O exercício funcional e a tendência global

Exercício funcional, exercício global, exercício em alças, exercício em cadeias, exercício suspenso, exercício proprioceptivo, core…

Para resumir: atividades  onde o centro controla as extremidades.
A virada do milênio popularizou e massificou a volta dos movimentos rudimentares que desde sempre garantiram a sobrevivência do homem. O Homo erectus  havia recentemente transformado o exercício em algo diferente, para ser executado aos pedaços, sentado, deitado, com maior conforto.

Ciclos de atividades

Você já notou que as tendências que colocam em evidência determinadas modalidades  no setor de fitness ocorrem em ciclos de aproximadamente dez anos?
Nos anos 80, houve o destaque absoluto para a ginástica aeróbica. Nos anos 90, o step ocupou este lugar. Na primeira década de 2000, reinou absoluto o spinning e agora, mais forte, a corrida.
Permaneceu a característica do treino aeróbio intenso como um grande consumidor de energia e de gordura, através do exercício global e ao mesmo tempo funcional. Modificaram-se apenas as estratégias.
Na contramão das tendências mais temporárias, notamos uma certa perenidade em modalidades que priorizam o condicionamento físico:

  • ginástica localizada,
  • abdominais,
  • alongamento,
  • equilíbrio, como, por exemplo, a yoga que também tem a funcionalidade como característica.
Exercício funcional
Exercício funcional

Exercício funcional

A proposta do exercício funcional é aprimorar a eficiência do movimento humano para atividades do cotidiano e controlar o sistema do músculo esquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecido pelos treinamentos convencionais.
Nas últimas décadas o conhecimento aplicado e fracionado em articulações e músculos preconizou o exercício segmentado e maximizado em sua carga para a construção de fibras musculares maiores, mais fortes e mais potentes.
Hoje o mundo inteiro fala de técnicas de exercícios que, em sua essência, voltam à base de tudo o que se relaciona com a natureza do movimento.
Afinal, de que vale a força  sem a resistência ou a potência? De que vale uma grande massa muscular sem equilíbrio ou agilidade?  De que vale um corpo lindo com os movimentos limitados pela baixa flexibilidade ou pouca coordenação?
O fato é que o exercício funcional sempre esteve presente, sob as mais diversas roupagens e nunca esteve tão na moda como hoje.
Acesse o site Cia Athletica para conhecer as modalidades funcionais oferecidas por nossas unidades e venha treinar com a gente:


 
 
 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome