Nova aula da Cia Athletica traz o treinamento funcional para as piscinas.

Natação e treinamento funcional: conheça mais sobre a aula de Cross Swim!

Pesquisa recente desenvolvida pelo American College of Sports Medicine aponta os exercícios utilizando o peso corporal, treinos intervalados de alta intensidade e treinamento de força como as quatro maiores tendências mundiais de fitness.

Cross Swim

A Cia Athletica reuniu todas essas tendências e desenvolveu a Cross Swim. É uma aula coletiva especialmente desenhada para promover emagrecimento e melhorar sua aptidão aeróbia com um conceito moderno e inovador.
A aula Cross Swim desenvolve a resistência, potência e força muscular, tudo isto com um enorme emagrecimento e ganho de força.
A aula acontece em um ambiente totalmente desenhado para estimulá-lo a dar o seu melhor com professores extremamente talentosos e motivados:

  • piscina de 25m,
  • 4 estações funcionais,
  • fita para treino em suspensão,
  • bola de medicine ball,
  • step e colchonete .

Alta intensidade

Na aula  de Cross Swim, os alunos devem alcançar e permanecer na zona laranja de intensidade por 12 a 20 minutos.

Natação e treinamento funcional:Cross Swim!
Natação e treinamento funcional:Cross Swim!

Essa zona de treinamento, compreendida entre 84% e 91% da frequência cardíaca máxima indica o momento do limiar.  Neste ponto, o praticante passa a utilizar predominantemente o glicogênio como fonte de energia, depletando os seus estoques musculares.

 
 
 
 
 
 
Depois do treino, o organismo precisa repor estes estoques e parte da energia necessária para esta reposição vem da gordura corporal.  É o efeito conhecido como EPOC (excess post exercise oxigen consumpsion), que pode durar até 48 horas.
“O treino intenso proporciona um grande consumo calórico (500 a 800 kcal/hora). Também gera o aumento das enzimas e hormônios que facilitam metabolicamente a mobilização da gordura”, explica Monica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.
As aulas são preparadas para pessoas a partir de 15 anos para qualquer nível de condicionamento e experiência com fitness. Pessoas que estão iniciando ou aquelas que possuem uma alta performance  são bem vindas na nossa sala.

Natação e treinamento funcional

A aula tem duração de 45 minutos e todo dia a aula é diferente.
O treinamento cardiovascular  é sempre intervalado para permitir maior intensidade.
A aula tem duração de 20 a 25 minutos e é realizada na piscina, principalmente  utilizando o nado CRAWL.
Para aqueles que não dominam este nado, disponibilizamos coletes flutuantes para realizar a atividade na piscina se deslocando correndo e/ou caminhando.
O restante da aula é composto por exercícios funcionais globais (que movimentam vários grupamentos musculares simultaneamente) com a utilização de equipamentos variados, como:

  • fita de treinamento suspenso do tipo TRX,
  • step,
  • bola de medicineball
  • colchonetes.

O objetivo destes exercícios é fortalecer os grandes grupamentos musculares, assim como os músculos mais internos (posturais, estabilizadores) do corpo.
 

 
 
 
 
 
 
 
 

5 Comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome