Home EMAGRECIMENTO Como acelerar o metabolismo? 6 dicas importantes

Como acelerar o metabolismo? 6 dicas importantes

422
0
Se você tem dificuldade em emagrecer ou ganhar músculos, já deve ter se perguntado como acelerar o metabolismo. Então, primeiro você deve entender por que isso está acontecendo. Se a causa é emocional ou metabólica. Depois, deve mudar alguns hábitos, que vão te ajudar a acelerar o metabolismo.

Se você não está conseguindo emagrecer, provavelmente é porque ainda não descobriu como acelerar o metabolismo. E não pense que basta comer menos ou fazer atividade física todos os dias da semana. 

Na verdade, o que você precisa fazer é entender quais são as necessidades do seu corpo e programar sua alimentação e o seu treino de acordo. 

É por isso que você não deve acreditar em fórmulas mágicas, que prometem resultados milagrosos em pouco dias e com pouco esforço. Além de não cumprirem com o prometido, você pode acabar prejudicando sua saúde.

Então, como acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido?

Não existe resultado sem comprometimento. Você consegue sim agilizar seu metabolismo, contudo, isso não vai mudar de um dia para o outro, e sim depois de vários e vários dias.

Além disso, você realmente só vai perceber os efeitos no seu corpo depois de algumas semanas. Boa parte dos hábitos que emagrecem estão relacionados com a alimentação e a prática de atividade física regular.

No entanto, após conquistar seu objetivo, você não deve voltar aos velhos hábitos. Isso porque, após algum tempo, seu metabolismo vai voltar ao normal. Além de ganhar todo o peso que perdeu, pode engordar ainda mais alguns quilinhos.

Esse efeito acontece bastante com pessoas que fizeram uma dieta restritiva, por dois fatores:

  • O primeiro é emocional: as pessoas querem comer todo o tipo de alimento não saudável que tiveram que cortar da sua alimentação, para compensar o esforço que fizeram para não comê-los na dieta;
  • O segundo é metabólico: após o período da dieta, o corpo entende que o percentual de gordura, ou seja, o estoque de energia está baixo. Isso acontece porque as dietas restritivas não diminuem a quantidade de células de gordura, apenas reduzem seu tamanho. Por isso, o corpo entende que as reservas estão baixas e precisam se encher logo.

Como acelerar o metabolismo naturalmente?

Como fazer para acelerar o metabolismo? Coma mais proteína Consuma alimentos ricos em carboidratos complexos Insira alimentos termogênicos na sua dieta Tenha uma boa noite de sono Beba bastante água Faça atividade física

Beber bastante água, reduzir consumo de alimentos gordurosos e ter uma boa noite de sono são alguns dos hábitos que você pode adotar para acelerar seu metabolismo e aumentar a queima de gordura corporal. Veja tudo o que você pode fazer:

O que comer para acelerar o metabolismo?

A alimentação é o primeiro ponto que você precisa mudar. Então, o básico todo mundo já conhece. Você deve comer mais frutas, legumes e verduras, para fornecer os nutrientes certos ao corpo.

Mas não pense que comer apenas isso vai te fazer emagrecer, porque esses alimentos têm uma quantidade baixa de carboidrato e proteína. Você deve incluí-los na sua dieta porque fazem bem para a saúde e ajudam a promover a sensação de saciedade.

Portanto, você deve fazer a combinação certa de alimentos para suprir todas as necessidades metabólicas do nosso corpo.

Consumir a quantidade ideal de proteína ajuda a acelerar o metabolismo em até 20% e ainda ajuda a prolongar a sensação de saciedade, o que é importante para diminuir a ingestão de alimentos a toda hora.

Outro fator atribuído à proteína é que ela auxilia o aumento da massa muscular. Quanto maior for a quantidade de músculos no corpo, mais energia o corpo precisa demandar para eles. Dessa forma, o aumento dos músculos ajuda a acelerar o metabolismo e promove o emagrecimento.

Leia mais:

Outro alimento que você deve incluir na sua dieta são os carboidratos complexos, por que prolongam a sensação de saciedade. Isso acontece por causa do seu baixo índice glicêmico que ajuda a emagrecer e, inclusive, ajuda a controlar a vontade de comer doces.

Além disso, as pessoas têm muitas curiosidades a respeito do que comer para emagrecer, por exemplo, como comer gengibre para acelerar o metabolismo, entre outros alimentos. Será que realmente funciona? O chá de gengibre e o chá verde contribuem para acelerar o metabolismo, entre outros alimentos termogênicos, porque ajudam a queimar gordura.

Entre esses alimentos, podemos citar o café, a canela, a pimenta, nozes, óleo de coco, aveia, arroz integral, quinoa, entre outros.

Beber água

Você deve beber a quantidade ideal de água por dia, de acordo com seu peso, para que seu corpo regule as funções metabólicas e também pode provocar a sensação de saciedade. 

Isso acontece porque a região do cérebro que controla a sede também é responsável por regular o apetite. Então, boa parte das vezes que sente que está sentindo fome, na verdade pode ser sede.

Cada pessoa tem uma necessidade diferente, que varia conforme o peso corporal. Então, para saber quanto de água você deve beber por dia, você deve multiplicar seu peso por 35 (ml).

Ter uma boa noite de sono

Seu corpo precisa descansar para regular a produção de hormônios, inclusive dos que são responsáveis por regular o apetite e por controlar a produção de massa muscular.

Aliás, é durante o sono que ocorre a regeneração muscular. Portanto, se você faz alguma atividade física, que seria importante também para te ajudar no emagrecimento, deve respeitar esse período de descanso.

