Será que o pilates emagrece mesmo? Há muitas opções de atividades físicas que podem promover um alto gasto calórico e, por consequência, uma grande perda de peso.
O pilates é um método de treinamento de construção e fortalecimento muscular. Portanto, é mais indicado para quem quer definir os músculos, sem ter um grande crescimento, ou para quem não pode ou não quer realizar atividades de alto impacto.
Os exercícios de pilates estimulam o aumento da consciência corporal e da conexão do corpo com a mente, o que melhora significamente o bem-estar. Enfim, se você quer descobrir se o pilates ajuda a emagrecer.
Como emagrecer com pilates?
Antes de tudo, você precisa ter em mente que nenhuma atividade física consegue fazer milagres na sua saúde. Fazer pilates emagrece sim, mas é preciso que você mude seu estilo de vida.
Se você é uma pessoa sedentária, que não tem bons hábitos alimentares, se hidrata pouco ou não tem uma boa noite de sono, não vai conseguir emagrecer com saúde e melhorar sua qualidade de vida.
Então, o pilates ajuda a emagrecer apenas se você cuidar desses outros aspectos da sua saúde. Com uma dieta com déficit calórico e equilibrada, seu corpo vai armazenar menos gordura e queimar as calorias.
Além disso, o aumento da massa muscular acelera o metabolismo, já que os músculos precisam de mais energia para trabalhar.
Pilates emagrece quantos quilos?
O pilates para emagrecer é muito bom, porque uma aula de 1 hora pode queimar uma média de 300 calorias, dependendo da intensidade dos exercícios e do organismo de cada pessoa.
O pilates emagrece e define o corpo quando você deixa de consumir ou gasta 500 calorias no seu dia.
Dessa forma, levando em consideração a média de gasto calórico da aula de pilates, você deve ou complementar sua rotina de treino com outra atividade ou aumentar o déficit calórico na dieta.
Assim, você conseguirá perder meio quilo em uma semana com exercícios de pilates para emagrecer.
Mas, para isso, você precisa saber qual é sua Taxa Metabólica Basal (TMB), que é a quantidade de energia (calorias) que seu corpo precisa para se manter vivo no período de 24 horas, e o gasto energético de todas as atividades do seu dia.
Se a TMB é de 1470, por exemplo, e você gasta 350 calorias por dia, contando atividade física e sua rotina, seu gasto total é de 1.820 kcal. Isso significa que você deve ingerir apenas 1320 calorias por dia.
E nos dias que você não pratica nenhum exercício, deve consumir menos calorias na alimentação, porque não terá o gasto energético da atividade física que costuma praticar.
Veja mais:
Pilates emagrece em quanto tempo?
Como você viu acima, é possível perder meio quilo de gordura por semana. Mas pode aumentar a perda para 1 kg, se você aumentar seu gasto energético para 1.000 calorias diárias.
Lembrando que a recomendação é que o consumo não fique abaixo de 1200 calorias diárias. Dietas restritivas que ficam entre 800 e 1200 kcal devem ser acompanhadas por um nutricionista, porque podem provocar diversos efeitos negativos na saúde.
Para descobrir qual é sua Taxa Metabólica, você pode fazer uma avaliação na balança de bioimpedância, que confere o funcionamento do organismo e a composição corporal, como TMB, Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura, entre outros.
Benefícios da aula de pilates: emagrece, define e fortalece!
Se você quer fazer pilates para emagrecer, também vai obter muitos outros benefícios na sua saúde. Até porque, o objetivo principal do pilates não é o emagrecimento, mas sim promover o equilíbrio muscular e mental.
Veja abaixo todos os outros benefícios do pilates:
Melhora a concentração e a respiração
Os exercícios de pilates para emagrecer trabalham bastante movimentos respiratórios, o que melhora a absorção de oxigênio. Então, além de melhorar o funcionamento do cérebro, melhora a capacidade dos pulmões.
Por consequência, também diminui níveis de estresse e ansiedade, o que melhora a saúde mental.
Diminui dores no corpo
A base do pilates são exercícios de alongamento e força, o que ajuda os músculos a se recuperarem de lesões. Da mesma forma, auxilia na prevenção de lesões musculares e articulares.
Fortalece os músculos e melhora flexibilidade
O alongamento, a amplitude e a repetição dos exercícios melhoram a flexibilidade e também fortalecem as articulações. Os músculos também são beneficiados, porque o pilates melhora a resistência e o fortalecimento muscular.
Ajuda na prevenção da osteoporose
A prática da atividade física estimula a produção de células que constroem tecido ósseo. Portanto, além de prevenir contra o desenvolvimento da osteoporose, também pode ajudar no tratamento.
Corrige a postura
O aumento da consciência corporal e o fortalecimento muscular e ósseo impactam diretamente na postura, porque podem corrigir pequenos desvios e maus hábitos posturais.
Também é possível ver uma melhora na coordenação motora, por causa do fortalecimento da musculatura.
Leia também:
Como emagrecer fazendo pilates?
Na Cia Athletica, uma das diversas modalidades que oferecemos é o pilates. Nas unidades da academia pelo Brasil, você encontra salas de pilates planejadas, equipadas com os mais variados aparelhos e acessórios para a prática.
Então, que tal fazer uma aula na Cia mais próxima de você? A aula experimental é gratuita e está disponível em todas as unidades.