortalecer o conjunto de músculos do core e dar ao treinamento um caráter mais dinâmico. Entre eles, estão:

  • Pranchas isométricas: trabalhar muito a região do core, porque são exercícios que exigem mais equilíbrio e coordenação;
  • Agachamentos: também fortalecem esses músculos, porém é preciso se atentar a postura adequada no momento do exercício;
  • Abdominais e exercícios para o assoalho pélvico: também vão ajudar no fortalecimento do core; 
  • Bolas de pilates: exigem equilíbrio a maior parte do tempo, por isso, também fortalecem a região do core.

Tenha certeza, a partir do momento que você começar praticar exercícios, perceberá a importância do core fortalecido no seu dia a dia e para o próprio treino. 

Venha treinar na Cia e adotar um programa que vai ajudar a ter esse conjunto de músculos esteja sempre bem cuidado.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome