Se você estava esperando por bons motivos para adotar uma vida fitness, vamos mostrar os benefícios para você dar uma guinada na sua rotina e começar a praticar hábitos mais saudáveis.

Depois de ler este artigo, vai aprender como ser uma pessoa fitness e porque deve adotar esse estilo de vida ainda em 2022.

O que é vida fitness?

Fitness é uma palavra em inglês que significa “estar em boa forma física”, mas isso não é tudo. Quem adota uma vida fitness também conquista benefícios em outras áreas da vida.

Ter uma vida fit tem a ver com o cuidado do corpo pela prática de exercícios físicos e com o que uma pessoa fitness come, assim como abandonar maus hábitos, dormir uma boa quantidade de sono por dia e ingerir uma quantidade razoável de água diariamente, de acordo com seu peso.

Além disso, quem quer levar uma vida fitness precisa eliminar o consumo excessivo de álcool, cigarros, açúcar e, claro, drogas. O foco das pessoas fitness não é apenas ficar em boa forma, mas sim priorizar a saúde. O mais importante é entender que não é preciso ter uma rotina restritiva.

Como ser uma pessoa fitness?

A primeira coisa que você deve pensar é na sua meta, onde quer chegar. É  só ganhar condicionamento físico? Pretende perder ou manter seu peso? Quer ganhar definição muscular?

É claro que um dos principais impulsionadores de uma vida saudável é o exercício físico e, para isso, você pode adotar uma vida fit na academia, por exemplo. 

De acordo com as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre atividade física e comportamento sedentário, adultos devem praticar no mínimo de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada ou vigorosa por semana. E crianças e adolescentes devem se exercitar por cerca de 60 minutos por dia.

Há diversas atividades que você pode praticar, como dança, esporte, ginástica, luta, musculação e natação. E dentro delas, ainda há diferentes modalidades. Assim, fica muito mais fácil praticar o exercício que mais te agrada e sentir prazer ao ter uma vida fitness.

Algumas pessoas optam até mesmo por práticas integrativas, como yoga ou meditação. E o melhor de tudo é que essas ações, que vão gerar bem-estar físico e mental, não têm limite de idade. Se quiser, pode começar agora para perceber os benefícios.

Outro ponto interessante é que a interação na vida social é uma das vantagens de ser fitness. Isso porque você passa a frequentar e adotar hábitos de uma comunidade que quer o mesmo que você.

O que pessoas fitness comem?

Calma, você não precisa restringir sua dieta a batata doce, frango e ovos. O cardápio de uma pessoa fitness envolve comer frutas, legumes e verduras, assim como um pouco de carboidrato e gordura boa. 

O ideal é que você vá até um nutricionista para te indicar como deve montar seu prato, com base na sua meta. Após adotar uma alimentação equilibrada, vai perceber que terá muito mais disposição ao longo do seu dia.

Leia também: Como acabar com a celulite

Agora que já viu o que deve fazer para adotar uma vida fitness, conheça os benefícios que as pessoas fitness têm no seu dia a dia:

1. Mais saúde

Os exercícios promovem benefícios para várias partes do corpo, a começar pelo condicionamento físico, que já melhora a capacidade cardíaca e respiratória, além de melhorar a resistência, força, flexibilidade, postura, entre outras coisas.

Além disso, problemas cardíacos e vasculares e doenças como diabetes tipo 2 e hipertensão têm menos chances de aparecer em pessoas fitness. Isso porque as atividades físicas estimulam a circulação sanguínea, impedindo a obstrução dos vasos, e a dieta saudável contém os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo.

2. Controle do peso

Controlar o peso não significa necessariamente perder peso, mas sim alcançar o objetivo que você estabeleceu ao praticar hábitos mais saudáveis.

Se você pretende emagrecer, a prática de exercícios e uma dieta fitness vão te ajudar a queimar uma quantidade maior de calorias. Mas se pretende ganhar massa magra, elas também podem te ajudar a construir e fortalecer seus músculos.

Além disso, a redução do peso também pode evitar o aparecimento de diversas doenças.

Veja também: Comecei a malhar e engordei

3. Diminuição do risco de infecções

Quando você pratica exercícios e adota uma dieta livre de gorduras ruins, o nível dos nutrientes vai aumentar, e assim, também os seus antioxidantes. Com isso, o seu risco de ter alguma infecção será menor.

4. Alívio do estresse

A prática de exercícios físicos, seja qual for, também tem impacto positivo na saúde mental. Ela não só atua no relaxamento da tensão muscular, como também auxilia na produção de um dos hormônios da felicidade, a endorfina.

5. Mais energia

Adotar uma rotina de exercícios, investir em boa alimentação e sono regrado, vão proporcionar mais energia ao corpo para você realizar as tarefas que precisa ao longo do dia.

A combinação de hábitos libera hormônios e substâncias químicas que são boas para o funcionamento dos órgãos e para a melhora da condição cardiorrespiratória e muscular, que é uma das causas do aumento da disposição, da resistência e da força.

6. Conhecer mais pessoas e ter inspiração

Quando você está focado em um objetivo é muito bom saber que outras pessoas estão juntas com você, para que possa se inspirar e dar exemplo. Além disso, pode criar conexões que podem se estender a outros ambientes.

Praticar exercícios em grupo também acaba dando uma força a mais para cumprir o seu propósito e estimulá-lo a obter melhores resultados.

7. Aumento da autoestima e autoconfiança

Ao cuidar melhor da saúde de todo o seu corpo, você passa a ter uma melhora física e, consequentemente, na forma que se enxerga. 

Além disso, quando perceber que atingiu suas primeiras conquistas, terá sua autoestima elevada, porque vai perceber que é capaz de atingir suas metas. Com isso, sua autoconfiança também vai crescer e você vai se sentir seguro ao praticar novos exercícios.

8. Manutenção do cérebro

O estímulo da circulação sanguínea também tem impacto positivo no cérebro, já que o aumento do fluxo melhora a memória, a concentração e a capacidade de reparação celular cerebral. 

9. Melhora no sono

As pessoas fitness precisam de uma boa noite de sono para terem um estilo de vida mais saudável. Mas ter uma vida fitness também melhora a qualidade do sono, o que pode até causar a reversão de alguns quadros de insônia.

Como começar a vida fitness?

Se você quer saber como começar um projeto fitness vamos dar algumas dicas fitness:

  • Defina qual é o seu objetivo;
  • Escolha a atividade física que combinar melhor com os seus objetivos;
  • Coloque a atividade física na sua rotina e pratique com a regularidade necessária;
  • Compre um bom tênis que vai impulsionar seus exercícios e ajudar a absorver impactos;
  • Faça exames médicos para saber como anda o seu condicionamento físico;
  • Faça uma reeducação alimentar;
  • Deixe as tentações de lado e livre-se de alimentos que podem prejudicar a sua alimentação fitness.

Então, entendeu como vale começar a investir em uma vida fitness? Se quer começar, escolha uma aula e agende um treino experimental na Cia.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome