A ginástica localizada é uma excelente atividade para quem quer entrar em forma. Mas, ao contrário de outras atividades, ela promove uma perda de gordura localizada mais acentuada.
Essa é uma das principais dificuldades, não só de quem quer perder peso, como também de quem busca pela definição muscular.
Então, quer saber mais sobre qual o objetivo da ginástica localizada, exercícios que você pode realizar e seus benefícios? Acompanhe este conteúdo!
O que é ginástica localizada?
A ginástica localizada é uma modalidade de exercícios que trabalha grupos musculares específicos. Os exercícios consistem em realizar diferentes movimentos repetitivos, como flexionar algum membro ou saltar.
Eles podem ser realizados sem o auxílio de equipamentos. Mas essa escolha vai depender do seu objetivo na academia e do plano de treino que o seu professor elaborar para você.
Então, pode ser que você precise utilizar algum aparelho de ginástica localizada para intensificar os resultados, ou facilitar a execução dos exercícios, como uma plataforma abdominal, ou outros acessórios, como halteres.
Conheça os principais equipamentos usados na modalidade:
- Halteres;
- Barras;
- Caneleiras;
- Bastões;
- Faixas elásticas;
- Colchonetes.
Alguns exemplos de ginástica localizada são: agachamento, abdominal lateral, glúteo 4 apoios e abdução de quadril.
Para que serve a ginástica localizada?
Uma única aula de ginástica localizada de 45 minutos pode queimar até 500 calorias, por causa do gasto imenso de energia. Mas não é somente isso que ela faz.
Então, se você ficava na dúvida se a ginástica localizada emagrece… Sim! É uma das atividades que mais promove a queima de calorias por aula.
O objetivo da ginástica localizada é melhorar o condicionamento físico de uma forma geral, assim como flexibilidade e força e resistência muscular. Ela também promove a definição e a tonificação muscular.
Vale lembrar que, apesar de conseguir ter um resultado melhor na queima de gordura em locais mais específicos, os exercícios de ginástica localizada de academia queimam gordura de todo o corpo.
E isso acontece em todas as modalidades. Afinal, nosso organismo vai consumir energia, independente de onde estiver localizada, algumas áreas mais e outras menos.
Mas, de fato, existem algumas áreas que são mais difíceis de perder gordura, como o culote, a pochete na barriga ou as dobrinhas nas costas.
Então, além de realizar uma ginástica aeróbica localizada, por exemplo, você também deve ter uma alimentação balanceada, ter um sono de qualidade, se hidratar corretamente e levar uma vida saudável em geral.
Veja mais:
Quais os benefícios da ginástica localizada?
Além da alta queima de calorias, os exercícios de ginástica localizada para perna, abdômen, costas ou braços melhoram o sistema cardiorrespiratório.
Isso porque o coração e os pulmões precisam trabalhar mais para bombear sangue e levar oxigênio para os músculos, para que consigam realizar os movimentos.
O resultado disso é o fortalecimento desses órgãos, o que os deixam menos suscetíveis a doenças respiratórias e cardíacas.
Mas há outros benefícios na sua qualidade de vida. Por exemplo, como a melhora da concentração e a coordenação motora, não só na execução dos exercícios, como também em outras atividades do cotidiano.
E para você que está em busca de um corpo mais definido, saiba que a ginástica localizada ajuda a perder barriga. Em alguns casos, é possível que a saliência não seja causada pela gordura corporal, mas sim pela musculatura enfraquecida, que também é trabalhada nas aulas.
Leia mais sobre:
Circuito de ginástica localizada
Antes de tudo, é importante ressaltar que os exercícios devem ser realizados com uma pausa entre eles, para que os músculos consigam descansar.
Após realizar cada série, você deve descansar por 40 a 60 segundos antes de iniciar outra série, do mesmo exercício ou de outro.
E, claro, você deve realizar um bom alongamento, antes e depois do seu treino, para preparar os músculos para o esforço que acontecerá e evitar lesões.
Além disso, você deve começar o treino com um aquecimento, como pular corda ou realizar polichinelos. Isso também vai melhorar seu desempenho nos exercícios.
Ginástica localizada: exercícios para membros superiores
A flexão de braços é um exercício clássico que trabalha os músculos do peitoral, os tríceps, os ombros, o abdômen e a lombar.
Para executá-lo, deite-se no chão, com as pernas ligeiramente afastadas e as mãos apoiadas no chão na altura dos ombros. Estique os braços, erguendo o corpo do chão.
A remada curvada pode ser realizada com halteres ou com uma barra, com foco na região dorsal. Você deve flexionar o tronco para a frente e um pouco os joelhos. Puxe o equipamento para perto do corpo, movimentando apenas os braços, e não as costas.
Se preferir, você pode realizar o exercício remada curvada unilateral, para trabalhar um lado do corpo de cada vez.
A elevação frontal fortalece os músculos dos ombros. Fique de pé, com os braços ao lado do corpo. Estenda os braços para a frente, segurando uma barra ou halteres até a altura dos ombros e depois volte à posição original.
Exercícios de ginástica localizada para membros inferiores
O agachamento é um excelente exercício para trabalhar os glúteos, o posterior da coxa, a lombar e o abdômen, de uma única vez. E há diferentes versões para você escolher, como o air squat (tradicional), sumô, com salto, com barra, entre outros.
Leia mais sobre:
Como o próprio nome já indica, a panturrilha em pé trabalha a região póstero-superior das pernas. Para realizar o exercício, você deve ficar em pé e subir os dois calcanhares, mantendo apenas a ponta dos pés no chão.
A abdução de quadril trabalha os músculos da coxa anterior (especificamente o músculo tensor da fáscia lata) e dos glúteos (máximo, médio e mínimo).
Deite-se de lado e mantenha as pernas estendidas. Levante a perna que está por cima o máximo que conseguir e depois desça. Repita esse exercício a quantidade de vezes da sua série e depois troque de lado para exercitar a outra perna.
O exercício afundo trabalha bastante os membros inferiores, além de melhorar a força do abdômen e melhorar a força dos quadris.
Para executá-lo, você deve colocar uma perna à frente da outra e flexionar o joelho da frente até formar um ângulo de 90º, mantendo o tronco ereto. Depois, volte à posição inicial.
Exercícios: ginástica localizada para perder barriga
Russian twist é um tipo de exercício que trabalha os músculos abdominais laterais, para definir a cintura.
Você deve se sentar no chão, com os joelhos levemente dobrados para cima. Segure uma bola ou um kettlebell com as duas mãos e movimente e gire o tronco para um lado conforme encosta o equipamento no chão ao lado do corpo.
Para queimar a gordura na barriga e definir o abdômen, você também pode fazer a bicicleta no ar. Você deve deitar de costas e flexionar os joelhos, mantendo os pés apoiados no chão. Leve um dos joelhos até o peito e depois a outra, uma de cada vez, para simular o movimento de pedalar.
Veja mais sobre:
Ginástica localizada na academia
Agora que você já sabe qual é a definição de ginástica localizada e suas características, que tal fazer uma aula na Cia Athletica e conhecer melhor nossas instalações?
Temos uma estrutura completa, totalmente equipada para te atender e oferecer uma experiência única. Toda nossa equipe é altamente treinada para te oferecer assistência em todo momento que você estiver na academia.
Além disso, há diversos programas de resultados, que vão te ajudar a conquistar seus objetivos mais rápidos, com segurança e da forma correta!