Fazer atividade física regularmente

Claro, a atividade física promove muitos benefícios para quem quer cuidar melhor da sua saúde e para quem está em busca de um corpo esculpido.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), adultos entre 18 e 24 anos devem praticar entre 150 e 300 minutos por semana de exercícios aeróbicos de intensidade moderada ou entre 75 e 150 minutos de atividades vigorosas. 

Além disso, recomenda acrescentar atividades de fortalecimento muscular em dois ou mais dias da semana, que trabalhem os principais grupos musculares.

O ideal é que você distribua os exercícios ao longo da semana para conseguir planejar o dia de repouso de cada grupo muscular, que, como você viu anteriormente, é importante para o aumento da massa muscular.

Então, entre os diversos benefícios que a atividade física promove, o emagrecimento, a definição e a tonificação muscular são os que mais impactam na sua relação com o corpo.

A prática de exercícios estimula a queima de gordura corporal, ajuda a regular a produção de hormônios e promove o crescimento dos músculos. E como você também já viu nesse texto, a massa muscular acelera o metabolismo porque precisa de mais energia.

Apesar de qualquer atividade ser benéfica para o emagrecimento, existem algumas modalidades que promovem a queima de calorias mais intensa do que outras, como o HIIT (High Intensity Interval Training) ou o Orange Zone, que estão disponíveis na Cia Athletica!

Veja mais:

Como saber se o metabolismo é acelerado?

Você está seguindo todas essas dicas e quer saber se o seu metabolismo acelerou? Quem tem o metabolismo acelerado, costuma sentir mais calor, justamente porque o batimento cardíaco é maior. Por isso, tende a suar mais, principalmente, ao realizar atividades físicas.

E, claro, você vai começar a reparar que suas medidas estão diminuindo, apenas com essas mudanças, sem a necessidade de fazer dietas restritivas. O ganho de massa muscular também é outro indício de que seu metabolismo está mais rápido.

Contudo, você deve prestar atenção na perda de peso que ocorre sem motivo aparente,assim como outros sintomas. Isso porque pode indicar que seu metabolismo está super acelerado, o que pode fazer mal para sua saúde.

Como ter o metabolismo acelerado?

Cada pessoa tem um metabolismo diferente, que depende da genética, da composição da estrutura corporal e dos hábitos.

Conforme os anos se passam, a tendência é que o metabolismo fique mais lento. Após os 30 anos, nossa taxa metabólica basal diminui entre 1 e 2% ao ano. Por isso, é mais fácil ganhar peso à medida que envelhecemos. 

Essa taxa representa a quantidade de energia que nosso corpo precisa para manter as funções vitais ao longo de um dia, em repouso. Isto é, conforme o envelhecimento avança, utilizamos menos energia.

E isso acontece porque um processo natural do envelhecimento é a perda de massa muscular. E como você já sabe, os músculos são responsáveis por uma boa parte do consumo de energia do corpo.

Desse modo, quanto menos massa muscular temos, menos energia nosso corpo gasta.

Leia também:

Então, não existe como acelerar o metabolismo depois dos 30? 

Sim, com essas dicas que você viu neste texto. Independente se você já tiver passado dos 40 ou dos 50 anos, vai conseguir acelerar seu metabolismo.

E há como acelerar o metabolismo na menopausa? 

As mulheres, além do fator idade, também têm seu metabolismo reduzido após a queda de produção de estrogênio. Uma das consequências disso é a alteração no microbioma intestinal, que afeta diretamente o metabolismo e a resistência à insulina. 

Esses dois fatores dificultam a perda de peso, que pode ser ainda mais dificultosa se a mulher levar uma vida sedentária.

Por isso, é importante seguir uma dieta balanceada e praticar atividade física regularmente em todas as fases da vida para acelerar o metabolismo.

Como deixar o metabolismo acelerado? Venha para a Cia!

Adotar uma alimentação saudável e praticar atividades físicas são dois hábitos fundamentais para acelerar o metabolismo e emagrecer. E nossa equipe pode te ajudar!

Aqui na Cia Athletica, além de ter à sua disposição diversas modalidades para você praticar todos os dias, disponibilizamos o Programa de Resultados, que você pode participar e escolher o objetivo que deseja para um personal trainer acompanhar o seu desenvolvimento.

Saiba mais sobre o Programa:

Programa de Resultados da Cia Athletica Objetivo - Emagrecimento: Acompanhamento alimentar para aumentar o déficit calórico e, assim, acelerar a perda de peso. Objetivo - Definição muscular e hipertrofia: estimula o ganho de massa magra e perda de massa gorda. O ideal é que seja realizado juntamente a um programa alimentar. Objetivo - Performance: melhora a performance dos exercícios e movimentos para a modalidade de exercício que o aluno deseja realizar. Objetivo - Desenvolvimento motor global: estimula o desenvolvimento de habilidades motoras das crianças. Objetivo - Condicionamento físico e saúde: foca no desenvolvimento da força, resistência e flexibilidade. O ideal é que também seja acompanhado por um programa alimentar. Objetivo - Equilíbrio postural: melhora o foco, a flexibilidade e a força dos músculos, para melhorar o equilíbrio e o sistema respiratório. Também é interessante o acompanhamento de um programa alimentar. Objetivo - Prevenção: prática de exercício de forma terapêutica para o controle ou prevenção de patologias ou redução de sintomas. Pode ser acompanhado por um programa alimentar.

Venha para a Cia Athletica!

Faça uma aula experimental aqui e conheça a unidade mais próxima de você!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome